Problema na iluminação

micael7
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 04 ago 2014, 11:54

Problema na iluminação

Mensagem por micael7 »

Boas,

ontem a meio da tarde fiquei sem iluminação em casa, tenho 1 diferencial, 3 disjuntores ( luz, máquina roupa, tomadas ) e tenho um disjuntor para o geral.

Acontece que ao ligar o diferencial + a luz ( deixo os outros desligados ) e quando ligo o geral ele não prende.
Quando ligo o diferencial + o das tomadas + a luz o disjuntor geral prende, mas não tenho luz.

alguém sabe como resolver isto?

Obrigado
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Problema na iluminação

Mensagem por Mário »

Boas
micael7 Escreveu:Boas,
ontem a meio da tarde fiquei sem iluminação em casa, tenho 1 diferencial, 3 disjuntores ( luz, máquina roupa, tomadas ) e tenho um disjuntor para o geral.
Acontece que ao ligar o diferencial + a luz ( deixo os outros desligados ) e quando ligo o geral ele não prende.
Quando ligo o diferencial + o das tomadas + a luz o disjuntor geral prende, mas não tenho luz.
Obrigado
Vais ter que chamar um electricista mesmo.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Deve desligar todos os disjuntores do quadro elétrico, e começar por ligar o geral, depois o diferencial, e em seguida um disjuntor de cada vez, para ver qual dos 3 disjuntores faz disparar o diferencial, ou o próprio disjuntor, ou os 2 em simultaneo, disjuntor/diferencial.
O geral devia de ligar sempre, pois deve tratar-se de um interruptor e não disjuntor, logo o geral sendo um intedrruptor de corte, não dispara, mas logo aí algo poderá estar mal na concepção do Quadro Elétrico.

Obrigado
Cpts.
Energy
micael7
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por micael7 »

o problema à partida será onde? no quadro eléctrico? é que não funciona interruptor de luz nenhum.
Será que é o disjuntor da parte da luz que esteja estragado?
Em tempos tive de substituir o disjuntor geral porque ele queimou e também não prendia.
micael7
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por micael7 »

ENERGY Escreveu:Boas
Deve desligar todos os disjuntores do quadro elétrico, e começar por ligar o geral, depois o diferencial, e em seguida um disjuntor de cada vez, para ver qual dos 3 disjuntores faz disparar o diferencial, ou o próprio disjuntor, ou os 2 em simultaneo, disjuntor/diferencial.
O geral devia de ligar sempre, pois deve tratar-se de um interruptor e não disjuntor, logo o geral sendo um intedrruptor de corte, não dispara, mas logo aí algo poderá estar mal na concepção do Quadro Elétrico.

Obrigado

Acabei d fazer o que me disseste. ligar primeiro o geral depois o diferencia, com todos os outros puxados abaixo....

ligo o geral, depois ligo o diferencial o deferencial vai abaixo e passado 1 ou 2 segundos vai o geral abaixo.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Coloque aqui uma imagem do quadro elétrico que tem instalado, para eventualmente podermos ajudar.

micael7 Escreveu:
ENERGY Escreveu:Boas

Obrigado

Acabei d fazer o que me disseste. ligar primeiro o geral depois o diferencia, com todos os outros puxados abaixo....

ligo o geral, depois ligo o diferencial o deferencial vai abaixo e passado 1 ou 2 segundos vai o geral abaixo.
Cpts.
Energy
cristiano76
Curioso
Curioso
Registado: 29 jul 2014, 22:22

Mensagem por cristiano76 »

Boas
isso já me aconteceu uma vez algo parecido,
era uma lâmpada "economizadora" dos chineses que estava em curto, substitui-a por uma de marca conhecida e o problema ficou resolvido, se tiveres algumas dessas lâmpadas poderá ser disso.
As vezes o barato sai caro.
Cumprimentos
P.Martins
L.Sousa
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 set 2013, 15:32

Mensagem por L.Sousa »

Para mim parece-me bastante óbvio como o micael7 disse que o quadro só ia abaixo quando ligava o disjuntor responsável pela iluminação e não ia abaixo quando ligava só o das tomadas que o problema estará no circuito da iluminação até porque ele próprio diz que nunca consegue ter luz, não será problema nalguma lâmpada ou interruptor?
L.Sousa
micael7
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por micael7 »

Imagem

aqui está a imagem do quadro.
micael7
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por micael7 »

L.Sousa Escreveu:Para mim parece-me bastante óbvio como o micael7 disse que o quadro só ia abaixo quando ligava o disjuntor responsável pela iluminação e não ia abaixo quando ligava só o das tomadas que o problema estará no circuito da iluminação até porque ele próprio diz que nunca consegue ter luz, não será problema nalguma lâmpada ou interruptor?

eu costumo ter a lâmpada do meu quarto algum tempo acesa, secalhar será algum problema com o vocal ou no circuito que vai para o meu quarto? algum fio que poderá ter queimado, porque era só esta lâmpada do meu quarto que eu tinha acesa.
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Has thanked: 2 times
Been thanked: 6 times

Mensagem por quero aprender »

se liga o ID e tomadas e não dispara , então está tudo bem com o ID e com as tomadas ...
se liga o ID e a iluminação e dispara então o problema é na iluminação ...
veja candeeiros e suportes de lâmpadas ... interruptores não acredito muito ...
micael7
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por micael7 »

Tenho uma suspeita que é no meu quarto, era a única luz que estava acesa e o suporte da lâmpada já me fez uma lâmpada explodir, tive de a desenroscar com um alicate...

Vou ver se chamo cá um electricista para me ver isto.

Alguém sabe se no quadro electrico na parte que liga ao disjuntor da luz é possível distinguir os fios que vão para as varias divisões da casa ?
L.Sousa
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 set 2013, 15:32

Mensagem por L.Sousa »

micael7 Escreveu:Tenho uma suspeita que é no meu quarto, era a única luz que estava acesa e o suporte da lâmpada já me fez uma lâmpada explodir, tive de a desenroscar com um alicate...

Alguém sabe se no quadro electrico na parte que liga ao disjuntor da luz é possível distinguir os fios que vão para as varias divisões da casa ?
Esse quadro parece-me muito básico e dúvido que tenha à saida do Disjuntor algum tipo de identificação de quais as divisões que alimenta. à partida os fios serão todos iguais mas acredito que tenha uma caixa de derivação em cima junto ao seu quarto (parece-me uma casa já com uns anos). Antes de tudo veja o estado desse tal bucal...
L.Sousa
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Segundo a identificação desse Quadro Elétrico, só tem 1 circuito de iluminação para toda a casa, desligue o geral do quadro e substitua o casquilho, e experimente com outra lampâda, para ver o que acontece.
Já agora não instale casquilhos e lampâdas dos chineses, pois o barato pode sair caro, e a lampâda não deverá ser de mais de 60W.

micael7 Escreveu:Tenho uma suspeita que é no meu quarto, era a única luz que estava acesa e o suporte da lâmpada já me fez uma lâmpada explodir, tive de a desenroscar com um alicate...

Cpts.
Energy
micael7
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por micael7 »

L.Sousa Escreveu:

Esse quadro parece-me muito básico e dúvido que tenha à saida do Disjuntor algum tipo de identificação de quais as divisões que alimenta. à partida os fios serão todos iguais mas acredito que tenha uma caixa de derivação em cima junto ao seu quarto (parece-me uma casa já com uns anos). Antes de tudo veja o estado desse tal bucal...
O interruptor está ligado a uma caixa de derivação , aliás todos os interruptores da casa estão ligados assim sendo assim é mais fácil reparar ?

irei mesmo substituir o bucal para ver se é esse o problema se for não será tão dificil de resolver.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”