costumam colocar nos quadros disjuntores do tipo B ou C

estou a falar em disjuntores que protegem a alimentação de um quadro parcial proveniente de um quadro geral...
pois. já estive a fazer os cálculos e com disjuntores do tipo B não necessito de secções tão grandes nos cabos de interligação entre quadrosjoaoosvaldo Escreveu:Os mais usuais são os do tipo C mas deve fazer os cálculos da proteção aos comprimentos máximos e pode ser necessário colocar disjuntores tipo B para garantir a proteção.
para o tipo C estou a fazer Ifu=10 x Injoaoosvaldo Escreveu:Os disjuntores da curva B são mais caros que os da curva C.
Como fez esse dimensionamento?
A diferença entre os dois é que os da curva B atuam para uma corrente de 3 a 5 In e os da curva C para 5 a 10 In. E necessário ter em atenção ao tipo de cargas que os quadros vão alimentar por causa das correntes de arranque!
Nelson Pinho Escreveu:para o tipo C estou a fazer Ifu=10 x Injoaoosvaldo Escreveu:Os disjuntores da curva B são mais caros que os da curva C.
Como fez esse dimensionamento?
A diferença entre os dois é que os da curva B atuam para uma corrente de 3 a 5 In e os da curva C para 5 a 10 In. E necessário ter em atenção ao tipo de cargas que os quadros vão alimentar por causa das correntes de arranque!
para o tipo B estou a fazer Ifu= 5 x In
está bem assim![]()
![]()
o unico quadro que pode ter correntes de arranque grandes é o quadro do avac, os outros são normais
joaoosvaldo Escreveu:A verificação que deve fazer é calcular a ICC mínima e verificar se esse valor fica à direita da curva do disjuntor (para o tempo de disparo). Se estiver à direita significa que este atua para essa corrente mínima.
Por isso é que fiz a pergunta numa resposta anterior a questionar como estava a fazer o cálculoNelson Pinho Escreveu:joaoosvaldo Escreveu:A verificação que deve fazer é calcular a ICC mínima e verificar se esse valor fica à direita da curva do disjuntor (para o tempo de disparo). Se estiver à direita significa que este atua para essa corrente mínima.![]()
![]()
como calculo isso
![]()
![]()
estou a fazer por esta fórmula em anexo.joaoosvaldo Escreveu:Por isso é que fiz a pergunta numa resposta anterior a questionar como estava a fazer o cálculoNelson Pinho Escreveu:joaoosvaldo Escreveu:A verificação que deve fazer é calcular a ICC mínima e verificar se esse valor fica à direita da curva do disjuntor (para o tempo de disparo). Se estiver à direita significa que este atua para essa corrente mínima.![]()
![]()
como calculo isso
![]()
![]()
![]()
Tem de calcular a Icc mínima e o tempo de corte da proteção e o ponto formado por estes dois valores no gráfico da curva característica de disparo do disjuntor tem de estar à direita da curva. Se garantir isto garante que o dispositivo de proteção atua para a Icc mínima, caso contrário não.
queria-me dizer que temos de confirmar que tp >= tc certojoaoosvaldo Escreveu:Verificação dos tempos de corte:
tc=[(k x S) / Iccmin]^2
sendo k:
- k=115 (PVC cobre);
- k=143 (PEX cobre);
- k=76 (PVC alumínio);
- k=94 (PEX alumínio).
Este tempo deve ser sempre inferior a 5s.
Verificar o tp (tempo de proteção) do dispositivo de proteção. Depois deve ser respeitada a seguinte expressão:
tc ≥ tp