Ligação CVM - rede publica - dúvida

Responder
rmoreira
Curioso
Curioso
Registado: 06 jun 2010, 18:21

Ligação CVM - rede publica - dúvida

Mensagem por rmoreira »

Boa tarde, tenho uma dúvida relativamente à ligação CEMU->CVM->rede pública.

- ITED2 com CEMU
- não existem infraestruturas de telecomunicações na rua
- telecomunicações são distribuídas na zona por via aérea.
- está prevista infraestrutura subterrânea a curto-médio prazo (será mais médio que curto!)

Tenho a CEMU num muro técnico (junto com contador eletricidade, gás e água, como habitual)
No lado exterior do muro terei de colocar uma CVM com ligação a um poste de distribuição de telecomunicações aérea.
Vou deixar tubo MC 40 com súbida ao poste.

A pensar na futura instalação de intraestrutura subterranea e não existindo qq infraestrutura na rua, seria de pensar que a ligação à CVM seria realizada aquando da criação da rede pública. No entanto, queria saber que possibilidade existe em acrescentar uma segunda caixa (CVM?) no passeio, a cerca de 10metros da primeira para evitar a danificação do passeio (a realizar por mim) nesse futuro processo de ligação à rede pública. A primeira CVM fica depois da entrada da moradia (10 metros à sua esquerda) e a segunda CVM ficaria à direita da entrada, junto à via pública.

Havendo esta possibilidade que tubagem é requirida para a ligação entre CVMs, entre a CVM e a CEMU.
Qual a dimensão das caixas?

Obrigado
rmoreira
Curioso
Curioso

Re: Ligação CVM - rede publica - dúvida

Mensagem por rmoreira »

Imagem com rede prevista em anexo
Anexos
rede.bmp
rede.bmp (505.26 KiB) Visto 1414 vezes
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Been thanked: 10 times

Mensagem por angel_of_diablo »

rmoreira Escreveu:Boa tarde, tenho uma dúvida relativamente à ligação CEMU->CVM->rede pública.

- ITED2 com CEMU
- não existem infraestruturas de telecomunicações na rua
- telecomunicações são distribuídas na zona por via aérea.
- está prevista infraestrutura subterrânea a curto-médio prazo (será mais médio que curto!)

Tenho a CEMU num muro técnico (junto com contador eletricidade, gás e água, como habitual)
No lado exterior do muro terei de colocar uma CVM com ligação a um poste de distribuição de telecomunicações aérea.
Vou deixar tubo MC 40 com súbida ao poste.

A pensar na futura instalação de intraestrutura subterranea e não existindo qq infraestrutura na rua, seria de pensar que a ligação à CVM seria realizada aquando da criação da rede pública. No entanto, queria saber que possibilidade existe em acrescentar uma segunda caixa (CVM?) no passeio, a cerca de 10metros da primeira para evitar a danificação do passeio (a realizar por mim) nesse futuro processo de ligação à rede pública. A primeira CVM fica depois da entrada da moradia (10 metros à sua esquerda) e a segunda CVM ficaria à direita da entrada, junto à via pública.

Havendo esta possibilidade que tubagem é requirida para a ligação entre CVMs, entre a CVM e a CEMU.
Qual a dimensão das caixas?

Obrigado
Olá "rmoreira".

Segundo o ITED 2 tem de deixar no mínimo 2 tubos de 40 até ao local provável de transição aéreo - subterrâneo.
Não ponha duas CVM's. Não existe tal situação no ITED 2 nem faz parte do ITED.
Quando for feito o ITUR essa ligação até pode não ser como está a pensar.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
rmoreira
Curioso
Curioso

Mensagem por rmoreira »

Então tenho de deixar dois tubos mc40 até ao poste? Será pouco provável que vá precisar deles mas tb não é por isso.
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda

rmoreira Escreveu:Então tenho de deixar dois tubos mc40 até ao poste? Será pouco provável que vá precisar deles mas tb não é por isso.
Manual ITED 2, secção 4.2.2.6 Escreveu: Para o caso dos edifícios localizados em zonas onde a distribuição das redes públicas de comunicações electrónicas é predominantemente aérea, deve existir uma interligação, desde a CVM até ao provável local de transição da rede aérea para subterrânea, através de dois tubos a dimensionar pelo projectista, mas nunca inferiores a Ø40mm.
O manual é bastante claro.

Deve contactar o operador de telecomunicações a fim de averiguar o local dessa transição.
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
rmoreira
Curioso
Curioso

Mensagem por rmoreira »

Muito obrigado pela resposta.
Apenas uma achega:

a chegada da infraestrutura subterranea será certamente como indico porque a rua termina na zona da cvm1 e a via pública adutora está localizada do lado da cvm2.

Alguma regulamentação sobre como deixar os tubos no poste (transição aerea-subterranea): altura mínima da subida do tubo ?
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda

rmoreira Escreveu:Muito obrigado pela resposta.
Apenas uma achega:

a chegada da infraestrutura subterranea será certamente como indico porque a rua termina na zona da cvm1 e a via pública adutora está localizada do lado da cvm2.
Só os operadores poderão confirmar isso.

Alguma regulamentação sobre como deixar os tubos no poste (transição aerea-subterranea): altura mínima da subida do tubo ?
Não sei sobre isso, nem sei se está na parte do ITED ou na parte dos operadores.
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”