construção de vivenda

Responder
cris1990
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 09 abr 2014, 01:47

construção de vivenda

Mensagem por cris1990 »

OLá muito boa noite sou cristiano sou electricista e sou certificado pela dgeg mas a experiência e pouca pois sempre trabalhei por conta de outros e nunca me envolvi muito o meu problema é o seguinte fui convidado a fazer uma vivenda de raiz mas dado que nunca tratei da parte burocrática não sei por onde começar agradecia se me poderem ajudar
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: construção de vivenda

Mensagem por parreirajoao »

Comece por aqui:

http://www.certiel.pt/web/certiel/perguntas-frequentes1

E caso surjam duvidas informe-nos.
cris1990 Escreveu:OLá muito boa noite sou cristiano sou electricista e sou certificado pela dgeg mas a experiência e pouca pois sempre trabalhei por conta de outros e nunca me envolvi muito o meu problema é o seguinte fui convidado a fazer uma vivenda de raiz mas dado que nunca tratei da parte burocrática não sei por onde começar agradecia se me poderem ajudar
cris1990
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por cris1990 »

Muito obrigado pela ajuda mas como faço chego a EDP peço uma baixada de obra para realizar as obras mas é preciso levar alguns decumentos tipo licença de construção coisas assim eu não sei pois quando trabalhava por conta de outros só chegava a obra fazia o trabalho e mais nada onde eu trabalhava o senhor ficou a dever algum dinheiro por isso sai e agora tenho feito trabalhos por conta própria mas obra nova e a 1° e depois tenho me tentado aconselhar com profissionais que encontro nos armazéns e eles não sei porque recusam-se a ajudar-me dizem que é mais fácil dar a obra a eles e eu vou acompanhando os passos de fora mas quem me deu esta obra já disse que ah mais 3 a fazer e depois o outro também ficaria com as outras já propôs a um colega fazermos juntos e ganhavamos os 2 assim eu aprendia as partes burocráticas via tudo o que englobava o orçamento numa obra nova e ambos ganhava-mos dinheiro até prepos ele ficar com uma comissão maior mesmo assim eles recusam dizem ou das as obras ou nada feito muito obrigado
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas
cris1990 Escreveu:Muito obrigado pela ajuda mas como faço chego a EDP peço uma baixada de obra para realizar as obras mas é preciso levar alguns decumentos tipo licença de construção coisas assim eu não sei pois quando trabalhava por conta de outros só chegava a obra fazia o trabalho e mais nada onde eu trabalhava o senhor ficou a dever algum dinheiro por isso sai e agora tenho feito trabalhos por conta própria mas obra nova e a 1° e depois tenho me tentado aconselhar com profissionais que encontro nos armazéns e eles não sei porque recusam-se a ajudar-me dizem que é mais fácil dar a obra a eles e eu vou acompanhando os passos de fora mas quem me deu esta obra já disse que ah mais 3 a fazer e depois o outro também ficaria com as outras já propôs a um colega fazermos juntos e ganhavamos os 2 assim eu aprendia as partes burocráticas via tudo o que englobava o orçamento numa obra nova e ambos ganhava-mos dinheiro até prepos ele ficar com uma comissão maior mesmo assim eles recusam dizem ou das as obras ou nada feito muito obrigado
Para a proxima tenta por umas virgulas e uns pontos.

Estás a entrar numa grande aventura.
Alvará ou Titulo de registo.
Seguro de responsabilidade empresarial.
Seguro de acidentes de trabalho.
Sem estes documentos legalmente não podes entrar em obra. O dono de obra é multado, e tu também. Com as trocas de informação entre os organismos de estado e não só, és caçado mesmo que já tenhas acabado a obra.

Tens os aparelhos exigidos para as medições quando da certificação da instalação?

Qual a zona em que estás?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
cris1990
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por cris1990 »

Desculpa a pontuação mas nunca ligo muito a isso.
Mas eu so coletado, tenho seguro de responsabilidade civil e seguro de trabalho só o alvará e que não tenho. Quanto à ferramentas tenho sempre gustei muito de ferramentas as vezes mesmo não precisando comprava, quanto a aparelhos de medição tenho unicamente 3 e acho que não preciso mais tenho um fluke 1554b, um fluke 117 e um t5100. Agora obras novas nunca fiz por conta própria mas remodelação já fiz algumas mas também nunca foi preciso pedir inspecção. Então quer dizer que estou a trabalhar não posso fazer obras novas ? Tenho de ter Alvará? obrigado
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
[quote="obras novas nunca fiz por conta própria mas remodelação já fiz algumas mas também nunca foi preciso pedir inspecção. Então quer dizer que estou a trabalhar não posso fazer obras novas ? Tenho de ter Alvará? obrigado[/quote]

Não tem que haver com a inspecção da Certiel.
Para poderes fazer "obras" (novas ou não) tens que ter Titulo de registo (para obras até 16.000€, não tenho a certeza do valor) e alvará acima desse valor.

Quando fazes uma remodelação numa habitação, não há alvará de obras (a Câmara não sabe) e passas despercebido, mas se houver alguma queixa por fazerem barulho, ou algum acidente, ai tens que ter todos os papeis em dia e na obra.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
cris1990
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por cris1990 »

Esta bem não sabia obrigado lá se vai a possibilidade de entrar para o mercado, axo que vou ficar mesmo por reparações e coisas do desse nível muito obrigado pela ajuda
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
Não precisas de Alvará, podes sempre ir ao INCI e pedires o Titulo de Registo. ou faze-lo via Internet, que é suficiente para assinares contratos até 17.500€ +- por obra, e estares legal para fazeres a Instalação de uma moradia normal.
Agora não podes esquecer todos os outros requesitos legais, que para além de seguros, Segurança Social, Higiene e Segurança no Trabalho, etc, etc.

cris1990 Escreveu:Desculpa a pontuação mas nunca ligo muito a isso.
Mas eu so coletado, tenho seguro de responsabilidade civil e seguro de trabalho só o alvará e que não tenho. Quanto à ferramentas tenho sempre gustei muito de ferramentas as vezes mesmo não precisando comprava, quanto a aparelhos de medição tenho unicamente 3 e acho que não preciso mais tenho um fluke 1554b, um fluke 117 e um t5100. Agora obras novas nunca fiz por conta própria mas remodelação já fiz algumas mas também nunca foi preciso pedir inspecção. Então quer dizer que estou a trabalhar não posso fazer obras novas ? Tenho de ter Alvará? obrigado
Cpts.
Energy
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
cris1990 Escreveu:OLá muito boa noite sou cristiano sou electricista e sou certificado pela dgeg mas a experiência e pouca pois sempre trabalhei por conta de outros e nunca me envolvi muito o meu problema é o seguinte fui convidado a fazer uma vivenda de raiz mas dado que nunca tratei da parte burocrática não sei por onde começar agradecia se me poderem ajudar
1º O terreno está urbanizado? se sim, tens energia onde está a vivenda, ou perto.

2º Vai ser necessário energia para a obra (construção)? se sim, para pedires tens que ter a licença de construção. Nesse caso vais à EDP solicitar uma baixada para obra. Só vai servir para a obra (normalmente não é a definitiva). Vais ter que ter um quadro de obras e assinar um termo de responsabilidade, pelo quadro de obras.

3º Segundo se consta, por vezes a EDP, aceita que se peça o ramal definitivo, mas com contador de obras. (não gastas dinheiro com o ramal de obras).

4º Começas a instalação (mas antes, informa os projectistas) e segues o projecto, se deres com alguma alteração necessária ao projecto, antes de fazeres fala com o projectista, ou melhor, manda-lhe um mail para não haver o dito por não dito de parte a parte.

5º Depois de efectuada a instalação, vais pedir a certificação na Certiel (é efectuado on-line) tens que estar registado.

6º Boa sorte.

Cump.
Mário
cris1990
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por cris1990 »

Muito obrigado a todos pela ajuda, 1° vou ver se me consigo e vale a pena me por completamente legal ,pois eu tenho um seguro de responsabilidade civil mas pelo que percebi não serve, o de acidentes de trabalho já tenho, segurança social também tenho tudo certo acho que falta o titulo de registo como o colega energy disse e depois a hsst vamos ver se me compensa fazer tudo isto. Pois o trabalho tem dado mas também não é assim tanto e quando eu decidi trabalhar por conta própria não pensei de ser preciso tanta coisa para trabalhar legal e ninguém me informo eu bem perguntei em alguns sítios mas não interessa vou tentar continuar a fazer o que gosto e desta vez por conta e risco, mais uma vez agradeço pela ajuda e já agora se conseguirem podem continuar a dar dicas quero ver se desta vez não esqueço nada, já agora também continuo a apostar na minha formação e já recebi vi telefone a confirmação que posso me inscrever como instalador de ited na ANACOM mediante o pagamento obrigado
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”