Rede de terras para a estrutura de betão a construir

maj.lraep
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 12 ago 2014, 12:42

Re: Rede de terras para a estrutura de betão a construir

Mensagem por maj.lraep »

parreirajoao Escreveu: A norma indica claramente se não for possível formar um anel no exterior, este ficará instalado no interior da estrutura.
Este ponto é que tenho dúvidas: eu posso colocar fita de aço cobreado na estrutura de ferro para o betão (fixando com soldaduras alumino/)
Mas no fim tenho de deixar sempre algumas pontas para posterior fixação de piquet's (com os 250 microns de espessura de cobre), correto?

Não estou a perceber é como um anel "embutido" no betão consegue transmitir a energia elétrica de uma descarga à terra. Desconhecia esse facto...

Já agora costuma dimensionar alguma estrutura de visita aos piquet's ou ao anel?

(Falando da minha experiência pessoal, apenas tenho acompanhado obras em que o sistema de terras é com base em piquet's soldados a uma fita de aço cobreada embutida no betão - onde deixou-se pontas a montante para os barramentos de terras, e a jusante para os piquet's)

Muito obrigado pela atenção.
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Rede de terras para a estrutura de betão a construir

Mensagem por parreirajoao »

maj.lraep Escreveu:
parreirajoao Escreveu: A norma indica claramente se não for possível formar um anel no exterior, este ficará instalado no interior da estrutura.
Este ponto é que tenho dúvidas: eu posso colocar fita de aço cobreado na estrutura de ferro para o betão (fixando com soldaduras alumino/)

Não vale a pensa ser de aço cobreado. Basta aço galvanizado, que é mais barato.

Sim, pode e deve. A norma recomenda que esta fita seja interligada com o ferro da construção civil.

Mas no fim tenho de deixar sempre algumas pontas para posterior fixação de piquet's (com os 250 microns de espessura de cobre), correto?

Eu recomendo que deixe e que além da rede embebida no betão e que traga essa rede para fora (os cabos devem de ser isolados, para proteção contra a corrosão), para posterior ligação à rede de terras enterrada.

Normalmente em grandes obras e com grande comprimento do anel de terras não faz nenhum sentido estar a colocar electrodos do tipo "piquet".

Se necessitar de melhorar as tensões de passo e de contacto, uma das maneiras, será colocar piquets nos cantos da rede de terras. Veja os exemplos de cálculo na IEEE 80.

Não estou a perceber é como um anel "embutido" no betão consegue transmitir a energia elétrica de uma descarga à terra. Desconhecia esse facto...

Devido às características higroscópicas do betão, faz baixar a resistência do electrodo de terra.

Já agora costuma dimensionar alguma estrutura de visita aos piquet's ou ao anel?

Já fiz instalações em que colocando piquets, coloco caixas de visita. Podem ser do tipo manilhas com tampa. Não se esqueça do ligador amovível, para possível medição da resistência eletrica do piquet.

(Falando da minha experiência pessoal, apenas tenho acompanhado obras em que o sistema de terras é com base em piquet's soldados a uma fita de aço cobreada embutida no betão - onde deixou-se pontas a montante para os barramentos de terras, e a jusante para os piquet's)

Muito obrigado pela atenção.
Responder

Voltar para “Dúvidas”