Técnico de AVAC - dúvida
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Técnico de AVAC - dúvida
Bom dia.
Gostaria de pedir a alguém dentro desta área que me explicasse, qual o significado da designação "nível 3", no título de Técnico de Instalação e Manutenção de Sistemas de Climatização de nível 3.
Grato pela ajuda que possam dispensar.
Gostaria de pedir a alguém dentro desta área que me explicasse, qual o significado da designação "nível 3", no título de Técnico de Instalação e Manutenção de Sistemas de Climatização de nível 3.
Grato pela ajuda que possam dispensar.
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
Re: Técnico de AVAC - dúvida
tem a ver com a classificação europeia, é uma especie de standartização
o nivel 3 corresponde ao 12ª ano nacional, atenção, corresponde, não é equivalente
agora , a vantagem desse curso, é, a abilitação directa a classe B de referigerantes, e de TIM 3
o nivel 3 corresponde ao 12ª ano nacional, atenção, corresponde, não é equivalente
agora , a vantagem desse curso, é, a abilitação directa a classe B de referigerantes, e de TIM 3
Jaime Reis
-
- Velha Guarda
Boa tarde.
Caro colega, agradeço imenso a sua ajuda, mas eu sou um leigo na matéria e infelizmente fiquei na mesma.
Atenção que isto não é um curso, mas sim uma função.
Vou colocar a questão doutra maneira...eu sei que estou habilitado a desempenhar esta função, de técnico de instalação e manutenção de sistemas de climatização. O que eu não sei é o significado do nível, e se existem outros mais elevados.
Já agora, esta função permite passar um certificado de conformidade a uma instalação de AVAC?
Obrigado.
Caro colega, agradeço imenso a sua ajuda, mas eu sou um leigo na matéria e infelizmente fiquei na mesma.

Atenção que isto não é um curso, mas sim uma função.
Vou colocar a questão doutra maneira...eu sei que estou habilitado a desempenhar esta função, de técnico de instalação e manutenção de sistemas de climatização. O que eu não sei é o significado do nível, e se existem outros mais elevados.
Já agora, esta função permite passar um certificado de conformidade a uma instalação de AVAC?
Obrigado.
-
- Quadro de Honra
acho que entre tanto já alterou
mas existia o nivel 4 - CET - formação pós-secundaria - Curso de Especialização Tecnologico
já com o processo de bolonha, tinha o nivel 5 - Licenciado , nivel 6 - Mestrado, não sei se existiam mais classificações
TIM 3 habilita-o á responsabilidade na manutenção superior a 100kW de potencia de frio instalado, para certificação energetica só Perito em QAI, isto é para engenheiros ou arquitetos que tenham a formação QAI
mas existia o nivel 4 - CET - formação pós-secundaria - Curso de Especialização Tecnologico
já com o processo de bolonha, tinha o nivel 5 - Licenciado , nivel 6 - Mestrado, não sei se existiam mais classificações
TIM 3 habilita-o á responsabilidade na manutenção superior a 100kW de potencia de frio instalado, para certificação energetica só Perito em QAI, isto é para engenheiros ou arquitetos que tenham a formação QAI
Última edição por jaimereis em 20 out 2011, 17:51, editado 1 vez no total.
Jaime Reis
-
- Velha Guarda
Boa tarde.
Bem, como lhe disse antes, eu estou habilitado a essa função, bem como:
‐ Técnico de Instalação e Manutenção de Sistemas de Climatização
‐ Técnico de Qualidade do Ar Interior
‐ Técnico Responsável pelo Funcionamento.
Agora, eu penso que a certificação que mencionei (a qual me foi exigida no âmbito de concurso a uma oferta de trabalho), não tenha a ver com a certificação energética, mas sim com a conformidade da instalação em si. Ou estarei errado?
Bem, como lhe disse antes, eu estou habilitado a essa função, bem como:
‐ Técnico de Instalação e Manutenção de Sistemas de Climatização
‐ Técnico de Qualidade do Ar Interior
‐ Técnico Responsável pelo Funcionamento.
Agora, eu penso que a certificação que mencionei (a qual me foi exigida no âmbito de concurso a uma oferta de trabalho), não tenha a ver com a certificação energética, mas sim com a conformidade da instalação em si. Ou estarei errado?
-
- Quadro de Honra
posso falar com os meus colegas, mas penso que isso tenha a ver com projecto de AVAC, se voçê tem essas habilitações, penso que está em condições de avaliar o projecto, quem mais para certificar a instalação?
penso que sim que está apto, sinceramente não estou a ver mais , ao principio pensei que fosse outra situação, mas como estou abituado ás abreviatura não pensei, peço desculpa
TIM 3; TQAI; TRF, mas penso que existe ainda o Perito Qualificado, não se tem influencia, não sei se é este que decide, o meu chefe fez agora um exame agora na ADENE para Perito, vou lhe perguntar
penso que sim que está apto, sinceramente não estou a ver mais , ao principio pensei que fosse outra situação, mas como estou abituado ás abreviatura não pensei, peço desculpa
TIM 3; TQAI; TRF, mas penso que existe ainda o Perito Qualificado, não se tem influencia, não sei se é este que decide, o meu chefe fez agora um exame agora na ADENE para Perito, vou lhe perguntar
Jaime Reis
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 25 out 2011, 19:30
Boa Tarde, não sei se não é tarde para o puder ajudar...
Desde 2006 saiu um Decreto de Lei, mais precisamente o Decreto-Lei n.º 79/2006, se ler este decreto, ficará a entender a questão.
Para se ser TIM 3 (que é a designação, Técnico de Instalação e Manutenção de Sistemas de Climatização de nível 3) necessita ter um curso de Técnico de Refrigeração e Climatização nivel 3, acreditado pela ADENE, um curso de QAI, e enviar a documentação necessária para a ADENE, de forma a o processo ser finalizado, não sendo necessário ter um curso superior. Para melhor comprensão, aconselho a visitar o site da ADENE, clique na sub-secção Certificação Energética e Ar Interior http://www.adene.pt/pt-pt/SubPortais/SC ... fault.aspx
Como também a ler o Decreto de Lei 79/2006
Espero ter ajudado
Rui Pedro
Desde 2006 saiu um Decreto de Lei, mais precisamente o Decreto-Lei n.º 79/2006, se ler este decreto, ficará a entender a questão.
Para se ser TIM 3 (que é a designação, Técnico de Instalação e Manutenção de Sistemas de Climatização de nível 3) necessita ter um curso de Técnico de Refrigeração e Climatização nivel 3, acreditado pela ADENE, um curso de QAI, e enviar a documentação necessária para a ADENE, de forma a o processo ser finalizado, não sendo necessário ter um curso superior. Para melhor comprensão, aconselho a visitar o site da ADENE, clique na sub-secção Certificação Energética e Ar Interior http://www.adene.pt/pt-pt/SubPortais/SC ... fault.aspx
Como também a ler o Decreto de Lei 79/2006
Espero ter ajudado
Rui Pedro
E então quem é licenciado em engenharia mecânica o que é que necessita?jaimereis Escreveu:tem a ver com a classificação europeia, é uma especie de standartização
- cduque
- Curioso
- Registado: 01 ago 2014, 10:27
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 3 times
Bom dia,paulo66 Escreveu:E então quem é licenciado em engenharia mecânica o que é que necessita?jaimereis Escreveu:tem a ver com a classificação europeia, é uma especie de standartização
TIM significa Técnico de Instalação e Manutenção. Um técnico com nível TIM III fica credenciado para instalação e manutenção de instalações mecânicas com mais de 100 kW de potência térmica nominal.
Para obter este estatuto é necessário ter pelo menos o nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações (ensino secundário) e obter aprovação num curso de uma entidade credenciadora ou, para pessoas que já trabalham na área, demonstrar experiência mínima de 3 anos e obter aprovação num exame. Um licenciado em engenharia mecânica tem condições para entrar no curso mas tem sempre que obter aprovação na formação específica.
Mais informações em: http://www.academiaadene.pt/pt/frms/ace ... introducao ou http://www.centerm.pt/certificacaoenergetica.html
Espero ter ajudado no esclarecimento.
- cduque
- Curioso
- Registado: 01 ago 2014, 10:27
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 3 times
Esta certificação diz respeito às actividades a executar no âmbito do SCE (Sistema de Certificação Energética aplicável aos edifícios).
Os Técnicos de Manutenção e Instalação de Edifícios e Sistemas, exercem as atividades previstas em conformidade com as metodologias técnicas e regulamentares do SCE, conduzindo os respetivos processos em ligação com a entidade gestora do SCE.
- Planeamento;
- Verificação;
- Gestão da utilização de energia;
- Instalação e manutenção
relativo a edifícios e sistemas técnicos, nos termos previstos no DL 118/2013.
Para poder estar registado com esta actividade a certificação e inscrição na ADENE é indispensável independentemente da qualificação académica que se tenha acima do nível 4.
A lei está feita assim e também esta resulta dos regulamentos comunitários...
Os Técnicos de Manutenção e Instalação de Edifícios e Sistemas, exercem as atividades previstas em conformidade com as metodologias técnicas e regulamentares do SCE, conduzindo os respetivos processos em ligação com a entidade gestora do SCE.
- Planeamento;
- Verificação;
- Gestão da utilização de energia;
- Instalação e manutenção
relativo a edifícios e sistemas técnicos, nos termos previstos no DL 118/2013.
Para poder estar registado com esta actividade a certificação e inscrição na ADENE é indispensável independentemente da qualificação académica que se tenha acima do nível 4.
A lei está feita assim e também esta resulta dos regulamentos comunitários...
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
cduque Escreveu:Bom dia,paulo66 Escreveu:E então quem é licenciado em engenharia mecânica o que é que necessita?jaimereis Escreveu:tem a ver com a classificação europeia, é uma especie de standartização
TIM significa Técnico de Instalação e Manutenção. Um técnico com nível TIM III fica credenciado para instalação e manutenção de instalações mecânicas com mais de 100 kW de potência térmica nominal.
Para obter este estatuto é necessário ter pelo menos o nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações (ensino secundário) e obter aprovação num curso de uma entidade credenciadora ou, para pessoas que já trabalham na área, demonstrar experiência mínima de 3 anos e obter aprovação num exame. Um licenciado em engenharia mecânica tem condições para entrar no curso mas tem sempre que obter aprovação na formação específica.
Mais informações em: http://www.academiaadene.pt/pt/frms/ace ... introducao ou http://www.centerm.pt/certificacaoenergetica.html
Espero ter ajudado no esclarecimento.
Cuidado, o nível secundário normal, é nível 3:
Nível 3
Ensino secundário vocacional para o prosseguimento de estudos de nível superior (cursos científico-humanísticos)
Nível 4
Ensino secundário obtido por percursos de dupla certificação (cursos profissionais, cursos de aprendizagem, cursos de educação e formação ou cursos artísticos-especializados no domínio das artes visuais ou audiovisuais) ou ensino secundário vocacionado para o prosseguimento de estudos de nível superior acrescido de estágio profissional de um mínimo de 6 meses