Interruptor luminoso em casa antiga

ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Interruptor luminoso em casa antiga

Mensagem por ENERGY »

Boas
O esquema antes de ser pintado, estava bem feito, e é assim que as ligações devem ser feitas.
Nada de invenções, para não ter surpresas desagradáveis.

Ricardo F Escreveu:se entendi correctamente será assim?

Imagem
fio preto: está na minha parede
fio azul: está na minha parede
fio castanho: faço-o eu (pesquisei na net e chama-se "shunt"??)
Cpts.
Energy
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

rainbow Escreveu:Boa tarde.

Nelmindo, explica lá esse esquema a mim, que eu não estou a perceber. :)
Onde está o neutro para a luzinha?
Nos interruptores luminosos, eles não precisam de neutro. Como o colega CF disse, a lâmpada de néon fica em paralelo com o contacto. No fundo a lâmpada de néon fica em série com a carga, quando o contacto está aberto. Como a resistência da lâmpada néon é muito grande e a da carga é muito baixa relativamente à 1ª, a corrente é limitada pela resistência mais alta, que por sua vez não é suficiente para ligar a carga, mas o suficiente para ligar a de néon.
Nestas condições a lâmpada de neón fica permanentemente ligada, fazendo cumprir o nome do interruptor (interruptor luminoso), ou seja denuncia a existência do interruptor na escuridão...
Quando o interruptor é accionado, a corrente é desviada e a lâmpada de néon fica fora de serviço, mas também já não é preciso porque já luz...

Interruptor luminoso e Int. sinalizador são aparelhos diferentes, um só tem 2 parafusos, outro tem 3...
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

ENERGY Escreveu:Boas
O esquema antes de ser pintado, estava bem feito, e é assim que as ligações devem ser feitas.
Nada de invenções, para não ter surpresas desagradáveis.

Ricardo F Escreveu:se entendi correctamente será assim?

Imagem
fio preto: está na minha parede
fio azul: está na minha parede
fio castanho: faço-o eu (pesquisei na net e chama-se "shunt"??)

Eu acho que a pergunta que se deve colocar é, para onde vai o azul que sai do interruptor? Será que ele não muda de cor algures e chega à lâmpada preto, por exemplo?
Será que chegam dois azuis?
Será que ele chega azul à lâmpada e o preto da lâmpada é que muda de cor algures, para passar a azul no quadro?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
O que comprou e que diz ter 3 ligações é um interruptor com sinalização, que necessita de ter ligado a fase, o neutro e o retorno da lampâda.
E o que tinha instalado, é um interruptor luminoso, que funciona apenas com 2 ligações, ou seja a fase e o retorno da lampâda.

Ricardo F Escreveu:Boa tarde,

Eu sou novo aqui no portal e tenho um problema. A minha casa é antiga e quero substituir o interruptor da luz da escada. Este interruptor antigo é alimentado por 2 fios Fase/Neutro, e tem uma pequena luz que se desliga ao ligar a luz da escada. Repito, na parede só há 2 fios.

Imagem

Já comprei um interruptor [Legrand] simples luminoso mas não funciona, apenas acciona a luz da escada. Como o interruptor tem 3 entradas, ligando à outra entrada então acciona apenas o pequena lâmpada luminosa. Resumindo, ou funciona o circuito da luz escada ou funciona o circuito da pequena lâmpada sinalização.

E esta hein?? Não sei o que fazer.
Cpts.
Energy
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Obrigado nelmindo.
Acho que o colega energy esclareceu a confusão que havia.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Nas várias series de aparelhagem que conheço, quando se trata de interruptores/comutadores/inversores luminosos, não têm ligação de neutro.
Mas se falarmos de interruptores/comutadores/inversores com sinalização, já têm necessidade de ter ligação de neutro.

rainbow Escreveu:Boa noite.

Obrigado nelmindo.
Acho que o colega energy esclareceu a confusão que havia.
Cpts.
Energy
Ricardo F
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 15 set 2014, 16:05

Mensagem por Ricardo F »

Bom dia,

Ontem passei por um AKI e realmente há interruptores com sinalização (3 ligações) e interruptores luminosos (2 ligações - ver as fotos em baixo).

Quanto aos luminosos só há à venda da marca Legrand (marca de todos os botões em minha casa) Botão De Pressão Luminoso (9.50€). É isto o que preciso? Como funcionam estes botões: temos de estar a carregar no botão para accionar o circuito , ou carregamos 1x para ligar e depois outra vez para desligar?

Imagem
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Vai ter de comprar um interruptor luminoso, e não um botão de pressão luminoso.
Pois o botão de pressão luminoso, como o próprio nome indica é de pressão, logo serve por exemplo para uma iluminação de escada que funciona com automático de escada, e ao pressionar dá um impulso no automático, como pode servir para pressionar e dar um impulso num relé, etc.
Se quer ligar a tecla e ter luz permanente, tem de comprar interruptor luminoso.

Ricardo F Escreveu:Bom dia,

Ontem passei por um AKI e realmente há interruptores com sinalização (3 ligações) e interruptores luminosos (2 ligações - ver as fotos em baixo).

Quanto aos luminosos só há à venda da marca Legrand (marca de todos os botões em minha casa) Botão De Pressão Luminoso (9.50€). É isto o que preciso? Como funcionam estes botões: temos de estar a carregar no botão para accionar o circuito , ou carregamos 1x para ligar e depois outra vez para desligar?

Imagem
Cpts.
Energy
Ricardo F
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 15 set 2014, 16:05

Mensagem por Ricardo F »

Boa tarde,

O meu problema ainda não está resolvido. Procurei em Continentes/AKIs e não há "botão simples luminoso" para o meu caso, só os de pressão ou então os "interruptor com sinalização". Também fui a uma loja especializada em Lisboa, a Robert Mauser, mas também só têm o de pressão (Legrand Suno 774013 http://www.mauser.pt/catalog/product_in ... s_id=55512).

Alguém onde posso encontrar tal interruptor luminoso, de preferência Legrand [Suno]? Agradeço toda a ajuda. Obrigado.

Nota: em último caso, posso pôr o de pressão mas antes tirava-lhe a mola? Ou seria uma asneira?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

O meu problema ainda não está resolvido. Procurei em Continentes/AKIs e não há "botão simples luminoso" para o meu caso, só os de pressão ou então os "interruptor com sinalização". Também fui a uma loja especializada em Lisboa, a Robert Mauser, mas também só têm o de pressão (Legrand Suno 774013 http://www.mauser.pt/catalog/product_in ... s_id=55512).

Alguém onde posso encontrar tal interruptor luminoso, de preferência Legrand [Suno]? Agradeço toda a ajuda. Obrigado.

Nota: em último caso, posso pôr o de pressão mas antes tirava-lhe a mola? Ou seria uma asneira?
Caro utilizador, a solução já foi mostrada. A razão de não haver, é que facilmente se transforma um interruptor sinalizador, em um interruptor luminoso, do que o contrário. Assim diminui-se stocks..., por isso é que se vê aflito em encontrar o dito...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Não deve procurar numa loja desse tipo, mas sim num bom distribuidor de material elétrico, e em Lisboa é coisa que não falta.

Cpts.
Energy
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Caro Ricardo F, como a caixa do interruptor só tem 2 fios para ligar, não tem muito por onde se enganar...
Retira o aparelho velho, o que quer substituir, e vai a esse armazém de artigos de electricidade e diz
que quer um igual, mas da marca e modelo que o colega quer...
Pergunte ao vendedor como liga, escreve num papel as instruções que ele lhe der e quando chegar a casa
desliga a luz no quadro, faz as ligações dos fios, liga o disjuntor no quadro... e voilá!
Cps
A. Castro

Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”