Soprar quadros electricos

Responder
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Soprar quadros electricos

Mensagem por BLima »

Viva malta!

Desculpem a minha pergunta, mas sempre ouvi que não se deve soprar, com ar comprimido, quadros eléctricos de comando e distribuição, pois o pó espalhasse e pode causar problemas. Porquê?

O pó é dieléctrico e isola os contactos? Já viram este tipo de problemas acontecer? Devem ser aspirados?

Obrigado.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Re: Soprar quadros electricos

Mensagem por Mário »

Boas
BLima Escreveu:Viva malta!
Desculpem a minha pergunta, mas sempre ouvi que não se deve soprar, com ar comprimido, quadros eléctricos de comando e distribuição, pois o pó espalhasse e pode causar problemas. Porquê?
O pó é dieléctrico e isola os contactos? Já viram este tipo de problemas acontecer? Devem ser aspirados?
Obrigado.
Eu até poderei utilizar o método de sopro por ar comprimido, mas todos vós não.

O ar comprimido contem água, que pode ser removido com um secador, mesmo com um secador normal (+2ºC) existe água, só utilizando secador de adsorção é que teremos o ar com teores diminutos de água (vapor de agua) mas existe sempre. Mas atenção, o ar ao ser expandido arrefece e vai condensar a humidade existente na atmosfera.

O pó ser dieléctrico depende do tipo de pó, mas pode ser inflamável, absorver humidade, etc... Também pode acontecer, o pó ser carregado de electricidade estática.

Os quadros devem de ser aspirados, dado que por sopro só estamos a mover o pó de um lado para o outro.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Mensagem por BLima »

Mário Escreveu:Boas
BLima Escreveu:Viva malta!
Obrigado.
Eu até poderei utilizar o método de sopro por ar comprimido, mas todos vós não.

O ar comprimido contem água, que pode ser removido com um secador, mesmo com um secador normal (+2ºC) existe água, só utilizando secador de adsorção é que teremos o ar com teores diminutos de água (vapor de agua) mas existe sempre. Mas atenção, o ar ao ser expandido arrefece e vai condensar a humidade existente na atmosfera.

O pó ser dieléctrico depende do tipo de pó, mas pode ser inflamável, absorver humidade, etc... Também pode acontecer, o pó ser carregado de electricidade estática.

Os quadros devem de ser aspirados, dado que por sopro só estamos a mover o pó de um lado para o outro.

Cump.
Mário
Obrigado Mário!

Tem lógica.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Agradecimento recebido: 80 vezes

Mensagem por ohmico »

Boas,

com a sopragem está a meter o pó onde ele nunca esteve.

Isto também é válido para a lavagem.

Ohmico
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
Eu opto sempre pela aspiração dos Q.E no final das obras, e nas manutenções, pois o pó entra por tudo quanto é sitio.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Dúvidas”