Teleruptor EP411 da Hager como Ligar
-
- Curioso
- Registado: 08 out 2013, 21:14
Teleruptor EP411 da Hager como Ligar
Boa noite,
Tenho um teleruptor da Hager ep411 para quem quiser ver as caracteristicas técnicas pode ir aqui: http://www.hager.pt/produtos-e-catalogu ... /18331.htm
Comprei-o com o objetivo de fechar ou abrir um circuito ao receber um sinal de 24 volts. Mas agora já não sei se isto serve para esta finalidade. Este teleruptor tem a entrada 1 e 3 que conforme o esquema supostamente permite receber um impulso de 8 a 24 volts para fechar o circuito nas entradas 2 e L. Depois tem outra entra com a letra N que suponho ser o neutro caso queira dar um impulso de 220 volts em vez de 24. Mas talvez esteja errado e não seja este o funcionamento do teleruptor, embora o vendedor me tenha garantido que server perfeitamente para esta finalidade. Hoje experimentei ligar o positivo e negativo de 24 volts ás entradas 1 e 3 para ver se o circuito fechava entre a entrada 2 e L, mas fui verificar com o multimetro a continuidade entre o 2 e o L e nada. Algúem pode ajudar-me e validar se este teleruptor server para este fim ou se estou a fazer corretamente as ligações?
Obrigado
Tenho um teleruptor da Hager ep411 para quem quiser ver as caracteristicas técnicas pode ir aqui: http://www.hager.pt/produtos-e-catalogu ... /18331.htm
Comprei-o com o objetivo de fechar ou abrir um circuito ao receber um sinal de 24 volts. Mas agora já não sei se isto serve para esta finalidade. Este teleruptor tem a entrada 1 e 3 que conforme o esquema supostamente permite receber um impulso de 8 a 24 volts para fechar o circuito nas entradas 2 e L. Depois tem outra entra com a letra N que suponho ser o neutro caso queira dar um impulso de 220 volts em vez de 24. Mas talvez esteja errado e não seja este o funcionamento do teleruptor, embora o vendedor me tenha garantido que server perfeitamente para esta finalidade. Hoje experimentei ligar o positivo e negativo de 24 volts ás entradas 1 e 3 para ver se o circuito fechava entre a entrada 2 e L, mas fui verificar com o multimetro a continuidade entre o 2 e o L e nada. Algúem pode ajudar-me e validar se este teleruptor server para este fim ou se estou a fazer corretamente as ligações?
Obrigado
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Re: Teleruptor EP411 da Hager como Ligar
Boas
Para acionar a bobine do telerruptor o sinal de 24V liga no L e no N, depois com um multimetro, penso que vai ter continuidades entre o borne 1 e 2, que penso serem os bornes do contato NA.
Editado: Quando escrevi 24V, estava a escrever e a pensar em algo com bobine de 230V
Para acionar a bobine do telerruptor o sinal de 24V liga no L e no N, depois com um multimetro, penso que vai ter continuidades entre o borne 1 e 2, que penso serem os bornes do contato NA.
Editado: Quando escrevi 24V, estava a escrever e a pensar em algo com bobine de 230V

emulator64 Escreveu:Boa noite,
Obrigado
Última edição por ENERGY em 08 ago 2014, 00:00, editado 1 vez no total.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Curioso
Obrigado pela dica Energy. Então estava a fazer mal as ligações, vou experimentar amanha. De qualquer forma aqui vai o esquema em anexo que está impresso no teleruptor. Pode confirmar se são mesmo essas ligações de acordo com este esquema?
- Anexos
-
- teleruptor.jpg (18.92 KiB) Visto 1193 vezes
-
- Team Apoio
Boas
Eu não tinha visto anteriormente qual era o tipo de telerruptor, estava a pensar em algo diferente, e sem querer a induzilo em erro.
Segundo o esquema que apresenta, o impulso da linha de comando de 8/24V na bobine é dado nos bornes 1 e 3.
Os 230V são ligados, a fase no borne L e o neutro no borne N, e com a bobine atracada, a fase sai no borne 2.
Com a bobine atracada tem 230V entre o N e o borne 2.
Eu não tinha visto anteriormente qual era o tipo de telerruptor, estava a pensar em algo diferente, e sem querer a induzilo em erro.
Segundo o esquema que apresenta, o impulso da linha de comando de 8/24V na bobine é dado nos bornes 1 e 3.
Os 230V são ligados, a fase no borne L e o neutro no borne N, e com a bobine atracada, a fase sai no borne 2.
Com a bobine atracada tem 230V entre o N e o borne 2.
emulator64 Escreveu:Obrigado pela dica Energy. Então estava a fazer mal as ligações, vou experimentar amanha. De qualquer forma aqui vai o esquema em anexo que está impresso no teleruptor. Pode confirmar se são mesmo essas ligações de acordo com este esquema?
Cpts.
Energy
Energy
-
- Curioso
Pois, bem me parecia. Afinal este telerruptor é para fazer passagem de 220v. O que eu pensava e queria era que ao receber um sinal de 24 volts simplemente fecha-se ou abrisse o circuito. Sabe se existem relés deste tipo á venda?
-
- Curioso
Obrigado pela resposta ohmico, isso quer dizer que não preciso dos 220 volts? Neste caso o fecho ocorre onde? Entre o borne L e o borne 2?
-
- Team Apoio
Boas
Sim, o fecho é entre borne L e o borne 2.
Sim, o fecho é entre borne L e o borne 2.
emulator64 Escreveu:Obrigado pela resposta ohmico, isso quer dizer que não preciso dos 220 volts? Neste caso o fecho ocorre onde? Entre o borne L e o borne 2?
Cpts.
Energy
Energy
-
- Curioso
Obrigado pela resposta Energy. Mas supostamente não preciso que haja corrente entre o borne L e o borne 2 para fechar o circuito, correto? Claro que o objetivo é fechar um circuito com corrente, mas agora para efeitos de teste queria só perceber se o circuito apenas fecha com verificação de continuidade através do multímetro, aquando do impulso de 24 volts.
-
- Team Apoio
Boas
Para testar, pode ligar de acordo com o esquema, não ligando nada na saida do borne 2, e depois com o multimetro mede entre o borne 2 e o N se tem 230V, após dar um impulso de 8/24V ente os bornes 1 e 3.
Ou então testa diretamente com um impulso de 8/24V nos bornes 1 e 3 e vê com o multimetro entre o L e o 2 se tem continuidade.
Para testar, pode ligar de acordo com o esquema, não ligando nada na saida do borne 2, e depois com o multimetro mede entre o borne 2 e o N se tem 230V, após dar um impulso de 8/24V ente os bornes 1 e 3.
Ou então testa diretamente com um impulso de 8/24V nos bornes 1 e 3 e vê com o multimetro entre o L e o 2 se tem continuidade.
emulator64 Escreveu:Obrigado pela resposta Energy. Mas supostamente não preciso que haja corrente entre o borne L e o borne 2 para fechar o circuito, correto? Claro que o objetivo é fechar um circuito com corrente, mas agora para efeitos de teste queria só perceber se o circuito apenas fecha com verificação de continuidade através do multímetro, aquando do impulso de 24 volts.
Cpts.
Energy
Energy