trifasico
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 50 vezes
Re: trifasico
Os 30 Amp. são por fase.miguel74 Escreveu:boas num quadro trifásico com 30 ampéres de corrente de serviço os 30 ampéres sâo por fase ou é o conjunto das 3 fases. já agora posso pedir aumento de potência para um quadro parcial.
Um quadro parcial está dependente da potência disponível do quadro geral, agora se o quadro parcial não tem capacidade para a instalação que está a alimentar, terá de ser reformulado quer em termos de condutores de alimentação bem como circuitos de utilização.
Cumprs.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boas
Quando pede um aumento de potência, é para toda a instalação (Quadro Geral) depois como já foi dito, pode ter necessidade de executar alguns trabalhos para que esse Quadro Parcial receba maior potência, tal como troca de corte geral do QG, troca de cabo entre QG e QP, troca de disjuntor de proteção do cabo entre QG e QP, troca de corte geral do QP, etc.
Quando pede um aumento de potência, é para toda a instalação (Quadro Geral) depois como já foi dito, pode ter necessidade de executar alguns trabalhos para que esse Quadro Parcial receba maior potência, tal como troca de corte geral do QG, troca de cabo entre QG e QP, troca de disjuntor de proteção do cabo entre QG e QP, troca de corte geral do QP, etc.
miguel74 Escreveu:boas num quadro trifásico com 30 ampéres de corrente de serviço os 30 ampéres sâo por fase ou é o conjunto das 3 fases. já agora posso pedir aumento de potência para um quadro parcial.
Cpts.
Energy
Energy
O Quadro Parcial é de um restaurante, como não tive acesso ao Q.P não sei qual é a amperagem do C.G axo estranho é um quadro trifásico com 30 ampéres de corrente não aguente uma fritadeira dupla . provavelmente a unica hipotese era pedir um novo ramal, alguem sabe quanto iria custar pedir novo ramal.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
Não sei como podes perguntar " a única hipótese era pedir um novo ramal, alguém sabe quanto iria custar pedir novo ramal." se para saber custos, a distancia conta, e a potencia necessária pretendida também entra no calculo dos mesmos. Para o quadro parcial não se pede aumento de potencia, faz-se, desde que haja disponibilidade no geral.
Dizes que és electricista mas com as duvidas que tens apresentado, não estás com conhecimentos suficientes para trabalhares sozinho, tem cuidado com os serviços que andas a fazer, principalmente em cozinhas, e não só.
Cump.
Mário
Eu creio que deves de ter cuidado nos serviços que andas a fazer.miguel74 Escreveu:O Quadro Parcial é de um restaurante, como não tive acesso ao Q.P não sei qual é a amperagem do C.G axo estranho é um quadro trifásico com 30 ampéres de corrente não aguente uma fritadeira dupla . provavelmente a unica hipotese era pedir um novo ramal, alguem sabe quanto iria custar pedir novo ramal.
Não sei como podes perguntar " a única hipótese era pedir um novo ramal, alguém sabe quanto iria custar pedir novo ramal." se para saber custos, a distancia conta, e a potencia necessária pretendida também entra no calculo dos mesmos. Para o quadro parcial não se pede aumento de potencia, faz-se, desde que haja disponibilidade no geral.
Dizes que és electricista mas com as duvidas que tens apresentado, não estás com conhecimentos suficientes para trabalhares sozinho, tem cuidado com os serviços que andas a fazer, principalmente em cozinhas, e não só.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Team Apoio
Boas
Cuidado com esse tipo de trabalhos, pois o pedido de reforço de ramal, pode exigir projeto, etc.
Quando se vai ver um trabalho desse tipo, tem que se fazer "uma radiografia geral de toda a instalação" para poder fazer um orçamento devidamente detalhado, e em caso de adjudicação fazer a obra sem problemas.
Já experimentas-te ligar uma fresistência de cada vez, se não o fizes-te, não sabes se alguma delas pode estar em curto circuito, etc, pois não acredito que as 2 resistências tenham um consumo de 20.7Kvas, por isso à algo mais por aí a consumir energia.
Cuidado com esse tipo de trabalhos, pois o pedido de reforço de ramal, pode exigir projeto, etc.
Quando se vai ver um trabalho desse tipo, tem que se fazer "uma radiografia geral de toda a instalação" para poder fazer um orçamento devidamente detalhado, e em caso de adjudicação fazer a obra sem problemas.
Já experimentas-te ligar uma fresistência de cada vez, se não o fizes-te, não sabes se alguma delas pode estar em curto circuito, etc, pois não acredito que as 2 resistências tenham um consumo de 20.7Kvas, por isso à algo mais por aí a consumir energia.
miguel74 Escreveu:O Quadro Parcial é de um restaurante, como não tive acesso ao Q.P não sei qual é a amperagem do C.G axo estranho é um quadro trifásico com 30 ampéres de corrente não aguente uma fritadeira dupla . provavelmente a unica hipotese era pedir um novo ramal, alguem sabe quanto iria custar pedir novo ramal.
Cpts.
Energy
Energy
boas, apesar de algumas duvidas que tenho sei exatamente o que ando a fazer é claro que não são só as fritadeiras é todas as outras máquinas que estão ao serviço do restaurante mas quando ligam as fritadeiras o geral vai abaixo portanto calcula-se que os 20,7 kva não são suficientes é claro que até podem estar em curto-circuito também é uma hipótese não posso confirmar porque só me falaram de boca se quisessem mesmo um aumento de potência se pedir um novo ramal não era a única hipótese digam então qual era, só se quiserem mudar a instalação toda do prédio.
-
- Team Apoio
Boas
Não esquecer que ao pedir um reforço de ramal, pode originar a apresentação de um projeto elétrico, tudo depende do local aonde esse restaurante está inserido, e as Instalações Elétricas têm de cumprir as RTIEBT pois vão ser alvo de certificação por parte da Certiel.
Não esquecer que ao pedir um reforço de ramal, pode originar a apresentação de um projeto elétrico, tudo depende do local aonde esse restaurante está inserido, e as Instalações Elétricas têm de cumprir as RTIEBT pois vão ser alvo de certificação por parte da Certiel.
miguel74 Escreveu:boas, apesar de algumas duvidas que tenho sei exatamente o que ando a fazer é claro que não são só as fritadeiras é todas as outras máquinas que estão ao serviço do restaurante mas quando ligam as fritadeiras o geral vai abaixo portanto calcula-se que os 20,7 kva não são suficientes é claro que até podem estar em curto-circuito também é uma hipótese não posso confirmar porque só me falaram de boca se quisessem mesmo um aumento de potência se pedir um novo ramal não era a única hipótese digam então qual era, só se quiserem mudar a instalação toda do prédio.
Cpts.
Energy
Energy
pois claro eu sei isso tudo mas provavelmente ficava mais em conta do que a outra opção que era mexer no Q.P ou não.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
Cump.
Mário
O "Q.P" é o quê? e onde está?miguel74 Escreveu:pois claro eu sei isso tudo mas provavelmente ficava mais em conta do que a outra opção que era mexer no Q.P ou não.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Team Apoio
Boas
Se a instalação tiver uns anos, já não está de acordo com as RTIEBT, logo vai haver lugar a diversas alterações, quem sabe na iluminação de emergência, ligações equipotenciais na cozinha etc, etc.
Só quem vir essa instalação com olhos de ver, é que pode dar uma opinião concreta, mas se você não conseguiu ver a instalação, tudo o que aqui disser-mos pode não ir ao encontro das necessidades dessa instalação.
Se quer avançar com esse processo, tem de vesitar a instalação, fazer os seus apontamentos dos Q.E, cablagens que os alimentam, circuitos de cada Q.E e respetivos consumos, tirar fotografias dos Q.E e de alguns pontos mais sensiveis da instalação, etc, etc.
Ver se a minstalação está inserida num edificio com quantas frações (inquilinos) lojas/apartamentos, consumos etc, para depois saber se vai ser necessário projeto ou não, se for necessário projeto, o projetista eventualmente vai querer ir à obra fazer o levantamento da instalação existente, e proipor as respetivas alterações a fazer, e logo lhe vai poupar trabalho em pensar no que vai ter de alterar, etc.
Se a instalação tiver uns anos, já não está de acordo com as RTIEBT, logo vai haver lugar a diversas alterações, quem sabe na iluminação de emergência, ligações equipotenciais na cozinha etc, etc.
Só quem vir essa instalação com olhos de ver, é que pode dar uma opinião concreta, mas se você não conseguiu ver a instalação, tudo o que aqui disser-mos pode não ir ao encontro das necessidades dessa instalação.
Se quer avançar com esse processo, tem de vesitar a instalação, fazer os seus apontamentos dos Q.E, cablagens que os alimentam, circuitos de cada Q.E e respetivos consumos, tirar fotografias dos Q.E e de alguns pontos mais sensiveis da instalação, etc, etc.
Ver se a minstalação está inserida num edificio com quantas frações (inquilinos) lojas/apartamentos, consumos etc, para depois saber se vai ser necessário projeto ou não, se for necessário projeto, o projetista eventualmente vai querer ir à obra fazer o levantamento da instalação existente, e proipor as respetivas alterações a fazer, e logo lhe vai poupar trabalho em pensar no que vai ter de alterar, etc.
miguel74 Escreveu:pois claro eu sei isso tudo mas provavelmente ficava mais em conta do que a outra opção que era mexer no Q.P ou não.
Cpts.
Energy
Energy