Vantagens entre ANET e Ordem dos Engenheiros

Pollux
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2008, 21:36

Re: Vantagens entre ANET e Ordem dos Engenheiros

Mensagem por Pollux »

No mesmo que os de 3 anos.

Na práctica as coisas neste momento estão algo deste tipo:

Bacharelato
Licenciatura pós-Bolonha
Licenciatura pré-Bolonha
Mestrado pós-Bolonha
Mestrado pré-Bolonha
Doutoramento
Miguel Rocha
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jan 2008, 12:22

Mensagem por Miguel Rocha »

Concordo Pollux, não é por terem 3 ou 5 anos que os cursos podem ser comparados... é preciso analisar os conteudos. Se antes já era dificil fazer os 3 anos sem reprovações agora ficou ainda mais complicado, a não ser que se começe a facilitar o que não acredito mt... pelo menos em alguns establecimentos de ensino.

Quanto aos bacharelatos de 4 anos não me posso pronunciar, não conheci essa realidade.
Pollux
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Pollux »

Por acaso nas engenharias não tinha conhecimento de bacharelatos de 4 anos.
Na área da saúde sei que que haviam (enfermagem, por exemplo) e que até haviam licenciaturas superiores a 5 anos.
Mas pronto, uma coisa é certa, a nivel nacional o "ranking" (se é que se pode brincar com isto) é como eu disse no meu post anterior.
burnin
Curioso
Curioso
Registado: 01 mai 2007, 15:12

Mensagem por burnin »

Meus amigos, eu acabei recentemente uma Licenciatura "à bolonhesa" e limpei todas as cadeiras do Mestrado Integrado, só não tive tempo para acabar a dissertação porque me surgiu um convite inrecusável para trabalhar e tenho a dizer o seguinte:

Apesar de ter completado uma especialização em Electrotecnia, ter tido diversas cadeiras da area, estou a trabalhar numa empresa de Construção e Manutenção de Instalações e redes de Utilização de Energia Eléctrica, com qualificação EDP, e aí sim, tenho aprendido bastante, e ainda sou apenas uma funcionário administrativo, sim porque temos de começar por tirar umas fotocopias para se tivermos cabeça ler o que está lá escrito e aprender, porque é no trabalho que se aprende!

Já aprendi mais com o nosso responsável pelo Armazém, electricista há pra ai 40 anos do que com os professores todos da área!

E não me custa nada continuar a tirar fotocopias... se fosse para o terreno feito Eng, só ia passar por burro!

Tenho dito!
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Boa

Alguns têm 4 anos de bacharelato+2 de licenciado+2 mestrado e ainda assim a ordem não reconhece!!

Um abraço
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

burnin Escreveu: E não me custa nada continuar a tirar fotocopias... se fosse para o terreno feito Eng, só ia passar por burro!
Também não vale a pena exagerar..., porque não há ninguem que possa negar que, não se podendo esconder que o desfasamento do ensino em relação à vida real é grande, tem de se reconhecer que a formação teórica permite que muito ràpidamente se possam tornar profissionais competentes, desde que gostem do que fazem.

Agora do que não há dúvidas é de que vão ter de "sujar as mãos" muitas vezes para o conseguirem.
burnin
Curioso
Curioso
Registado: 01 mai 2007, 15:12

Mensagem por burnin »

ohmico Escreveu: tem de se reconhecer que a formação teórica permite que muito ràpidamente se possam tornar profissionais competentes, desde que gostem do que fazem.
Concordo completamente...

... só queria fazer ver que realmente a teoria escolar está muito longe da prática, mas sim, sem ela, demorava 3 ou 4x mais a chegar a essa prática.

Como dizia um professor meu nas aulas na Univ.:

"Os electricistas tem uma linguagem própria"
bmfpinto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 21 nov 2007, 16:59

Mensagem por bmfpinto »

luisinho Escreveu:sei que a minha opiniao vai criar celuema..
mas é a minha opinião.

o que se passa em portugal é uma estupidez, uma pessoa que tenha 3 anos de curso pode fazer na pratica o mesmo que eu, e ainda assina como engenheiro. uma injustiça para quem tireou no minimo 5 anos de curso. paga balurdios para pertencer á ordem.

Se os engenheiros tecnicos n podessem assinar projectos eu ganhava bem mais, pois os engenheiros acabavam por ser bem mais pagos.

so num pais tao facilitista como o nosso isto é possivel, dar a uma pessoa que tem 3 anos de curso o mesmo que da a um que tem mais graus de ensino.

estupido mas verdade

na pratica para projecto, anet vs ordem é igual...

Não deixo de concordar. Eu tirei o curso no ISEL, estive lá 7 anos para tirar o curso de 5 anos e agora vejo um colega que tirou o antigo Bacherel a ter uma licenciatura sem fazer nada, bastou ir assinar uns papeis. Aqueles 2 anos não serviram para nada???
Pollux
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Pollux »

No ISEL não é só assinar papéis.
Se foi assim com esse colega houve marosca.

Além disso, as coisas não são iguais até porque na práctica a licenciatura antiga atribui mais competências que a actual.

Uma vez que já existe algum "atrito" entre o Pré e o Pós Bolonha, convém que pelo menos comentem de uma forma mais informada para não criar mais confusão do que já existe.

Cumps!
bmfpinto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 21 nov 2007, 16:59

Mensagem por bmfpinto »

Pelo que percebi teve que fazer 1 ou 2 cadeiras e pronto. Não é comparável a 2 anos... Porque não dão equivalência de mestrado à antiga licenciatura. Eu gastei ainda mais cerca de 1 ano a fazer o Projecto Final de Curso... :?

Que competências têm a mais a antiga Licenciatura que a Bolonha?

Cumprimentos,
Pollux
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Pollux »

O projecto de PT's, por exemplo.
A licenciatura antiga pode fazer e a nova não.

Assim de repente, lembrei-me disto mas há mais coisas.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Isso são "Guerras entre ANET e Ordem dos Engenheiros", pode haver diferenças, mas não tantas, depois de dois a três anos de prática os profissionais acabam por ser ambos competentes. e idênticos
Pollux
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Pollux »

Sem dúvida, mas é o país que temos.
Enquanto houverem lobbies há sempre diferenças.
ejom
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Registado: 17 mar 2007, 13:57

Mensagem por ejom »

Bem, mais uma vez continuamos com a grande questão de quem é melhor, quem é pior, mas o que conta no final é que para se poder efectuar projectos de PT's, ou outros, executar, explorar, tendo em atenção aos níveis 1 e 2, é necessário OBRIGATORIAMENTE, aos novos licenciados "Bolonha ou não" que estejam inscritos numa ordem ou associação que os represente, para que possam tomar as responsabilidades que daí advêm pois é o que diz o novo estatuto do técnico projectista, daí, ou na Ordem ou na ANET, os novos licenciados terão que se inscrever e é se querem poder assumir esta responsabilidade de execução, exploração ou projecto, pois só a Ordem ou a ANET é que poderão dizer se os determinados cursos são ou não reconhecidos, para que possam assumir esta responsabilidade, pois não estamos aqui a falar de coisas banais, e é bom que se tenha a consciência que este tipo de responsabilidades são para ser levadas com um elevado grau de consciência.
Abraço.
Pollux
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Pollux »

Nem mais.
Eu na parte que me toca já me fui informar do limite das minhas responsabilidades.
Se é OE ou ANET estou-me borrifando. Neste momento, o que me interessa é ser um bom profissional. As guerras deixo-as para os outros agora, não concordo é com o apontar de dedos que existem em alguns comentários, evidenciando alguma desinformação. Nesses casos acho-me no direito de tentar alertar, afinal de contas já lá vai o tempo em que ter um canudo era só para alguns. Felizmente os tempos já são outros pois, na minha opinião, quanto maior é a oferta maior é a procura pela qualidade.

Cumps!
Responder

Voltar para “Dúvidas”