Empregabilidade em Portugal
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 19 ago 2014, 16:34
Empregabilidade em Portugal
Boa tarde a todos! Sendo este o meu primeiro tópico, gostava de "desabafar" um pouco sobre a situação do país a nível de empregabilidade e assim encontrar algumas opiniões de pessoas que já tenham passado pelo mesmo que eu.
Antes de mais, eu sou recém-licenciado em engenharia eletrotécnica e, como qualquer recém-licenciado, estou a procurar trabalho na área que tantas pestanas já me queimou. Só que passaram quase 3 meses desde a data de conclusão do curso e até agora nada, e digo isto desta forma porque já mandei uns 70 currículos e apenas fui contactado por duas empresas da área e por outra de trabalho temporário. Não tenho respondido a anúncios apenas para engenheiros eletrotécnicos mas também para técnico das mais variadas coisas (instalador de paineis solares, manutenção...). Que me desculpe a ignorância a quem achar isto "normal" face à situação do país mas eu apenas gostava de compreender se estou a exagerar ou é de facto normal isto acontecer. Eu infelizmente não posso fazer estágio profissional porque estive envolvido noutro projeto (um projeto do ProDeR de jovem agricultor) e isso não ajuda muito, também já pensei tentar a inscrição na ordem para de certa forma encontrar um estágio e depois poder fazer alguns projetos eletrotécnicos e claro, estou quase a desistir e a procurar trabalho na primeira coisa que apareça e assim juntar dinheiro para fazer algumas formações extra... Neste momento começo a sentir-me um pouco frustrado e sem saber o que fazer!
Agradeço desde já a quem queira partilhar as suas opiniões!
Antes de mais, eu sou recém-licenciado em engenharia eletrotécnica e, como qualquer recém-licenciado, estou a procurar trabalho na área que tantas pestanas já me queimou. Só que passaram quase 3 meses desde a data de conclusão do curso e até agora nada, e digo isto desta forma porque já mandei uns 70 currículos e apenas fui contactado por duas empresas da área e por outra de trabalho temporário. Não tenho respondido a anúncios apenas para engenheiros eletrotécnicos mas também para técnico das mais variadas coisas (instalador de paineis solares, manutenção...). Que me desculpe a ignorância a quem achar isto "normal" face à situação do país mas eu apenas gostava de compreender se estou a exagerar ou é de facto normal isto acontecer. Eu infelizmente não posso fazer estágio profissional porque estive envolvido noutro projeto (um projeto do ProDeR de jovem agricultor) e isso não ajuda muito, também já pensei tentar a inscrição na ordem para de certa forma encontrar um estágio e depois poder fazer alguns projetos eletrotécnicos e claro, estou quase a desistir e a procurar trabalho na primeira coisa que apareça e assim juntar dinheiro para fazer algumas formações extra... Neste momento começo a sentir-me um pouco frustrado e sem saber o que fazer!
Agradeço desde já a quem queira partilhar as suas opiniões!
J. Pedro Correia
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Re: Empregabilidade em Portugal
Boas
Pois é, a falta de obras deixa muitos bons profissionais nesta situação.
Mas nada de desisperar, melhores dias virão, agora não se sabe é quando.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Boa noite.
JPedroCorreia, isso que se está a passar consigo é tudo normal. Tem razão numa coisa, não poder fazer estágio é capaz de ser um grande entrave à colocação no mercado de trabalho, principalmente nos dias que correm. Mas vá ao centro de emprego da sua área, e informe-se sobre alternativas ao estágio normal, como a medida estimulo ou outras que possam haver.
As empresas agora andam todas atrás de mão de obra barata, e essas medidas ajudam. Mas não é mau para quem ainda nunca esteve a trabalhar na área.
Mas "não se preocupe" pois tudo isso é normal. E quando começar a pensar que está a fugir aos parâmetros da normalidade, está enganado...continua a ser normal. Principalmente nos dias de hoje.
Palavras não servem de nada (sei bem o que isso é), mas força ai, aguente-se.
JPedroCorreia, isso que se está a passar consigo é tudo normal. Tem razão numa coisa, não poder fazer estágio é capaz de ser um grande entrave à colocação no mercado de trabalho, principalmente nos dias que correm. Mas vá ao centro de emprego da sua área, e informe-se sobre alternativas ao estágio normal, como a medida estimulo ou outras que possam haver.
As empresas agora andam todas atrás de mão de obra barata, e essas medidas ajudam. Mas não é mau para quem ainda nunca esteve a trabalhar na área.
Mas "não se preocupe" pois tudo isso é normal. E quando começar a pensar que está a fugir aos parâmetros da normalidade, está enganado...continua a ser normal. Principalmente nos dias de hoje.
-
Caro rainbow obrigado pela dica e também pela força!rainbow Escreveu:Boa noite.

J. Pedro Correia
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Uma coisa é verdade, o mercado está saturado de quadros superiores. Quadros médios e inferiores ainda existe lugar, mas não espere milagres financeiros nestes escalões...
Melhores dias virão e não desista. Continue a lutar.
-
Eu não estou a espera de ordenados de encher os bolsos, muito pelo contrario, só queria uma oportunidade de modo a ganhar experiência profissional.. Mas isto está mau para todos infelizmente. obrigado pela força!nelmindo Escreveu:Uma coisa é verdade, o mercado está saturado de quadros superiores. Quadros médios e inferiores ainda existe lugar, mas não espere milagres financeiros nestes escalões...
J. Pedro Correia
-
pois a situação actual não é das melhores mas a expressão "melhores dias virão" já é dita há algum tempo e não podemos esperar sentados por esses diasENERGY Escreveu:Boas

J. Pedro Correia
-
- Team Apoio
Boas
Pois é, a crise vai durar mais de uma dezena de anos, e vai continuar todos os dias a fechar-se a porta de empresas, e todos os dias vai haver mais desempregados.
De tal forma que existem alguns Engºs a ganhar pouco mais que o ordenado minimo.
Pois é, a crise vai durar mais de uma dezena de anos, e vai continuar todos os dias a fechar-se a porta de empresas, e todos os dias vai haver mais desempregados.
De tal forma que existem alguns Engºs a ganhar pouco mais que o ordenado minimo.
JPedroCorreia Escreveu:pois a situação actual não é das melhores mas a expressão "melhores dias virão" já é dita há algum tempo e não podemos esperar sentados por esses diasENERGY Escreveu:Boas
Cpts.
Energy
Energy
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Vivam.
Pode sempre tentar o mercado de trabalho fora de Pt.
Tente saber se existem as já tão famosas feiras de trabalho, nas proximidades da sua localidade...
Muitas empresas estrangeiras vão a Pt contratar mão de obra qualificada, algumas nem pedem experiência profissional.
Cps
A. Castro
Tente saber se existem as já tão famosas feiras de trabalho, nas proximidades da sua localidade...
Muitas empresas estrangeiras vão a Pt contratar mão de obra qualificada, algumas nem pedem experiência profissional.
Cps
A. Castro
-
CF,Lda Escreveu:Vivam.
Cps
A. Castro
Obrigado pela dica!

J. Pedro Correia
Tambem penso que a melhor opçao seria virar se para o estrangeiro onde ainda existem muitas oportunidades, mas nao espere que seja muito mais facil que em PT, há que lutar
e boa sorte 

-
- Team Apoio
Boas
Pois é, mas virar-se para o estrangeiro ser tem experiência profissional, é muito dificil obter colocação, e um grande risco pessoal.
Alguns Engenheiros das várias especialidfades da construção civil, e com bastante experiência profissional, demoram anos a serem colocados no estrangeiro, e passam os dias a enviar currículos para tudo quanto é sitio.
Mas claro há que não desistir, e ter a esperança que o dia seguinte nos traga algo de melhor, e se consiga ver uma lusinha de esperança no fundo do tunél.
Pois é, mas virar-se para o estrangeiro ser tem experiência profissional, é muito dificil obter colocação, e um grande risco pessoal.
Alguns Engenheiros das várias especialidfades da construção civil, e com bastante experiência profissional, demoram anos a serem colocados no estrangeiro, e passam os dias a enviar currículos para tudo quanto é sitio.
Mas claro há que não desistir, e ter a esperança que o dia seguinte nos traga algo de melhor, e se consiga ver uma lusinha de esperança no fundo do tunél.
davidf Escreveu:Tambem penso que a melhor opçao seria virar se para o estrangeiro onde ainda existem muitas oportunidades, mas nao espere que seja muito mais facil que em PT, há que lutare boa sorte
Cpts.
Energy
Energy
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
Num dos posts eu já tinha indicado, algumas das engenharias internacionais, para onde deveriam de enviar CVs.
Por exemplo ainda há bem pouco tempo as Técnicas Reunidas estavam a pedir 400 engenheiros.
Outras estão a pedir engenheiros para plataformas off-shore.
A experiencia ganha-se no terreno a levar "pancada" e a tentar aprender sempre o mais possível. Passa-te muita documentação pela frente que te pode ser útil para o futuro.
O inglês (pelo menos) tem de estar num nível alto, pois as reuniões, projeto, construção, procurement e comissionamento, é tudo nesse idioma.
Por exemplo ainda há bem pouco tempo as Técnicas Reunidas estavam a pedir 400 engenheiros.
Outras estão a pedir engenheiros para plataformas off-shore.
A experiencia ganha-se no terreno a levar "pancada" e a tentar aprender sempre o mais possível. Passa-te muita documentação pela frente que te pode ser útil para o futuro.
O inglês (pelo menos) tem de estar num nível alto, pois as reuniões, projeto, construção, procurement e comissionamento, é tudo nesse idioma.
Um dos grandes problemas hoje em dia, é que as empresas já querem pessoas que ja saibam trabalhar no que eles querem...e não querem meter pessoal novo para aprender, isso para eles é perder tempo ao "ensinar" novas pessoas..só mesmo quando quando se torna extremamente necessario é se não ouver mais ng é que metem uma pessoa nova..e mesmo assim quase que te largam para aprenderes sozinho e tens que saber para ontem!!!
É o nosso país no momento!!!!
-
kickbut Escreveu:Um dos grandes problemas hoje em dia, é que as empresas já querem pessoas que ja saibam trabalhar no que eles querem...e não querem meter pessoal novo para aprender, isso para eles é perder tempo ao "ensinar" novas pessoas..só mesmo quando quando se torna extremamente necessario é se não ouver mais ng é que metem uma pessoa nova..e mesmo assim quase que te largam para aprenderes sozinho e tens que saber para ontem!!!
Esse é o principal problema, para mim... É que ninguém consegue ganhar experiência sem trabalhar, se não existe ninguém a dar oportunidade a quem quer começar, a coisa fica extremamente complicada
J. Pedro Correia