Quanto consome este Armário frigorifico??

amac
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 17 mar 2008, 19:38

Quanto consome este Armário frigorifico??

Mensagem por amac »

Boa tarde! Sou novo neste forum. Tenho alguns conhecimentos básicos de electrónica, e tenho também um estabelecimento comercial, no qual tenho arcas congeladoras, iluminação etc... Neste momento estou a realizar um estudo para melhorar a eficiência energética do estabelecimento. Tenho lá um armário frigorifico onde tenho os iogurtes, queijos etc, este armário já um pouco antigo, não traz ou perdeu a etiqueta de identificação energética e não traz qualquer referência, tem dois motores e todo o equipamento respeitante a um frigorifico. A minha pergunta é se é possivel saber qual o consumo energéticio deste equipamento. Apenas possuo um multimetro... Obrigado!
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: Quanto consome este Armário frigorifico??

Mensagem por Duzia12 »

Olá

È difcil saber o consumo pq ele liga e desliga várias vezes por dia, além disso podias ter um consumo médio ligando-o somente e contando o número de voltas do contador e ver o tempo gasto, se souberes a constante do contador depressa consegues calcular o consumo, embora com um homimetro podias ver os A se não for superior a 10A, mas são KVA e Não KW há ainda o cosseno de fi.

Mas a opção do contador é válida

Contante do Contardor em nº de rotações/KWh

KW= Constante do contador/(nº de rotaçõesx tempo em horas)

Um abraço
amac
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por amac »

Duzia12 Escreveu:Olá

È difcil saber o consumo pq ele liga e desliga várias vezes por dia, além disso podias ter um consumo médio ligando-o somente e contando o número de voltas do contador e ver o tempo gasto, se souberes a constante do contador depressa consegues calcular o consumo, embora com um homimetro podias ver os A se não for superior a 10A, mas são KVA e Não KW há ainda o cosseno de fi.

Mas a opção do contador é válida

Contante do Contardor em nº de rotações/KWh

KW= Constante do contador/(nº de rotaçõesx tempo em horas)

Um abraço

O problema é que não posso desligar os outros equipamentos pois estão em utilizaçao. Mas Obrigado na mesma pela ajuda!
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Ok
amac
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por amac »

Duzia12 Escreveu:Ok
Fiquei com uma dúvida em relação à resposta que me envias-te. Eu tenho um amperimetro com pinça amperimétrica se eu o colocar a medir a corrente não conseguirei saber o consumo? Pois P=U*I e E=P*t, presisarei eu de cos de fi??? é uma instalação de baixa tensão.... Obrigado
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

amac Escreveu:
Fiquei com uma dúvida em relação à resposta que me envias-te. Eu tenho um amperimetro com pinça amperimétrica se eu o colocar a medir a corrente não conseguirei saber o consumo? Pois P=U*I e E=P*t, presisarei eu de cos de fi??? é uma instalação de baixa tensão.... Obrigado

Com a pinça consegues medir os A, mas deves multilicar pelo cosseno de fi 0,7 a 0,85 P=raiz de 3 x U x I Cosseno de fi ou Seja P=raiz de 3 x400 x I x cosesno fi--- P=0,692xI x cosseno de fi --------W=Pxt o problema esta em saber o tempo de ligacao em horas dad ligar e desligar automático, tenta fazer uma estimativa, mas tambem depende da temperatura exterior, é um pouco complicado
amac
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por amac »

Duzia12 Escreveu:
amac Escreveu:

Com a pinça consegues medir os A, mas deves multilicar pelo cosseno de fi 0,7 a 0,85 P=raiz de 3 x U x I Cosseno de fi ou Seja P=raiz de 3 x400 x I x cosesno fi--- P=0,692xI x cosseno de fi --------W=Pxt o problema esta em saber o tempo de ligacao em horas dad ligar e desligar automático, tenta fazer uma estimativa, mas tambem depende da temperatura exterior, é um pouco complicado
Fiz uma pesquisa e a formula que me indica P=raiz 3 *U*I *cos fi, esta formula é para sistemas trifásicos. Certo?? O meu é um sistema monofásico..
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

P=230 x I x cosseno fi ---em W para KW dividir por 1000 ----- E=Px t (tempo)---- em KWH

E como estimas o tempo de ligação do equipamento???
kyn
Curioso
Curioso
Registado: 24 mar 2008, 18:14

Mensagem por kyn »

Ola
Podias explicar melhor a parte dos outros equipamentos estarem ligados em simultaneo???
Dijuntor desse circuito tera certamente a amperagem máxima ai tens um ponto de referencia....Gostava de te ajudar....
A pinça amperimetrica é das melhores opçoes para poderes saber o consumo.....nao estou a perceber bem a parte do simultaneo mas tira-o para outro circuito onde esteja sozinho.... sera mais facil de medir.... :wink: se é antigo deve ter um consumo de 8/9 A no máximo.
Abraço
amac
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por amac »

kyn Escreveu:Ola
Podias explicar melhor a parte dos outros equipamentos estarem ligados em simultaneo???
Dijuntor desse circuito tera certamente a amperagem máxima ai tens um ponto de referencia....Gostava de te ajudar....
A pinça amperimetrica é das melhores opçoes para poderes saber o consumo.....nao estou a perceber bem a parte do simultaneo mas tira-o para outro circuito onde esteja sozinho.... sera mais facil de medir.... :wink: se é antigo deve ter um consumo de 8/9 A no máximo.
Abraço
Quando falei outros equipamentos em simultâneo estava-me a referir a outros equipamentos que estão a trabalhar ao mesmo tempo como arcas, sistema de vigilância etc. Mas penso ter resolvido o problema pois existem uns aparelhos à venda no aki que fazem a medição de consumos de energia. Amanhã vou lá passar para ver qual a potência máxima que aguentam e se satisfazem as minhas necessidades. Envio em anexo a foto do equipamento.
Anexos
medidor de consumo eléctrico
medidor de consumo eléctrico
medidor.jpg (136.11 KiB) Visto 1831 vezes
kyn
Curioso
Curioso

Mensagem por kyn »

oi
Esse medidor de consumo ou a pinça amperimetrica é o mesmo, vão medir o consumo....so te te der registo das leituras
Em relação aos equipamentos estarem ligados em simultaneo tens de ter um bom dijuntor..(nem só)...Sinceramente nao aconselho a sobcarregar esse circuito dessa forma...(depende do que tens no quadro etc..), se conseguires liga o armário sózinho num outro circuito e depois medir, teras valores mais correctos para te orientar.......mas mesmo assim não iras saber quantas vezes vai disparar por dia e qual o consumo dele diario ficas apenas a saber o pico de arranque e quando consome em cada pico + algum consumo constante ;ele dispara pela "perda" de frio no seu interior..(corrige a temperatura para a qual esta regulada).....ou vez no contador quantas voltas da numa hora só com ele ligado...tbem uma hora para as arcas e outras coisas que possas ter nao fara far mal estar esse tempo desligados.............. :twisted: :twisted:
Abraço
amac
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por amac »

kyn Escreveu:oi
Esse medidor de consumo ou a pinça amperimetrica é o mesmo, vão medir o consumo....so te te der registo das leituras
Em relação aos equipamentos estarem ligados em simultaneo tens de ter um bom dijuntor..(nem só)...Sinceramente nao aconselho a sobcarregar esse circuito dessa forma...(depende do que tens no quadro etc..), se conseguires liga o armário sózinho num outro circuito e depois medir, teras valores mais correctos para te orientar.......mas mesmo assim não iras saber quantas vezes vai disparar por dia e qual o consumo dele diario ficas apenas a saber o pico de arranque e quando consome em cada pico + algum consumo constante ;ele dispara pela "perda" de frio no seu interior..(corrige a temperatura para a qual esta regulada).....ou vez no contador quantas voltas da numa hora só com ele ligado...tbem uma hora para as arcas e outras coisas que possas ter nao fara far mal estar esse tempo desligados.............. :twisted: :twisted:
Abraço
Mais uma vez obrigado! Acabei de comprar o aparelho que lhes falei e é mais util que eu pensava, para além da potência, dá-me a amperagem, a voltagem e faz a contagem da energia durante um tempo determinado, e definindo o preço do KWh que pago à rede é possivel saber o custo da energia gasta pelo equipamento medido. Abraço
kyn
Curioso
Curioso

Mensagem por kyn »

Boas...
Não conhecia, afinal até é útil....Depois quando souberes os valores diz só por curiosidade....
Abraço
amac
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por amac »

kyn Escreveu:Boas...
Não conhecia, afinal até é útil....Depois quando souberes os valores diz só por curiosidade....
Abraço
O aparelho custou 26 euros, quanto ao aparelho gastou durante um dia 8.4 kw. Atungiu como corrente máxima 8.5 A. Cumprimentos!
kyn
Curioso
Curioso

Mensagem por kyn »

boas!!!
Afinal tinha uma ideia acertada quando disse 8/9 A....
Obrigada pela atençao.....Qualquer coisa estou por aqui...
Abraço
Bloqueado

Voltar para “Problemas Elétricos”