Olá a todos!
A minha senhoria tem um dijuntor diferencial que esta sempre a disparar, sempre que ela abre a maquina de lavar loiça o dijuntor dispara.
Estive a ver tudo atentamente e não vi nenhum fio descarnado em contacto com a superficie metalica da maquina, isto exteriormente porque não abri a maquina para ver a cablagem.
Mas reparei que a maquina de lavar loiça esta muito, mesmo muito junta com a maquina da roupa quase massa com massa.
A minha teoria é esta e corrigam-me se estou a dizer algum dispara-te, ou expressem se quiserem as vossas ideias.
Uma vez que o dijuntor diferencial detecta qualquer diferença de potencial, e ambas as maquinas tem protecção terra, sempre que existe alguma vibração que faça as duas maquinas tocarem-se o diferencial dispara; é o diferencial a reconhecer que outro contacto terra (massa) esta a interferir mas depois de rearmar tudo fica bem ate ao proximo contacto.
Confirmem-me se estou a inventar muito, porque se assim for vou ter que ver a cablagem no interior provavelmente.
Espero ter sido claro e agradeço a vossa opinião.
Obrigado.
Dijuntor diferencial dispara
Re: Dijuntor diferencial dispara
Do pouco que sei o diferencial dispara se há uma diferença entre a corrente de fase e a corrente de neutro: o fio terra serve para ao ligar as massas à terra, escoar essa corrente elétrica evitando um contato indireto.
Penso que algures no circuito está a ocorrer um defeito de isolamento que provoca uma corrente de fuga... e o diferencial está a atuar.
Só por curiosidade o diferencial está a proteger só essa máquina? Qual a corrente diferencial para a qual ele atuará?
Penso que algures no circuito está a ocorrer um defeito de isolamento que provoca uma corrente de fuga... e o diferencial está a atuar.
Só por curiosidade o diferencial está a proteger só essa máquina? Qual a corrente diferencial para a qual ele atuará?
-
- Curioso
- Registado: 04 nov 2011, 11:58
- Profissão: Electricista nivel 4
Olá maj.lraep.
De facto voçe tem razão eu ja estava a misturar um pouco as coisas, deve ser realmente algum fio queimado ou descarnado a tocar na massa da maquina de lavar.
O diferencial esta a protejer as duas maquinas e mais coisas na cozinha.
Esta situação passa-se em inglaterra, e não tenho comigo qualquer equipamento ou pinça amperimetrica, para já esta tudo a funcionar, mas penso que será uma questão de tempo até voltar a dar problemas, o melhor é ir a um tecnico para rever a cablagem.
Eu tambem não consigo fazer nada porque a maquinas estão no balção da cozinha e estão tão encrustadas e unidas que não consigo sozinho tira-la do sitio para ver melhor.
De qualquer forma agradeço a sua atenção e disponibilidade. abraço e Obrigado.
De facto voçe tem razão eu ja estava a misturar um pouco as coisas, deve ser realmente algum fio queimado ou descarnado a tocar na massa da maquina de lavar.
O diferencial esta a protejer as duas maquinas e mais coisas na cozinha.
Esta situação passa-se em inglaterra, e não tenho comigo qualquer equipamento ou pinça amperimetrica, para já esta tudo a funcionar, mas penso que será uma questão de tempo até voltar a dar problemas, o melhor é ir a um tecnico para rever a cablagem.
Eu tambem não consigo fazer nada porque a maquinas estão no balção da cozinha e estão tão encrustadas e unidas que não consigo sozinho tira-la do sitio para ver melhor.
De qualquer forma agradeço a sua atenção e disponibilidade. abraço e Obrigado.
APV
-
- Curioso
- Registado: 23 ago 2012, 15:56
O diferencial está em constante vigilância assim que que se dá um defeito de isolamento de valor para o qual ele está concebido no circuito que ele protege tem a obrigação de desligar o circuito. No caso dessa máquina alem da cablagem verificar os condensadores. Não creio que por as máquinas tocarem umas nas outras desligue o diferencial a não ser que uma tenha ligação terra e outra não e possa estar com defeito.