Dispositivo de Proteção contra Surtos Atmosféricos

deepshoot
Curioso
Curioso
Registado: 02 abr 2007, 00:36

Dispositivo de Proteção contra Surtos Atmosféricos

Mensagem por deepshoot »

Viva,

é comum a instalação de Dispositivo de Proteção contra Surtos Atmosféricos em residências onde a instalação é alimentada por rede aérea?

Estou a pensar remodelar a instalação elétrica aqui de casa e gostava de saber se é comum e/ou boa prática aplicar um destes dispositivos.

Qual o preço de um dispositivo destes?

Abraço e obrigado desde já pela atenção.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Dispositivo de Proteção contra Surtos Atmosféricos

Mensagem por nelmindo »

deepshoot Escreveu:Viva,

é comum a instalação de Dispositivo de Proteção contra Surtos Atmosféricos em residências onde a instalação é alimentada por rede aérea? Não há dados para saber se é comum.

Estou a pensar remodelar a instalação elétrica aqui de casa e gostava de saber se é comum e/ou boa prática aplicar um destes dispositivos. Comum já respondido, boa prática sim

Por ser um pouco caro +/-100€, mais ainda o disjuntor ou fusíveis, o que obriga a disponibilizar uma "carrada" de módulos, que qualquer empreiteiro se recusa a instalar nas obras que faz. Porque aumenta ainda mais o quadro, que assusta os clientes; que lhe faz aumentar o custo da instalação, diminuindo o lucro. De reparar que as obras não tendo projecto, são reduzidas ao mínimo essencial obrigatório, por imposição do empreiteiro e não se preocupa com o depois...

Por exemplo, um amperímetro e voltímetro deveria ter para monitorizar consumos e tensão fornecida pelo distribuidor, uma armadura de emergência junto do quadro, para rearmar algum dos dispositivos que dispare. Repare que nem um sinalizador de fase os empreiteiros instalam... Não custa mais do que 10€ e ocupa 2 módulos (com fusível claro...). Por isso, embora não exista dados relativamente às respostas dadas anteriormente, pela pouca experiência que tive, nunca vi um instalado em habitações. Nas duas mais recentes já, uma porque sou proprietário, na outra porque sou eu o responsável indirecto...
deepshoot
Curioso
Curioso
Registado: 02 abr 2007, 00:36

Mensagem por deepshoot »

nelmindo Escreveu:
deepshoot Escreveu:Viva,

é comum a instalação de Dispositivo de Proteção contra Surtos Atmosféricos em residências onde a instalação é alimentada por rede aérea? Não há dados para saber se é comum.

Estou a pensar remodelar a instalação elétrica aqui de casa e gostava de saber se é comum e/ou boa prática aplicar um destes dispositivos. Comum já respondido, boa prática sim

Por ser um pouco caro +/-100€, mais ainda o disjuntor ou fusíveis, o que obriga a disponibilizar uma "carrada" de módulos, que qualquer empreiteiro se recusa a instalar nas obras que faz. Porque aumenta ainda mais o quadro, que assusta os clientes; que lhe faz aumentar o custo da instalação, diminuindo o lucro. De reparar que as obras não tendo projecto, são reduzidas ao mínimo essencial obrigatório, por imposição do empreiteiro e não se preocupa com o depois...

Por exemplo, um amperímetro e voltímetro deveria ter para monitorizar consumos e tensão fornecida pelo distribuidor, uma armadura de emergência junto do quadro, para rearmar algum dos dispositivos que dispare. Repare que nem um sinalizador de fase os empreiteiros instalam... Não custa mais do que 10€ e ocupa 2 módulos (com fusível claro...). Por isso, embora não exista dados relativamente às respostas dadas anteriormente, pela pouca experiência que tive, nunca vi um instalado em habitações. Nas duas mais recentes já, uma porque sou proprietário, na outra porque sou eu o responsável indirecto...

Obrigado pela resposta nelmind :)
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

É uma boa prática ainda para mais sendo a rede de distribuição aérea.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
L.Sousa
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 set 2013, 15:32

Mensagem por L.Sousa »

joaoosvaldo Escreveu:É uma boa prática ainda para mais sendo a rede de distribuição aérea.
Já agora deixo aqui a pergunta e na rede da cidade onde os cabos estão enterrados pelo chão também poderão ocorrer essas descargas?
L.Sousa
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

L.Sousa Escreveu:
joaoosvaldo Escreveu:É uma boa prática ainda para mais sendo a rede de distribuição aérea.
Já agora deixo aqui a pergunta e na rede da cidade onde os cabos estão enterrados pelo chão também poderão ocorrer essas descargas?
Sim, mas a probabilidade é muito reduzida. Repare que não é o ramal aéreo que pode causar problema, mas a instalação no seu todo. Que garantias tem que um vizinho até com um prédio mais alto que o seu, parte da instalação dele faça de para raios? Por exemplo um candeeiro?
L.Sousa
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por L.Sousa »

Obrigado pela dica o meu prédio sei que tem pára-raios, mas realmente não sei se os vizinhos também tÊm. Então se eu quisesse ficar protegido contra sobre-tensões o que deveria instalar no meu Quadro Geral?
L.Sousa
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Been thanked: 17 times

Mensagem por parreirajoao »

Deve de instalar SPDs (Surge Protection Devices) do tipo II.

http://www.qenergia.pt/content/index.ph ... fo&rec=358
L.Sousa Escreveu:Obrigado pela dica o meu prédio sei que tem pára-raios, mas realmente não sei se os vizinhos também tÊm. Então se eu quisesse ficar protegido contra sobre-tensões o que deveria instalar no meu Quadro Geral?
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Apenas umas dicas sobre este assunto da proteção contra descargas atmosféricas (PCDA).

Normalmente antes de se prever equipamentos para PCDA, as normas (IEC 62305) recomendam que se faça uma Análise de Risco e verificar qual o risco obtido.

Em função disso, prever as proteções adequadas.

Hoje em dia já existem softwares que efetuam esta analise de risco.

Nós temos a NP4426, que também pode ser utilizada para esse fim. Eu já utilizei em alguns projetos, para determinar o nível de proteção da instalação e com base nisso definir o raio da esfera fictícia.

Um dos inputs importantes para o cálculo é o nível ceraunico (Nk), para cada zona de Porugal, que pode ser obtido no IPMA.
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Nota: As linhas aéreas constituídas por condutores isolados com ecran metálico ligado à terra podem ser consideradas como linhas subterrâneas.

Convém também referir que nestas zonas onde existem redes de distribuição aérea, grande parte dos PTs são aéreos, com PCDA.

parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Onde está localizado o seu prédio?
L.Sousa Escreveu:Obrigado pela dica o meu prédio sei que tem pára-raios, mas realmente não sei se os vizinhos também tÊm. Então se eu quisesse ficar protegido contra sobre-tensões o que deveria instalar no meu Quadro Geral?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
E já agora não esquecer que o correto funcionamento dos DSTs, depende muito da boa terra geral de cada instalação, e tambem desde que sejam cumpridas as indicações das ligações elétricas das diversas marcas de fabricantes de DSTs.
Cpts.
Energy
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Os edifícios com pára-raios devem possuir descarregadores de sobretensões :!:
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
L.Sousa
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por L.Sousa »

parreirajoao Escreveu:Onde está localizado o seu prédio?
Vivo em Coimbra. Cidade mesmo.
L.Sousa
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Pois a sua zona apresenta muitos dias de trovoada por ano (ver página 9/96 do PDF, no link).

Aconselho a utilização de SPDs.

https://cld.pt/dl/download/74d72ab0-398 ... ericas.pdf
L.Sousa Escreveu:
parreirajoao Escreveu:Onde está localizado o seu prédio?
Vivo em Coimbra. Cidade mesmo.
Responder

Voltar para “Dúvidas”