Controlar 2 pontos de iluminação c/ 3 comut. Escada Duplos

Responder
Onibla
Curioso
Curioso
Registado: 18 dez 2007, 00:51

Controlar 2 pontos de iluminação c/ 3 comut. Escada Duplos

Mensagem por Onibla »

Boa tarde ao fórum,

gostaria de saber se alguém já ligou três comutadores de escada duplos, para controlar dois pontos de luz distintos. exemplo: controlar a luz do quarto e uma luz de secretária recorrendo a 3 comutadores de escada duplos. disseram-me que era possível, mas não vejo como. Sei que se utilizar inversores dá, mas fizeram questão de salientar que eram 3 comut. Escada duplos

Obrigado
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Has thanked: 2 times
Been thanked: 6 times

Re: Controlar 2 pontos de iluminação c/ 3 comut. Escada Dupl

Mensagem por quero aprender »

peço desculpa , mas não consigo perceber , tipo quer acender e apagar a luz do quarto ( 1 ponto de luz ) e da secretaria ( 2 ponto de luz ) qual a razão de ter de ser 3 ?
se é só para acender num lado e apagar no outro 2 comutadores fazem e chegam se é para controlar em mais de um local terá que levar um inversor ...

e ficaria assim
acender e apagar a luz do quarto ( 1 ponto de luz ) 1 comutador duplo mais inversor
secretaria ( 2 ponto de luz ) 1 comutador duplo mais inversor

total 2 comutadores duplos e 2 inversores ( não sei se existe inversores duplos , para acendermos em 3 locais diferentes , usar 3 comutadores NÃO dá )

total 2 comutadores duplos ( para acendermos em 2 locais diferentes )
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Os comutasdores de escada simples/duplos, quando têm a possibilidade de ligar em mais de 2 pontos distintos, têm de levar intercalados inversores.
Diga a essa pessoa para lhe dar esse esquema, e coloque-o aqui, para o pessoal aprender mais um pouco.

Onibla Escreveu:Boa tarde ao fórum,

gostaria de saber se alguém já ligou três comutadores de escada duplos, para controlar dois pontos de luz distintos. exemplo: controlar a luz do quarto e uma luz de secretária recorrendo a 3 comutadores de escada duplos. disseram-me que era possível, mas não vejo como. Sei que se utilizar inversores dá, mas fizeram questão de salientar que eram 3 comut. Escada duplos

Obrigado
Cpts.
Energy
Onibla
Curioso
Curioso
Registado: 18 dez 2007, 00:51

Mensagem por Onibla »

Bom dia,

pode ter a certeza que se esse esquema existir, o que eu duvido, o colocarei aqui assim que possivel.
Responder

Voltar para “Dúvidas”