construção de vivenda
construção de vivenda
OLá muito boa noite sou cristiano sou electricista e sou certificado pela dgeg mas a experiência e pouca pois sempre trabalhei por conta de outros e nunca me envolvi muito o meu problema é o seguinte fui convidado a fazer uma vivenda de raiz mas dado que nunca tratei da parte burocrática não sei por onde começar agradecia se me poderem ajudar
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Agradecimento recebido: 17 vezes
Re: construção de vivenda
Comece por aqui:
http://www.certiel.pt/web/certiel/perguntas-frequentes1
E caso surjam duvidas informe-nos.
http://www.certiel.pt/web/certiel/perguntas-frequentes1
E caso surjam duvidas informe-nos.
cris1990 Escreveu:OLá muito boa noite sou cristiano sou electricista e sou certificado pela dgeg mas a experiência e pouca pois sempre trabalhei por conta de outros e nunca me envolvi muito o meu problema é o seguinte fui convidado a fazer uma vivenda de raiz mas dado que nunca tratei da parte burocrática não sei por onde começar agradecia se me poderem ajudar
Muito obrigado pela ajuda mas como faço chego a EDP peço uma baixada de obra para realizar as obras mas é preciso levar alguns decumentos tipo licença de construção coisas assim eu não sei pois quando trabalhava por conta de outros só chegava a obra fazia o trabalho e mais nada onde eu trabalhava o senhor ficou a dever algum dinheiro por isso sai e agora tenho feito trabalhos por conta própria mas obra nova e a 1° e depois tenho me tentado aconselhar com profissionais que encontro nos armazéns e eles não sei porque recusam-se a ajudar-me dizem que é mais fácil dar a obra a eles e eu vou acompanhando os passos de fora mas quem me deu esta obra já disse que ah mais 3 a fazer e depois o outro também ficaria com as outras já propôs a um colega fazermos juntos e ganhavamos os 2 assim eu aprendia as partes burocráticas via tudo o que englobava o orçamento numa obra nova e ambos ganhava-mos dinheiro até prepos ele ficar com uma comissão maior mesmo assim eles recusam dizem ou das as obras ou nada feito muito obrigado
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
Estás a entrar numa grande aventura.
Alvará ou Titulo de registo.
Seguro de responsabilidade empresarial.
Seguro de acidentes de trabalho.
Sem estes documentos legalmente não podes entrar em obra. O dono de obra é multado, e tu também. Com as trocas de informação entre os organismos de estado e não só, és caçado mesmo que já tenhas acabado a obra.
Tens os aparelhos exigidos para as medições quando da certificação da instalação?
Qual a zona em que estás?
Cump.
Mário
Para a proxima tenta por umas virgulas e uns pontos.cris1990 Escreveu:Muito obrigado pela ajuda mas como faço chego a EDP peço uma baixada de obra para realizar as obras mas é preciso levar alguns decumentos tipo licença de construção coisas assim eu não sei pois quando trabalhava por conta de outros só chegava a obra fazia o trabalho e mais nada onde eu trabalhava o senhor ficou a dever algum dinheiro por isso sai e agora tenho feito trabalhos por conta própria mas obra nova e a 1° e depois tenho me tentado aconselhar com profissionais que encontro nos armazéns e eles não sei porque recusam-se a ajudar-me dizem que é mais fácil dar a obra a eles e eu vou acompanhando os passos de fora mas quem me deu esta obra já disse que ah mais 3 a fazer e depois o outro também ficaria com as outras já propôs a um colega fazermos juntos e ganhavamos os 2 assim eu aprendia as partes burocráticas via tudo o que englobava o orçamento numa obra nova e ambos ganhava-mos dinheiro até prepos ele ficar com uma comissão maior mesmo assim eles recusam dizem ou das as obras ou nada feito muito obrigado
Estás a entrar numa grande aventura.
Alvará ou Titulo de registo.
Seguro de responsabilidade empresarial.
Seguro de acidentes de trabalho.
Sem estes documentos legalmente não podes entrar em obra. O dono de obra é multado, e tu também. Com as trocas de informação entre os organismos de estado e não só, és caçado mesmo que já tenhas acabado a obra.
Tens os aparelhos exigidos para as medições quando da certificação da instalação?
Qual a zona em que estás?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Desculpa a pontuação mas nunca ligo muito a isso.
Mas eu so coletado, tenho seguro de responsabilidade civil e seguro de trabalho só o alvará e que não tenho. Quanto à ferramentas tenho sempre gustei muito de ferramentas as vezes mesmo não precisando comprava, quanto a aparelhos de medição tenho unicamente 3 e acho que não preciso mais tenho um fluke 1554b, um fluke 117 e um t5100. Agora obras novas nunca fiz por conta própria mas remodelação já fiz algumas mas também nunca foi preciso pedir inspecção. Então quer dizer que estou a trabalhar não posso fazer obras novas ? Tenho de ter Alvará? obrigado
Mas eu so coletado, tenho seguro de responsabilidade civil e seguro de trabalho só o alvará e que não tenho. Quanto à ferramentas tenho sempre gustei muito de ferramentas as vezes mesmo não precisando comprava, quanto a aparelhos de medição tenho unicamente 3 e acho que não preciso mais tenho um fluke 1554b, um fluke 117 e um t5100. Agora obras novas nunca fiz por conta própria mas remodelação já fiz algumas mas também nunca foi preciso pedir inspecção. Então quer dizer que estou a trabalhar não posso fazer obras novas ? Tenho de ter Alvará? obrigado
- Mário
- Team Apoio
Boas
[quote="obras novas nunca fiz por conta própria mas remodelação já fiz algumas mas também nunca foi preciso pedir inspecção. Então quer dizer que estou a trabalhar não posso fazer obras novas ? Tenho de ter Alvará? obrigado[/quote]
Não tem que haver com a inspecção da Certiel.
Para poderes fazer "obras" (novas ou não) tens que ter Titulo de registo (para obras até 16.000€, não tenho a certeza do valor) e alvará acima desse valor.
Quando fazes uma remodelação numa habitação, não há alvará de obras (a Câmara não sabe) e passas despercebido, mas se houver alguma queixa por fazerem barulho, ou algum acidente, ai tens que ter todos os papeis em dia e na obra.
Cump.
Mário
[quote="obras novas nunca fiz por conta própria mas remodelação já fiz algumas mas também nunca foi preciso pedir inspecção. Então quer dizer que estou a trabalhar não posso fazer obras novas ? Tenho de ter Alvará? obrigado[/quote]
Não tem que haver com a inspecção da Certiel.
Para poderes fazer "obras" (novas ou não) tens que ter Titulo de registo (para obras até 16.000€, não tenho a certeza do valor) e alvará acima desse valor.
Quando fazes uma remodelação numa habitação, não há alvará de obras (a Câmara não sabe) e passas despercebido, mas se houver alguma queixa por fazerem barulho, ou algum acidente, ai tens que ter todos os papeis em dia e na obra.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Esta bem não sabia obrigado lá se vai a possibilidade de entrar para o mercado, axo que vou ficar mesmo por reparações e coisas do desse nível muito obrigado pela ajuda
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boas
Não precisas de Alvará, podes sempre ir ao INCI e pedires o Titulo de Registo. ou faze-lo via Internet, que é suficiente para assinares contratos até 17.500€ +- por obra, e estares legal para fazeres a Instalação de uma moradia normal.
Agora não podes esquecer todos os outros requesitos legais, que para além de seguros, Segurança Social, Higiene e Segurança no Trabalho, etc, etc.
Não precisas de Alvará, podes sempre ir ao INCI e pedires o Titulo de Registo. ou faze-lo via Internet, que é suficiente para assinares contratos até 17.500€ +- por obra, e estares legal para fazeres a Instalação de uma moradia normal.
Agora não podes esquecer todos os outros requesitos legais, que para além de seguros, Segurança Social, Higiene e Segurança no Trabalho, etc, etc.
cris1990 Escreveu:Desculpa a pontuação mas nunca ligo muito a isso.
Cpts.
Energy
Energy
- Mário
- Team Apoio
Boas
2º Vai ser necessário energia para a obra (construção)? se sim, para pedires tens que ter a licença de construção. Nesse caso vais à EDP solicitar uma baixada para obra. Só vai servir para a obra (normalmente não é a definitiva). Vais ter que ter um quadro de obras e assinar um termo de responsabilidade, pelo quadro de obras.
3º Segundo se consta, por vezes a EDP, aceita que se peça o ramal definitivo, mas com contador de obras. (não gastas dinheiro com o ramal de obras).
4º Começas a instalação (mas antes, informa os projectistas) e segues o projecto, se deres com alguma alteração necessária ao projecto, antes de fazeres fala com o projectista, ou melhor, manda-lhe um mail para não haver o dito por não dito de parte a parte.
5º Depois de efectuada a instalação, vais pedir a certificação na Certiel (é efectuado on-line) tens que estar registado.
6º Boa sorte.
Cump.
Mário
1º O terreno está urbanizado? se sim, tens energia onde está a vivenda, ou perto.cris1990 Escreveu:OLá muito boa noite sou cristiano sou electricista e sou certificado pela dgeg mas a experiência e pouca pois sempre trabalhei por conta de outros e nunca me envolvi muito o meu problema é o seguinte fui convidado a fazer uma vivenda de raiz mas dado que nunca tratei da parte burocrática não sei por onde começar agradecia se me poderem ajudar
2º Vai ser necessário energia para a obra (construção)? se sim, para pedires tens que ter a licença de construção. Nesse caso vais à EDP solicitar uma baixada para obra. Só vai servir para a obra (normalmente não é a definitiva). Vais ter que ter um quadro de obras e assinar um termo de responsabilidade, pelo quadro de obras.
3º Segundo se consta, por vezes a EDP, aceita que se peça o ramal definitivo, mas com contador de obras. (não gastas dinheiro com o ramal de obras).
4º Começas a instalação (mas antes, informa os projectistas) e segues o projecto, se deres com alguma alteração necessária ao projecto, antes de fazeres fala com o projectista, ou melhor, manda-lhe um mail para não haver o dito por não dito de parte a parte.
5º Depois de efectuada a instalação, vais pedir a certificação na Certiel (é efectuado on-line) tens que estar registado.
6º Boa sorte.
Cump.
Mário
Muito obrigado a todos pela ajuda, 1° vou ver se me consigo e vale a pena me por completamente legal ,pois eu tenho um seguro de responsabilidade civil mas pelo que percebi não serve, o de acidentes de trabalho já tenho, segurança social também tenho tudo certo acho que falta o titulo de registo como o colega energy disse e depois a hsst vamos ver se me compensa fazer tudo isto. Pois o trabalho tem dado mas também não é assim tanto e quando eu decidi trabalhar por conta própria não pensei de ser preciso tanta coisa para trabalhar legal e ninguém me informo eu bem perguntei em alguns sítios mas não interessa vou tentar continuar a fazer o que gosto e desta vez por conta e risco, mais uma vez agradeço pela ajuda e já agora se conseguirem podem continuar a dar dicas quero ver se desta vez não esqueço nada, já agora também continuo a apostar na minha formação e já recebi vi telefone a confirmação que posso me inscrever como instalador de ited na ANACOM mediante o pagamento obrigado