Fusiveis no neutro queimados

mingosthico
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 set 2014, 17:35

Fusiveis no neutro queimados

Mensagem por mingosthico »

Tenho um quadro eléctrico de uma maquina que tem protecção 20A na fase e no neutro acontece que apenas o fusível de neutro esta sempre a queimar quando faço medições de consumo com os motores trabalhar esta sempre tudo ok alguém me pode dar uma dica ??
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Re: Fusiveis no neutro queimados

Mensagem por BLima »

Viva!

Se tem motores, por norma, os fusíveis devem ser gM ou aM. Se usar outro tipo, com a corrente de arranque dos motores, acabaram por queimar por fadiga.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

sabe explicar porque é que o neutro também tem protecção?

Ohmico
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

ohmico Escreveu:Boas,

sabe explicar porque é que o neutro também tem protecção?

Ohmico
Numa máquina com uma boa dose de harmónicos, pode percorrer no neutro correntes superiores ao que passa só numa fase. Só o projectista da máquina é que pode justificar.

Há disjuntores de proteção omnipolar, mas preparados para proteger neutros de secção inferior da fase. Daí terem o interruptor para seleccionar o calibre do neutro, se In ou 1/2 de In.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

Boas,

se bem entendo estamos a falar de um circuito monofásico.

Neste circuito, se eu estou a vêr bem, o que passa no neutro passa na fase.

Ohmico
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
ohmico Escreveu:Boas,
se bem entendo estamos a falar de um circuito monofásico.
Neste circuito, se eu estou a vêr bem, o que passa no neutro passa na fase.
Ohmico
Ele diz que tem um quadro eléctrico de uma máquina com 20Amp. por fase, (penso que seja trifásico) e diz que o fusível do neutro, e só este "queima".

Pode haver retornos, falta de neutro, etc..., dado que não estamos na posse dos dados todos, só estamos a adivinhar.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
mingosthico
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Boas... desculpem a falta de informação os motores são trifásicos os fusíveis estão a proteger um variador que é alimentado trifásico mas funciona em dc da próxima vez que for a esta obra vou tentar trazer mais informação pois o motivo da minha ida não foi este o cliente é que quis tentar saber a razão deste problema em todo caso obrigado pela informação.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
mingosthico Escreveu:Boas... desculpem a falta de informação os motores são trifásicos os fusíveis estão a proteger um variador que é alimentado trifásico mas funciona em dc da próxima vez que for a esta obra vou tentar trazer mais informação pois o motivo da minha ida não foi este o cliente é que quis tentar saber a razão deste problema em todo caso obrigado pela informação.
Agora ainda fiquei pior. Mas enfim.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

Boas,

é o costume, em vez de irem à bruxa vêm aqui ao forum.

Ohmico
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

:D
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

mingosthico Escreveu:Boas... desculpem a falta de informação os motores são trifásicos os fusíveis estão a proteger um variador que é alimentado trifásico mas funciona em dc da próxima vez que for a esta obra vou tentar trazer mais informação pois o motivo da minha ida não foi este o cliente é que quis tentar saber a razão deste problema em todo caso obrigado pela informação.
pois...é estranho...qual a corrente de neutro??

partilho da mesma opinião do nelmindo...tem como verificar as harmonicas provocadas pelos variadores???
Jaime Reis
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
jaimereis Escreveu:
pois...é estranho...qual a corrente de neutro??
partilho da mesma opinião do nelmindo...tem como verificar as harmonicas provocadas pelos variadores???
Tentando adivinhar, cheira que é variador mono, em motores trifásicos, mas....o tempo tem estado de chuva, e a bola de cristal anda com uma névoa que não deixa ver bem.

Cump.
Mário
mingosthico
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

A corrente à entrada do variador trifasica a corrente a saida variador é trifasica mas variador trabalha a DC tem é 2 fusiveis 20 A a proteger o + / - disse neutro mas não é mais correcto .... a minha experiência na area e pouco me desculpem os experts na matéria...
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
mingosthico Escreveu:A corrente à entrada do variador trifasica a corrente a saida variador é trifasica mas variador trabalha a DC tem é 2 fusiveis 20 A a proteger o + / - disse neutro mas não é mais correcto .... a minha experiência na area e pouco me desculpem os experts na matéria...
Ahhhhh, estás a medir o "bus" depois do rectificador e "antes dos condensadores", e o fusivel que arrebenta é da CC, antes dos "igbt`s", podes ter variador avariado na rectificação.
Se a tensão do "bus" estiver certa e a onda também, vais ter que mudar o variador.

Cump.
Mário
ruka
Curioso
Curioso
Registado: 18 ago 2012, 23:37

Mensagem por ruka »

Será que não está está a falar de um conversor de ac para dc!
O motor é de corrente alterna ou de corrente continua?
Cps.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”