Bom dia,
estou a fazer um projecto que por falta de espaço e devido ao próprio terreno temos de colocar painéis debaixo de linhas MT e linhas de AT.
Consultamos a DGEG e na altura telefonicamente afirmaram-nos que não havia problema! Bem agora quero algo por escrito e dizem-me para ir ver a legislação!!
Então eu já dei uma leitura em 3 documentos:
FAQ REN - Que diz não é proibido construir debaixo de linhas , desde que se cumpre as distancias de segurança. Aqui a minha questão é qual a distancia de segurança que eu devo ter em conta?
Regras de Seg. a Inst de MAT e AT - que indica que é necessário o licenciamento autárquico com parecer prévio favoravel da REN ou DGEG - no entanto estes manda-me ir ver a legislação!!
Depois temos o RSLEAT - que não é explicita se pudemos ou não construir debaixo de linhas e quais a distancias que temos de construir face a este tipo de construção.
Alguém já teve este problema com algum tipo de instalação? Conhecem instalações construídas debaixo de linhas MT ou AT? Pelo que já li penso que não seja proibido, mas o que pode condicionar a sua construção?
Construção de um PV debaixo de linhas MT e AT
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
Re: Construção de um PV debaixo de linhas MT e AT
Eu andei a ver uns terrenos para uns PIPs de um promotor e a ideia que ue tenho é que não se deve de instalar nada por debaixo das linhas, devido ao problema do sombreamento e manutenção (limpeza) futura dos paineis.
É óbvio que deverá de haver um corredor com uma distância minima de 3 metros para cada lado.
Normalmente em linhas de MT é normal deixar-se um espaço de 3 metros para cada lado
É óbvio que deverá de haver um corredor com uma distância minima de 3 metros para cada lado.
Normalmente em linhas de MT é normal deixar-se um espaço de 3 metros para cada lado
EGL Escreveu:Bom dia,
estou a fazer um projecto que por falta de espaço e devido ao próprio terreno temos de colocar painéis debaixo de linhas MT e linhas de AT.
Consultamos a DGEG e na altura telefonicamente afirmaram-nos que não havia problema! Bem agora quero algo por escrito e dizem-me para ir ver a legislação!!
Então eu já dei uma leitura em 3 documentos:
FAQ REN - Que diz não é proibido construir debaixo de linhas , desde que se cumpre as distancias de segurança. Aqui a minha questão é qual a distancia de segurança que eu devo ter em conta?
Regras de Seg. a Inst de MAT e AT - que indica que é necessário o licenciamento autárquico com parecer prévio favoravel da REN ou DGEG - no entanto estes manda-me ir ver a legislação!!
Depois temos o RSLEAT - que não é explicita se pudemos ou não construir debaixo de linhas e quais a distancias que temos de construir face a este tipo de construção.
Alguém já teve este problema com algum tipo de instalação? Conhecem instalações construídas debaixo de linhas MT ou AT? Pelo que já li penso que não seja proibido, mas o que pode condicionar a sua construção?
-
- Técnico Dedicado
mais uma dica:
Não te esqueças de averiguar se o terreno está classificado com RAN ou REN.
parreirajoao Escreveu:mais uma dica:
Bem esse é um dos problemas que nos assombra agora, é uma zona RAN (estamos a tratar agora das autorizações!!)
Quanto ao sombreamento não temos muitos problemas, maior é mesmo ter o parecer favorável das entidades, que não se pronunciam quanto ao assunto, e na legislação parece me que não há nada que diga que não podemos construir...bem sinto me de mãos atadas!!!
-
- Velha Guarda
- Registado: 08 mai 2008, 17:52
- Has thanked: 6 times
Boa tarde,
Venho desenterrar este tópico pois esta duvida foi colocada num projecto de um parque Fv que tenho entre mãos.
É proibido colocar qualquer infraestrutura ( PT´s PS, painéis) por baixo da linha?
No Regulamento_de_Seguranca_de_Ln_Electrica_de_A.T diz que tem de guardar uma distancia das linhas aos edifícios segundo a formula:
D=3+0.0075U.
Agradeço o vosso feedback
Venho desenterrar este tópico pois esta duvida foi colocada num projecto de um parque Fv que tenho entre mãos.
É proibido colocar qualquer infraestrutura ( PT´s PS, painéis) por baixo da linha?
No Regulamento_de_Seguranca_de_Ln_Electrica_de_A.T diz que tem de guardar uma distancia das linhas aos edifícios segundo a formula:
D=3+0.0075U.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Artigo 29.º do RSLEAT.migjac Escreveu:Boa tarde,
D=3+0.0075U.
É a fórmula indicada mas o mínimo são 4 metros, ou seja, se na fórmula der menos de 4 metros o mínimo a respeitar são 4 metros. Esta distância deve ser garantida nas condições de flecha máxima.
-
- Técnico Dedicado
Vejam a resposta à pergunta 3.4
migjac Escreveu:Boa tarde,
D=3+0.0075U.
- Anexos
-
- AF_Folheto_FAQsTransporteEnergia.07.05.14.pdf
- (58.26 KiB) Transferido 121 vezes