Candelas Vs Lúmens

Responder
L.Sousa
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 set 2013, 15:32

Candelas Vs Lúmens

Mensagem por L.Sousa »

Amigos com o surgimento dos leds e o cada vez mais desaparecimento das lâmpadas incandescentes e de halogéneo as lâmpadas que habitualmente comprávamos em Watts passaram a vir identificadas com lúmens ou candelas, a minha dúvida é a seguinte, eu posso ter uma lâmpada com 1000cd com distintos tipos de lúmens não é?
Se pararmos à frente de um expositor de lâmpadas led poderemos ver que para os mesmos watts (antigos tipo 60W) temos marcas a dizer que é igual a 300 lúmens por exemplo. Eu queria substituir os meus projectores GUI10 de 50W halogéneo por algo em led o mais forte possivel, aparece-me imensas com 400lm e depois umas com 1000cd quais as que dão mais luz? Ambas consomem 5W....
L.Sousa
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: Candelas Vs Lúmens

Mensagem por angel_of_diablo »

És capaz de encontrar o caso contrário, ou seja, para a mesma potência (Watts) e fluxo luminoso (lumens) teres intensidades luminosas (candelas) diferentes consoante os ângulos de abertura das lâmpadas com reflector.

Uma imagem para saberes algumas das noções de luminotecnia.
angulo-de-iluminacao.jpg
Se não tiver escrito na embalagem da lâmpada, não creio ser fácil fazeres a comparação entre duas lâmpadas com grandezas diferentes. Nas lâmpadas sem reflector (que emitem luz em todas as direcções) não deve ser comum aparecer o valor em candelas, porque não têm reflector que permita emitir lux numa dada direcção, mas...

Para saberes qual a melhor lâmpada compara as lâmpadas (actual com a de leds) através da mesmo parâmetro.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
L.Sousa
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por L.Sousa »

angel_of_diablo Escreveu:És capaz de encontrar o caso contrário, ou seja, para a mesma potência (Watts) e fluxo luminoso (lumens) teres intensidades luminosas (candelas) diferentes consoante os ângulos de abertura das lâmpadas com reflector.

Uma imagem para saberes algumas das noções de luminotecnia.
angulo-de-iluminacao.jpg
Se não tiver escrito na embalagem da lâmpada, não creio ser fácil fazeres a comparação entre duas lâmpadas com grandezas diferentes. Nas lâmpadas sem reflector (que emitem luz em todas as direcções) não deve ser comum aparecer o valor em candelas, porque não têm reflector que permita emitir lux numa dada direcção, mas...

Para saberes qual a melhor lâmpada compara as lâmpadas (actual com a de leds) através da mesmo parâmetro.
Pois isso por aquilo que andei a investigar tinha ficado a perceber agora deveria era existir algum tipo de uniformização acerca do assunto pois eu apenas gostaria de substituir os meus focos de halogénio por uns leds que dessem o mesmo efeito tão e só isso.
Já tive a ver que esses focos que aparece em candelas tem um angulo de dispersão de cerca de 40º logo à partida não é isso que me interessa mas sim alguma coisa que espalhe mais a luz 90º a 120º...
Também é esquisito para os mesmos lúmens vir na caisa a designação que substituem os de 35W halogénio e outras os 50W...
L.Sousa
L.Sousa
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por L.Sousa »

Amigos só par a informar que acabei por comprar no Leroy Merlin e aproveitando uma promoção de 2 Lexman GU10 5W 450 lúmens num ângulo de 100º a 9.99€ coloquei e dá uma luz ainda melhor do que as de halogéneo 50W que tinha e o preço é excelente ficou a menos de 5€ cada. Um abraço.
L.Sousa
Responder

Voltar para “Dúvidas”