Olá boa tarde,
Tenho um diferencial de 30mA ao qual estão associados três disjuntores, o da iluminação , o das tomadas e o do forno+placa.
O diferencial tem disparado frequentemente entre as 7.00h e as 7.30h, havendo dias em que dispara a outras horas.
Não tenho nenhum equipamento que funcione regularmente a essa hora, já experimentei desligar os disjuntores alternadamente e continua a disparar ocasionalmente.
O que poderá ser ?...
não consigo isolar o problema
diferencial dispara apenas a determinadas horas
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Re: diferencial dispara apenas a determinadas horas
Boas
Se os disjuntores forem apenas de corte de fase, não vai descobrir nada ao desligá-los, eles teriam de ser de corte de fase+neutro.
Deve verificar os reapertos das tomadas, eventuais caixas de derivação, no Q.Elétrico, etc, para ter a certeza que o defeito não está na instalação.
Pois o defeito pode estar em algum equipamento elétrico, como pode estar por exemplo numa lampâda mal enroscada, num casquilho, numa extensão com várias fichas ligadas, etc.
Mas se fizer por aqui no forum umas pesquisas, vai encontrar muita coisa sobre este assunto.
Se os disjuntores forem apenas de corte de fase, não vai descobrir nada ao desligá-los, eles teriam de ser de corte de fase+neutro.
Deve verificar os reapertos das tomadas, eventuais caixas de derivação, no Q.Elétrico, etc, para ter a certeza que o defeito não está na instalação.
Pois o defeito pode estar em algum equipamento elétrico, como pode estar por exemplo numa lampâda mal enroscada, num casquilho, numa extensão com várias fichas ligadas, etc.
Mas se fizer por aqui no forum umas pesquisas, vai encontrar muita coisa sobre este assunto.
zorgxpto Escreveu:Olá boa tarde,
Tenho um diferencial de 30mA ao qual estão associados três disjuntores, o da iluminação , o das tomadas e o do forno+placa.
O diferencial tem disparado frequentemente entre as 7.00h e as 7.30h, havendo dias em que dispara a outras horas.
Não tenho nenhum equipamento que funcione regularmente a essa hora, já experimentei desligar os disjuntores alternadamente e continua a disparar ocasionalmente.
O que poderá ser ?...
não consigo isolar o problema
Cpts.
Energy
Energy
ENERGY Escreveu:Boas
Se os disjuntores forem apenas de corte de fase, não vai descobrir nada
Obrigado Energy, não tinha pensado nisso.

Encontrei também um post em que o Duzia12 tenta ajudar um elemento do fórum com um problema semelhante.
Vou tentar descobrir o que se passa , quando conseguir volto cá.
(só acho estranho as horas....)
Boas,
estou a ler tópicos antigos e sinto algumas duvidas.
Pelo que li o problema deve-se não a um fator , mas a um conjunto.
- defeito na iluminação publica que está a colocar tensão anormal no neutro
- passagem de corrente através do neutro á terra na minha instalação
Gostava que me ajudassem a encontrar o cabo defeituoso com um multímetro.
desligo o geral ? e depois ?
meço o valor da tensão e resistência entre a terra e o neutro no quadro geral ?
quais os valores que devem dar ? uma resistência infinita indica que não há curto e uma pequena que existe contacto ?
se os valores forem anormais devo medir o neutro e o terra de cada circuito ?
Obrigado
estou a ler tópicos antigos e sinto algumas duvidas.
Pelo que li o problema deve-se não a um fator , mas a um conjunto.
- defeito na iluminação publica que está a colocar tensão anormal no neutro
- passagem de corrente através do neutro á terra na minha instalação
Gostava que me ajudassem a encontrar o cabo defeituoso com um multímetro.
desligo o geral ? e depois ?
meço o valor da tensão e resistência entre a terra e o neutro no quadro geral ?
quais os valores que devem dar ? uma resistência infinita indica que não há curto e uma pequena que existe contacto ?
se os valores forem anormais devo medir o neutro e o terra de cada circuito ?
Obrigado