Passagem de IP aérea para subterrânea

Responder
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 mai 2012, 09:39

Passagem de IP aérea para subterrânea

Mensagem por ngp »

Isto é um assunto que tenho de tratar com a EDP, mas deixo aqui a pergunta para reconhecer opiniões/exemplos de casos.
Tenho um aumento do loteamento, em que o PT encontra-se no local a construir. No local já existente, a IP e alimentação das casas é feita por rede aérea.. Na parte nova, estava a fazer tudo enterrado, até que verifiquei que já existe IP no local, que terá de ser aumentada e em alguns caso movida de local.
O que fariam nesta situação?
Deixavam estar a rede aérea de IP, colocando só os afastamento e as novas colunas?
Ou passavam a parte nova toda a IP subterrânea? Eu escolheria esta, o problema é que a rede aérea existente começa neste local, como faria para manter a parte antiga a funcionar como está?
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Passagem de IP aérea para subterrânea

Mensagem por parreirajoao »

ngp Escreveu:Isto é um assunto que tenho de tratar com a EDP, mas deixo aqui a pergunta para reconhecer opiniões/exemplos de casos.
Tenho um aumento do loteamento, em que o PT encontra-se no local a construir. No local já existente, a IP e alimentação das casas é feita por rede aérea.. Na parte nova, estava a fazer tudo enterrado, até que verifiquei que já existe IP no local, que terá de ser aumentada e em alguns caso movida de local.
O que fariam nesta situação?

Se for aérea, terá de colocar apoios de betão e cabos para redes de torçada.

Se for enterrada, bastaria abrir vala e instalar o cabo (armado).

Não conheço o local, mas a solução enterrada, torna-se uma solução mais "limpa".

Deixavam estar a rede aérea de IP, colocando só os afastamento e as novas colunas?

Para esta nova rede de IP, seria enterrada. Para os afastamentos, colunas e luminárias, deveria de ser efetuado previamente um cálculo luminotécnico, de acordo a EN 13201 e CIE 115.

Ou passavam a parte nova toda a IP subterrânea? Eu escolheria esta, o problema é que a rede aérea existente começa neste local, como faria para manter a parte antiga a funcionar como está?
Tem que fazer uma derivação num dos apoios (utilizar a cx na pagina 17/51 do link http://www.wdesignpro.com/vidropol/doc/ ... 202009.pdf), efetuar uma baixada, enterrar o cabo e direciona-lo até à 1ª coluna.
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ngp »

parreirajoao Escreveu: Tem que fazer uma derivação num dos apoios (utilizar a cx na pagina 17/51 do link http://www.wdesignpro.com/vidropol/doc/ ... 202009.pdf), efetuar uma baixada, enterrar o cabo e direciona-lo até à 1ª coluna.
Mas quando refere isto, está a sugerir o cabo vir enterrado até esta caixa de derivação, sobe por tubo no poste de betão, deriva na caixa e aí sai cabo torçada para a rede IP aérea. É isso? Neste caso, enterrado poderá andar por exemplo o LSVAV 4x16?
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Eu não conheço a instalação.

Estou a supor que existe uma rede IP aérea.

Para a nova rede IP pode ir buscar a alimentação ao PT e deixe de parte a outra rede aérea existente.

No entanto e se forem apenas necessárias algumas colunas (por exemplo 3 ou 4), pode efetuar a ligação com a rede de IP aérea.

Sim, pode utilizar esse cabo.
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por ngp »

parreirajoao Escreveu:Eu não conheço a instalação.

Para a nova rede IP pode ir buscar a alimentação ao PT e deixe de parte a outra rede aérea existente.

No entanto e se forem apenas necessárias algumas colunas (por exemplo 3 ou 4), pode efetuar a ligação com a rede de IP aérea.

Eu estou a dizer-lhe isso, porque a rede IP existente irá obrigatoriamente passar pelo local a intervencionar percebe?
Por isso, a solução que estava a dar era, uma saída do PT ficava enterrada com a nova iluminação, e a segunda ficava enterrada ao longo da parte a intervir, depois subiria a um poste de betão, entraria na caixa de derivação e aí recomeçaria a rede aérea de IP.
Percebe? Acha uma solução lógica?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
Penso que seja a solução mais adequada, no local do PT e da nova construção, toda a cablagem é em subterraneo, no limite da Construção, a cablagem sobe a um poste, e então aí interliga na rede aerea já existente.

T
ngp Escreveu:
parreirajoao Escreveu:Eu não conheço a instalação.

Eu estou a dizer-lhe isso, porque a rede IP existente irá obrigatoriamente passar pelo local a intervencionar percebe?
Por isso, a solução que estava a dar era, uma saída do PT ficava enterrada com a nova iluminação, e a segunda ficava enterrada ao longo da parte a intervir, depois subiria a um poste de betão, entraria na caixa de derivação e aí recomeçaria a rede aérea de IP.
Percebe? Acha uma solução lógica?
Cpts.
Energy
Pimenta
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 jan 2014, 22:57
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 5 vezes

Mensagem por Pimenta »

Cuidado com o cálculo das qdt e dos comprimentos máximos...
A EDP tem na DIT-C14 referência a ambas as soluções (enterrada e aérea)!
Apesar de para torçadas, no normal LXS 4x16mm e para a qdt de 8%, o comprimento máximo é de 134 metros, que eu acho que eles próprios nunca cumprem, já que têm percursos tão longos de IP...
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Pode utilizar esta tabela para IP, mas tenha em atenção que nessa tabela, indicam-se valores de intensidade de 63 A (para o caso que indicou).

Tenho sérias duvidas que numa instalação de IP, hajam valores dessa ordem.

Normalmente no QGBT utilizam-se fusíveis trifásicos de 16 A.

Faça o cálculo pelo momentos de potencia.

Pimenta Escreveu:Cuidado com o cálculo das qdt e dos comprimentos máximos...
A EDP tem na DIT-C14 referência a ambas as soluções (enterrada e aérea)!
Apesar de para torçadas, no normal LXS 4x16mm e para a qdt de 8%, o comprimento máximo é de 134 metros, que eu acho que eles próprios nunca cumprem, já que têm percursos tão longos de IP...
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Mensagem por joaoosvaldo »

Aqui vai uma folha de cálculo que pode utilizar:
Anexos
Folha Cálculo q.d.t. na IP.xls
(599.5 KiB) Transferido 241 vezes
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Pimenta
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 jan 2014, 22:57
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 5 vezes

Mensagem por Pimenta »

joaoosvaldo Escreveu:Aqui vai uma folha de cálculo que pode utilizar:
Na IP, para a queda de tensão, apenas usam os cálculos pelos momentos de corrente e potência?
Responder

Voltar para “Dúvidas”