Amigos com o surgimento dos leds e o cada vez mais desaparecimento das lâmpadas incandescentes e de halogéneo as lâmpadas que habitualmente comprávamos em Watts passaram a vir identificadas com lúmens ou candelas, a minha dúvida é a seguinte, eu posso ter uma lâmpada com 1000cd com distintos tipos de lúmens não é?
Se pararmos à frente de um expositor de lâmpadas led poderemos ver que para os mesmos watts (antigos tipo 60W) temos marcas a dizer que é igual a 300 lúmens por exemplo. Eu queria substituir os meus projectores GUI10 de 50W halogéneo por algo em led o mais forte possivel, aparece-me imensas com 400lm e depois umas com 1000cd quais as que dão mais luz? Ambas consomem 5W....
Candelas Vs Lúmens
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
- Registado: 25 jul 2008, 15:13
- Agradecimento recebido: 10 vezes
Re: Candelas Vs Lúmens
És capaz de encontrar o caso contrário, ou seja, para a mesma potência (Watts) e fluxo luminoso (lumens) teres intensidades luminosas (candelas) diferentes consoante os ângulos de abertura das lâmpadas com reflector.
Uma imagem para saberes algumas das noções de luminotecnia. Se não tiver escrito na embalagem da lâmpada, não creio ser fácil fazeres a comparação entre duas lâmpadas com grandezas diferentes. Nas lâmpadas sem reflector (que emitem luz em todas as direcções) não deve ser comum aparecer o valor em candelas, porque não têm reflector que permita emitir lux numa dada direcção, mas...
Para saberes qual a melhor lâmpada compara as lâmpadas (actual com a de leds) através da mesmo parâmetro.
Uma imagem para saberes algumas das noções de luminotecnia. Se não tiver escrito na embalagem da lâmpada, não creio ser fácil fazeres a comparação entre duas lâmpadas com grandezas diferentes. Nas lâmpadas sem reflector (que emitem luz em todas as direcções) não deve ser comum aparecer o valor em candelas, porque não têm reflector que permita emitir lux numa dada direcção, mas...
Para saberes qual a melhor lâmpada compara as lâmpadas (actual com a de leds) através da mesmo parâmetro.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
Pois isso por aquilo que andei a investigar tinha ficado a perceber agora deveria era existir algum tipo de uniformização acerca do assunto pois eu apenas gostaria de substituir os meus focos de halogénio por uns leds que dessem o mesmo efeito tão e só isso.angel_of_diablo Escreveu:És capaz de encontrar o caso contrário, ou seja, para a mesma potência (Watts) e fluxo luminoso (lumens) teres intensidades luminosas (candelas) diferentes consoante os ângulos de abertura das lâmpadas com reflector.
Já tive a ver que esses focos que aparece em candelas tem um angulo de dispersão de cerca de 40º logo à partida não é isso que me interessa mas sim alguma coisa que espalhe mais a luz 90º a 120º...
Também é esquisito para os mesmos lúmens vir na caisa a designação que substituem os de 35W halogénio e outras os 50W...
L.Sousa
Amigos só par a informar que acabei por comprar no Leroy Merlin e aproveitando uma promoção de 2 Lexman GU10 5W 450 lúmens num ângulo de 100º a 9.99€ coloquei e dá uma luz ainda melhor do que as de halogéneo 50W que tinha e o preço é excelente ficou a menos de 5€ cada. Um abraço.
L.Sousa