Instalações bem antigas...

Responder
Cafungo
Curioso
Curioso
Registado: 26 mar 2009, 14:02

Instalações bem antigas...

Mensagem por Cafungo »

Olá pessoal, queria umas informações apenas para confirmar a tese da lei de ohm. na firma onde trabalho a instalação é antiga mais de 40 anos, mas toda sub dimensionada....
um exemplo é uma estufa com 8 resistencias de 1500W e 8 resistencias de 1200W, medindo a corrente na fase o valor é de 65A com temperatura de 300°.
o interessante que a chave que alimenta direto um contator é de 250A, falei pra ele que esta errado, mas a resposta é que esta funcionando há 40 anos assim... o engenheiro que projetou... olhando a chave voce vê que ja deu uns pipocos...
a pergunta é como posso convencer ele de tal erro... pois este é apenas um, em outra chave de um forno a chave blindada chega a ficar quente pra caramba... que engenheiro que projetou essa firma!!!!
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Instalações bem antigas...

Mensagem por nelmindo »

Cafungo Escreveu:Olá pessoal, queria umas informações apenas para confirmar a tese da lei de ohm. na firma onde trabalho a instalação é antiga mais de 40 anos, mas toda sub dimensionada....
um exemplo é uma estufa com 8 resistencias de 1500W e 8 resistencias de 1200W, medindo a corrente na fase o valor é de 65A com temperatura de 300°.
o interessante que a chave que alimenta direto um contator é de 250A, falei pra ele que esta errado, mas a resposta é que esta funcionando há 40 anos assim... o engenheiro que projetou... olhando a chave voce vê que ja deu uns pipocos...
a pergunta é como posso convencer ele de tal erro... pois este é apenas um, em outra chave de um forno a chave blindada chega a ficar quente pra caramba... que engenheiro que projetou essa firma!!!!
Precisamos de mais dados:
localização da instalação (Brasil, Africa, Portugal? Algo me diz que é Brasil...)
quantas fases?
qual a tensão de alimentação?
as resistências estão agrupadas em estrela, em triângulo, caso o circuito seja trifásico?
qual a tensão a aplicar às resitências, para que elas tenham a caractristica de 1500W? O mesmo para as de 1200W?
Não haverá aí combinações estranhas de resitências? Do género, circuito monofásico 230V, mas duas resistências de 1500W/110V ligadas em série?
Cafungo
Curioso
Curioso

Mensagem por Cafungo »

Olá camarada, obrigado.
local, é aqui no Brazil, o equipamento é uma estufa tipo torre, onde são ligadas diretamente na rede trifasica 220v, alimentadas por esta chave blindada tipo faca.
8 resistencias de 1500W cada da parte de baixo, 8 resistencias de 1200W cada da parte de cima, não são agrupadas nem triangulo, nem estrela, apenas ligaram elas diretas nos 3 cabos da rede trifasica de 220V que parece um varal de cima para baixo.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Cafungo Escreveu:Olá camarada, obrigado.
local, é aqui no Brazil, o equipamento é uma estufa tipo torre, onde são ligadas diretamente na rede trifasica 220v, alimentadas por esta chave blindada tipo faca.
8 resistencias de 1500W cada da parte de baixo, 8 resistencias de 1200W cada da parte de cima, não são agrupadas nem triangulo, nem estrela, apenas ligaram elas diretas nos 3 cabos da rede trifasica de 220V que parece um varal de cima para baixo.
Repare que quando diz que estão ligadas directas às fases, está a dar a pista de que estão ligadas em triângulo...
As resistências são dipolos e se tem 3 fases, uma resistência estará ligada só entre duas fases. É normal que quem montou isso, tentou ligar de uma forma distribuída, para que não ficassem todas as resistências ligadas em paralelo entre duas fases. E a forma é ligar as resistências em triângulo. Ora por alguma razão alguém quis 8 resistências. Ora numa fase ficam 3, noutra outras 3, na seguinte ficam só duas. No fundo esta ligação é em triângulo, mas desequilibrado...
Eu suspeitei que varal fosse estendal, mas pelo sim pelo não, fui confirmar... É estendal mesmo. Aqui em Portugal usamos esse termo também...
Mesmo acontece com o grupo das de 1200 W. Se são 8, fica a falta uma para ficar também equilibrado. Se tentou medir as correntes, não reparou que o valor é diferente nas fases todas?

Somando as potências e considerando o sistema equilibrado, ira dar cerca de 56,7 A. Como não está equilibrado, é normal que esteja a consumir mais numa fase e menos em outra. E isto sou eu a especular, porque não sei como é que isso está ligado.
E a lei de ohm, é preciso saber aplicar. Neste caso não se aplica (nos moldes normais...). Estamos a falar de uma grandeza variável no tempo, e desfasadas entre si 120º...
Cafungo
Curioso
Curioso

Mensagem por Cafungo »

Olá camarada, é muito dificil entender essa ligação...eu medi uma dar 60A, outra 54.5A, outra 40A.
o mais intrigante que o fusivel o engenheiro colocou uma chave blindada 250A tipo faca, e o fusivel esta com 200A, o pior que o supervisor fala na minha cara que esta assim a 40anos...só por Deus...
Mas agradeço pela atenção...
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Cafungo Escreveu:Olá camarada, é muito dificil entender essa ligação...eu medi uma dar 60A, outra 54.5A, outra 40A.
o mais intrigante que o fusivel o engenheiro colocou uma chave blindada 250A tipo faca, e o fusivel esta com 200A, o pior que o supervisor fala na minha cara que esta assim a 40anos...só por Deus...

Esses interruptores estão bem dimensionados. Embora a frio ao ligar, a corrente seja maior que pode atingir os 2x, nunca irá atingir os valores que 200A e 250A de que falar.

Por isso no fim de contas, qual é o seu espanto afinal?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Cafungo Escreveu:Olá camarada, é muito dificil entender essa ligação...eu medi uma dar 60A, outra 54.5A, outra 40A.

Esses interruptores estão bem dimensionados. Embora a frio ao ligar, a corrente seja maior que pode atingir os 2x, nunca irá atingir os valores que 200A e 250A de que falar.

Por isso no fim de contas, qual é o seu espanto afinal?
Cafungo
Curioso
Curioso

Mensagem por Cafungo »

Ola, camarada?
O espanto é que essa chave é o unico comando para o contator da estufa, não tem mais nenhum elemento de proteção.
qualquer anomalia na estufa, até que queime o fusivel, vai pegar fogo na instalação... concorda?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Cafungo Escreveu:Ola, camarada?
O espanto é que essa chave é o unico comando para o contator da estufa, não tem mais nenhum elemento de proteção.
qualquer anomalia na estufa, até que queime o fusivel, vai pegar fogo na instalação... concorda?
Mas repare, mesmo que tenha um interruptor (chave no Brasil...) de capacidade de 1000A, não é isso que o irá proteger. Deverá ter sempre um elemento que faça essa função, ou fusível ou disjuntor.
Não esquecer as funções dos equipamentos:
Comando/Corte
Protecção
Isolamento/seccionamento

É raro encontrar um que faça tudo...

Agora, o que não percebo é o papel do contactor, se é o interruptor que o comanda. A corrente passa pelos dois? Existe um termoestato que comanda o contactor e o interruptor existe como corte geral? Esboce um esquema e publique, já que não estou a perceber a instalação que tem.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”