Mais um com problemas de "Ruídos"

PedroA
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 23 ago 2014, 20:44

Mais um com problemas de "Ruídos"

Mensagem por PedroA »

Boas!

Sou novo aqui no Fórum, não sou electricista, mas ando com um problema já há uns meses e ainda não vi solução.

O ruído em questão é o seguinte:
http://soundclick.com/share.cfm?id=12895107

Sou músico e tenho um pequeno estúdio em casa onde ensaio, gravo e passo grande parte do meu tempo.
Desde Maio deste ano que notei esse ruído a aparecer nos meus amplificadores e aparelhos de som cá em casa e, não contente com a situação, levei os aparelhos a um técnico qualificado para os reparar o qual mos devolveu (sem cobrar nada) porque não havia nada de errado com eles!

Como sou desconfiado por natureza, e não fiquei muito convencido, trouxe material emprestado cá para casa e também faziam este ruído! Daí concluí que não poderia ser dos meus amplificadores, nem dos meus amigos, porque fora de minha casa tudo funcionava na perfeição.

Reparei, também, ao ouvir música com auscultadores ligados ao meu computador o ruído aparecia também...o mesmo ruído que me aparecia nos amplificadores que uso nos ensaios!

Foi então que me apercebi e convenci que não havia nada de mal neles e aponto o dedo à electricidade cá de casa.

Chamei um electricista e a primeira coisa que ele notou foi que a tensão era baixa (rondava os 215/220 volts) e instalou-se um varão de terra novo (que media 100ohms, se não me engano) e ele apontou o dedo à fraca tensão. O que é certo é que posso alterar a voltagem que corre nos meus amplificadores e seleccionei os 220v e ainda assim o ruído aparece! Liguei ao electricista a explicar-lhe a situação e ele falou-me que isto seria uma interferência de algum electrodoméstico, cheio de certezas. Desliguei tudo o que havia ligado cá casa à excepção dos meus amplificadores e o ruído volta a aparecer.

Foi então que experimentei ir a casa de uns vizinhos, também eles músicos, e eles também se queixavam deste ruído ensurdecedor o que por um lado me tranquilizou (o problema pode não ser da minha casa) mas também me desmotivou ainda mais para solucionar o problema (não sei do que possa ser).

Alguém tem uma sugestão? Vale a pena contactar a EDP? Poderá ser algum problema com os postes?

Agradecia qualquer ajuda

Obrigado
Pedro
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Re: Mais um com problemas de "Ruídos"

Mensagem por nelmindo »

A tensão mesmo a 220V não é razão para o ruído. O problema é a poluição eletromagnética. A sua tensão deve estar cheia de harmónicos. Solicitar uma análise a uma empresa, para sugerir um filtro para os hamonicos em causa, já que se diz que desligou tudo e ruído continua...

Pelo barulho, parece um driver de um motor qualquer.
PedroA
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por PedroA »

Obrigado pela dica!

Reforço que desliguei tudo em casa, incluindo bomba do furo, congelador e frigoríficos...Como pode ser um driver de um motor com tudo desligado?

Será possível a poluição eletromagnética se alastre para outras casas? Ou provenha de outras casas?
A que empresas posso recorrer para essa filtragem?
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Concordo com o colega nelmindo.
E uma vez que diz que os seus vizinhos também têm o mesmo problema, é provável que o mesmo tenha origem em alguma instalação ai perto, talvez industrial.
Existem várias empresas que podem fazer fazer uma análise à sua instalação, depende da zona do país em que se encontra.
PedroA
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por PedroA »

Eu resido em Campizes, uma aldeia do distrito de Coimbra...Podem-me indicar alguma empresa? E em quanto fica essa anális€?
Vale a pena expor a situação à EDP ou não é nada com eles?
PedroA
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por PedroA »

Reparei hoje que no telefone fixo também aparece o mesmo ruído...Será que a linha telefónica estará a interferir?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

PedroA Escreveu:Reparei hoje que no telefone fixo também aparece o mesmo ruído...Será que a linha telefónica estará a interferir?
Nope. É algum equipamento ligado à rede eléctrica.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Mensagem por jaimereis »

hummm... à dias li em algures que um sistema inverter avariado dum fotovoltaico que podia provocar ruído na linha em que estivesse instalado....

poderá ser isso, ??

alguém na sua zona tem instalado os ditos painéis fotovoltaicos???
Jaime Reis
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas

Também pode ser, antenas, linhas de alta tensão, radares, emissores etc...

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
PedroA
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por PedroA »

Sei que na minha aldeia existem pessoas, eu entre elas, que possuem paineis solares mas que se cingem ao aquecimento de água...julgo que por cá ninguém tem paineis solares fotovoltaico (servem para criar energia eléctrica certo?)

Esta semana falei com um agente da EDP que me agendou uma auditoria ao sistema electrico, não sei se adiantará grande coisa, mas não sei para onde me hei-de virar. :(
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

[quote="PedroA"]Sei que na minha aldeia existem pessoas, eu entre elas, que possuem paineis solares mas que se cingem ao aquecimento de água...julgo que por cá ninguém tem paineis solares fotovoltaico (servem para criar energia eléctrica certo?)correcto, e estão , normalmente em "paralelo" com a rede electrica....

Esta semana falei com um agente da EDP que me agendou uma auditoria ao sistema electrico, não sei se adiantará grande coisa, mas não sei para onde me hei-de virar. asão eles que tem que assegurar a rede electrica....como tal, esta tem que vir "limpinha"
Jaime Reis
PedroA
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por PedroA »

Já cá passou hoje um piquete da EDP e por sinal foi bem competente! Apontou logo o dedo aos paineis do meu vizinho da frente que foram postos sensivelmente em Maio (altura em que me apareceram estes ruídos)...Para a semana vai-me instalar cá em casa um aparelho para registar frequências/tensão/afins e ver se é registado alguma anomalia...caso não registe vai deixar outro aparelho, mais rigoroso nas análises :)

Já começo a ver uma luz ao fundo do tunel!

Obrigado, desde já, pela vossa ajuda!
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

PedroA Escreveu:Já cá passou hoje um piquete da EDP e por sinal foi bem competente! Apontou logo o dedo aos paineis do meu vizinho da frente que foram postos sensivelmente em Maio (altura em que me apareceram estes ruídos)...Para a semana vai-me instalar cá em casa um aparelho para registar frequências/tensão/afins e ver se é registado alguma anomalia...caso não registe vai deixar outro aparelho, mais rigoroso nas análises :)

Já começo a ver uma luz ao fundo do tunel!

Obrigado, desde já, pela vossa ajuda!

mas são fotovoltaicos???
Jaime Reis
PedroA
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por PedroA »

São diferentes dos que tenho em minha casa...talvez sejam, não sei dizer ao certo :)
Mas o piquete da EDP apontou aos paineis solares do vizinho da frente! Não quis afirmar nada sem certezas mas disse que muito provavelmente vinha dali...
PedroA
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por PedroA »

Hoje passou cá o piquete da EDP para vir buscar o Eletrocorder, vamos ver o resultado dos testes :)
Ainda falei com ele por causa dos paineis do meu vizinho que, no final de contas, não são os do meu vizinho...fizeram mesmo uma terreno cheio de paineis fotovoltaicos aí a 1km de minha casa!

Também comentámos que o problema poderia ser da Anacom :?

Vou esperar para ver...
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”