Vantagens entre ANET e Ordem dos Engenheiros
Re: Vantagens entre ANET e Ordem dos Engenheiros
No mesmo que os de 3 anos.
Na práctica as coisas neste momento estão algo deste tipo:
Bacharelato
Licenciatura pós-Bolonha
Licenciatura pré-Bolonha
Mestrado pós-Bolonha
Mestrado pré-Bolonha
Doutoramento
Na práctica as coisas neste momento estão algo deste tipo:
Bacharelato
Licenciatura pós-Bolonha
Licenciatura pré-Bolonha
Mestrado pós-Bolonha
Mestrado pré-Bolonha
Doutoramento
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 jan 2008, 12:22
Concordo Pollux, não é por terem 3 ou 5 anos que os cursos podem ser comparados... é preciso analisar os conteudos. Se antes já era dificil fazer os 3 anos sem reprovações agora ficou ainda mais complicado, a não ser que se começe a facilitar o que não acredito mt... pelo menos em alguns establecimentos de ensino.
Quanto aos bacharelatos de 4 anos não me posso pronunciar, não conheci essa realidade.
Quanto aos bacharelatos de 4 anos não me posso pronunciar, não conheci essa realidade.
Por acaso nas engenharias não tinha conhecimento de bacharelatos de 4 anos.
Na área da saúde sei que que haviam (enfermagem, por exemplo) e que até haviam licenciaturas superiores a 5 anos.
Mas pronto, uma coisa é certa, a nivel nacional o "ranking" (se é que se pode brincar com isto) é como eu disse no meu post anterior.
Na área da saúde sei que que haviam (enfermagem, por exemplo) e que até haviam licenciaturas superiores a 5 anos.
Mas pronto, uma coisa é certa, a nivel nacional o "ranking" (se é que se pode brincar com isto) é como eu disse no meu post anterior.
Meus amigos, eu acabei recentemente uma Licenciatura "à bolonhesa" e limpei todas as cadeiras do Mestrado Integrado, só não tive tempo para acabar a dissertação porque me surgiu um convite inrecusável para trabalhar e tenho a dizer o seguinte:
Apesar de ter completado uma especialização em Electrotecnia, ter tido diversas cadeiras da area, estou a trabalhar numa empresa de Construção e Manutenção de Instalações e redes de Utilização de Energia Eléctrica, com qualificação EDP, e aí sim, tenho aprendido bastante, e ainda sou apenas uma funcionário administrativo, sim porque temos de começar por tirar umas fotocopias para se tivermos cabeça ler o que está lá escrito e aprender, porque é no trabalho que se aprende!
Já aprendi mais com o nosso responsável pelo Armazém, electricista há pra ai 40 anos do que com os professores todos da área!
E não me custa nada continuar a tirar fotocopias... se fosse para o terreno feito Eng, só ia passar por burro!
Tenho dito!
Apesar de ter completado uma especialização em Electrotecnia, ter tido diversas cadeiras da area, estou a trabalhar numa empresa de Construção e Manutenção de Instalações e redes de Utilização de Energia Eléctrica, com qualificação EDP, e aí sim, tenho aprendido bastante, e ainda sou apenas uma funcionário administrativo, sim porque temos de começar por tirar umas fotocopias para se tivermos cabeça ler o que está lá escrito e aprender, porque é no trabalho que se aprende!
Já aprendi mais com o nosso responsável pelo Armazém, electricista há pra ai 40 anos do que com os professores todos da área!
E não me custa nada continuar a tirar fotocopias... se fosse para o terreno feito Eng, só ia passar por burro!
Tenho dito!
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Também não vale a pena exagerar..., porque não há ninguem que possa negar que, não se podendo esconder que o desfasamento do ensino em relação à vida real é grande, tem de se reconhecer que a formação teórica permite que muito ràpidamente se possam tornar profissionais competentes, desde que gostem do que fazem.burnin Escreveu: E não me custa nada continuar a tirar fotocopias... se fosse para o terreno feito Eng, só ia passar por burro!
Agora do que não há dúvidas é de que vão ter de "sujar as mãos" muitas vezes para o conseguirem.
Concordo completamente...ohmico Escreveu: tem de se reconhecer que a formação teórica permite que muito ràpidamente se possam tornar profissionais competentes, desde que gostem do que fazem.
... só queria fazer ver que realmente a teoria escolar está muito longe da prática, mas sim, sem ela, demorava 3 ou 4x mais a chegar a essa prática.
Como dizia um professor meu nas aulas na Univ.:
"Os electricistas tem uma linguagem própria"
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 21 nov 2007, 16:59
luisinho Escreveu:sei que a minha opiniao vai criar celuema..
mas é a minha opinião.
o que se passa em portugal é uma estupidez, uma pessoa que tenha 3 anos de curso pode fazer na pratica o mesmo que eu, e ainda assina como engenheiro. uma injustiça para quem tireou no minimo 5 anos de curso. paga balurdios para pertencer á ordem.
Se os engenheiros tecnicos n podessem assinar projectos eu ganhava bem mais, pois os engenheiros acabavam por ser bem mais pagos.
so num pais tao facilitista como o nosso isto é possivel, dar a uma pessoa que tem 3 anos de curso o mesmo que da a um que tem mais graus de ensino.
estupido mas verdade
na pratica para projecto, anet vs ordem é igual...
Não deixo de concordar. Eu tirei o curso no ISEL, estive lá 7 anos para tirar o curso de 5 anos e agora vejo um colega que tirou o antigo Bacherel a ter uma licenciatura sem fazer nada, bastou ir assinar uns papeis. Aqueles 2 anos não serviram para nada???
No ISEL não é só assinar papéis.
Se foi assim com esse colega houve marosca.
Além disso, as coisas não são iguais até porque na práctica a licenciatura antiga atribui mais competências que a actual.
Uma vez que já existe algum "atrito" entre o Pré e o Pós Bolonha, convém que pelo menos comentem de uma forma mais informada para não criar mais confusão do que já existe.
Cumps!
Se foi assim com esse colega houve marosca.
Além disso, as coisas não são iguais até porque na práctica a licenciatura antiga atribui mais competências que a actual.
Uma vez que já existe algum "atrito" entre o Pré e o Pós Bolonha, convém que pelo menos comentem de uma forma mais informada para não criar mais confusão do que já existe.
Cumps!
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 21 nov 2007, 16:59
Pelo que percebi teve que fazer 1 ou 2 cadeiras e pronto. Não é comparável a 2 anos... Porque não dão equivalência de mestrado à antiga licenciatura. Eu gastei ainda mais cerca de 1 ano a fazer o Projecto Final de Curso...
Que competências têm a mais a antiga Licenciatura que a Bolonha?
Cumprimentos,

Que competências têm a mais a antiga Licenciatura que a Bolonha?
Cumprimentos,
O projecto de PT's, por exemplo.
A licenciatura antiga pode fazer e a nova não.
Assim de repente, lembrei-me disto mas há mais coisas.
A licenciatura antiga pode fazer e a nova não.
Assim de repente, lembrei-me disto mas há mais coisas.
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Isso são "Guerras entre ANET e Ordem dos Engenheiros", pode haver diferenças, mas não tantas, depois de dois a três anos de prática os profissionais acabam por ser ambos competentes. e idênticos
Sem dúvida, mas é o país que temos.
Enquanto houverem lobbies há sempre diferenças.
Enquanto houverem lobbies há sempre diferenças.
Bem, mais uma vez continuamos com a grande questão de quem é melhor, quem é pior, mas o que conta no final é que para se poder efectuar projectos de PT's, ou outros, executar, explorar, tendo em atenção aos níveis 1 e 2, é necessário OBRIGATORIAMENTE, aos novos licenciados "Bolonha ou não" que estejam inscritos numa ordem ou associação que os represente, para que possam tomar as responsabilidades que daí advêm pois é o que diz o novo estatuto do técnico projectista, daí, ou na Ordem ou na ANET, os novos licenciados terão que se inscrever e é se querem poder assumir esta responsabilidade de execução, exploração ou projecto, pois só a Ordem ou a ANET é que poderão dizer se os determinados cursos são ou não reconhecidos, para que possam assumir esta responsabilidade, pois não estamos aqui a falar de coisas banais, e é bom que se tenha a consciência que este tipo de responsabilidades são para ser levadas com um elevado grau de consciência.
Abraço.
Nem mais.
Eu na parte que me toca já me fui informar do limite das minhas responsabilidades.
Se é OE ou ANET estou-me borrifando. Neste momento, o que me interessa é ser um bom profissional. As guerras deixo-as para os outros agora, não concordo é com o apontar de dedos que existem em alguns comentários, evidenciando alguma desinformação. Nesses casos acho-me no direito de tentar alertar, afinal de contas já lá vai o tempo em que ter um canudo era só para alguns. Felizmente os tempos já são outros pois, na minha opinião, quanto maior é a oferta maior é a procura pela qualidade.
Cumps!
Eu na parte que me toca já me fui informar do limite das minhas responsabilidades.
Se é OE ou ANET estou-me borrifando. Neste momento, o que me interessa é ser um bom profissional. As guerras deixo-as para os outros agora, não concordo é com o apontar de dedos que existem em alguns comentários, evidenciando alguma desinformação. Nesses casos acho-me no direito de tentar alertar, afinal de contas já lá vai o tempo em que ter um canudo era só para alguns. Felizmente os tempos já são outros pois, na minha opinião, quanto maior é a oferta maior é a procura pela qualidade.
Cumps!