Circuito trifásico

deepshoot
Curioso
Curioso
Registado: 02 abr 2007, 00:36

Re: Circuito trifásico

Mensagem por deepshoot »

ENERGY Escreveu:Boas
Como é que tem a certeza, que tem instalado 400/5A, ou seja 3.45Kvas?
E o quê é que dispara, é o DCP/Limitador da EDP, ou é um disjuntor no Quadro Elétrico?
O circuito do fogão tem disjuntor monofásico, ou é disjuntor trifásico?
deepshoot Escreveu:Viva,

só mais uma dúvida, os 3,45kVA em trifásico, ou seja, ~1,15kVA / fase, para que o quadro salte basta que numa das fases ultrapasse os 1,15kVA ?

É que eu ligo o fogão com dois bicos (~3000W ?) e não dispara, só ligando outra coisa é que dispara.

Obrigado.

Viva,

desde já obrigado pela tua resposta.

A certeza que eu tenho dos 3,45kVA é o que vem mencionado na fatura em 'Potência Contratada'.
O que dispara é o DCP/Limitador da EDP (imagem que se segue).
Imagem

À última questão é que só consigo responder no fim de semana :/

Mas esteve lá um eletricista e mencionou que só tinhamos 10amperes, acho estranho ele dizer isso se me estás a dizer que 3,45kVA são 400/5A :S

Para te confirmar, envio parte da fatura:
Imagem

Obrigado.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Aparentemente pelo que se pode ver no DCP está regulado a 10A, logo 400/10A = 6.9Kvas
Aquele selo do DCP parece estar muito folgado, será que já não foi violado? é que se foi violado, pode estar sujeita a coima de violação, e ter de pagar a diferença da potência contratada de 5A para 10A que parece estar a consumir agora.
Coloque aqui uma foto do quadro elétrico, para vermos os disjuntores, se são monofasicos ou existe circuitos trifásicos.
Cpts.
Energy
deepshoot
Curioso
Curioso

Mensagem por deepshoot »

Aparentemente pelo que se pode ver no DCP está regulado a 10A, logo 400/10A = 6.9Kvas
Aquele selo do DCP parece estar muito folgado, será que já não foi violado? é que se foi violado, pode estar sujeita a coima de violação, e ter de pagar a diferença da potência contratada de 5A para 10A que parece estar a consumir agora.
Coloque aqui uma foto do quadro elétrico, para vermos os disjuntores, se são monofasicos ou existe circuitos trifásicos.
Viva,

agora com essa é que me fizes-te ir ver melhor as coisas...afinal parece que a instalação é trifásica e depois houve uma adaptação para monofásica, tanto que na fatura da edp vem 3,45kVA, o que daria 15A no limitador da edp, certo?

Agora tenho é dúvidas, é possível ter monofásico e trifásico (legalmente)?

A foto do quadro só consigo tirar no Domingo, o que o farei e logo postarei aqui.

Tenho receio que esteja algo ilegal visto ter adquirido a casa de herança da minha namorada...toda a ajuda é bem vinda :)

Obrigado.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Pode ter o contador e o DCP trifásicos, e ter com esse mesmo equipamento, contrato em monofásico, mas se o DCP está regulado a 10A significa que em monofásico só teria 2.3Kvas, e não 3.45Kvas como diz.
Par ter os 3.45Kvas em monofásico, o DCP apesar de ser trifásico deveria estar regulado a 15A.
Antes de fazer algo, vá a um balcão da EDP e tente saber a potência que tem contratada, e se é em mono ou trifásico, sem levantar ondas.

deepshoot Escreveu:
Viva,

agora com essa é que me fizes-te ir ver melhor as coisas...afinal parece que a instalação é trifásica e depois houve uma adaptação para monofásica, tanto que na fatura da edp vem 3,45kVA, o que daria 15A no limitador da edp, certo?

A foto do quadro só consigo tirar no Domingo, o que o farei e logo postarei aqui.

Tenho receio que esteja algo ilegal visto ter adquirido a casa de herança da minha namorada...toda a ajuda é bem vinda :)

Obrigado.
Cpts.
Energy
deepshoot
Curioso
Curioso

Mensagem por deepshoot »

Pode ter o contador e o DCP trifásicos, e ter com esse mesmo equipamento, contrato em monofásico, mas se o DCP está regulado a 10A significa que em monofásico só teria 2.3Kvas, e não 3.45Kvas como diz.
Par ter os 3.45Kvas em monofásico, o DCP apesar de ser trifásico deveria estar regulado a 15A.
Antes de fazer algo, vá a um balcão da EDP e tente saber a potência que tem contratada, e se é em mono ou trifásico, sem levantar ondas.

deepshoot Escreveu:
Viva,

Obrigado.
Viva,

obrigado mais uma vez pela tua ajuda.

À tarde liguei para a EDP e o que está contratado é monofásico, e a potência são 3,45KVas (que vem no contrato), no entanto, tal como disses-te (e o eletricista que fez aquilo também disse), na altura os da edp deixaram aquilo em 10A...agora o porquê... :S

Os 10 sempre foram suficientes para utilização do motor, agora com habitação a coisa torna-se diferente.

Sendo assim, tendo em conta os factos, achas que devo então entrar em contacto com a EDP, tentar saber a potência ao certo e então após isso aumentar?

Bom fim de semana.

Abraço
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se os selos do contador e DCP não se encontrarem violados, está à vontade para chamar a EDP para que reponham a legalidade.
Pois neste momento, se estiver com trifásico, tem instalado 6.9Kvas, e só está a pagar taxa de 3.45Kvas.
Se neste momento estiver com alimentação monofásica, está a ser roubado, pois paga taxa de 3.45Kvas, e só tem possibilidade de consumir 2.3Kvas.
Agora só medindo no local, se pode verificar se tem em casa 230V ou 400V.
Cpts.
Energy
deepshoot
Curioso
Curioso

Mensagem por deepshoot »

Se os selos do contador e DCP não se encontrarem violados, está à vontade para chamar a EDP para que reponham a legalidade.
Pois neste momento, se estiver com trifásico, tem instalado 6.9Kvas, e só está a pagar taxa de 3.45Kvas.
Se neste momento estiver com alimentação monofásica, está a ser roubado, pois paga taxa de 3.45Kvas, e só tem possibilidade de consumir 2.3Kvas.
Agora só medindo no local, se pode verificar se tem em casa 230V ou 400V.
Boas,

obrigado pela resposta.

O eletricista garantiu que está tudo legal e que na altura só ficou com os 10A e não passaram para os 15A...mas não sei no que acreditar...Domingo já vou medir para ter a certeza.

Obrigado mais uma vez.
deepshoot
Curioso
Curioso

Mensagem por deepshoot »

Olá,

e será que é possível te monofásico e trifásico em simultâneo?

É que o motor é trifásico, mas já vi esquemas em que é possível de monofásico colocar os motores trifásicos a trabalhar, como posso verificar isso?

Anexo foto do disjuntor e diferencial onde o tal motor trifásico está ligado:
Imagem

Imagem com mais qualidade -> http://s3.postimg.org/mg0z5okfn/HPIM5231.jpg

Obrigado.

Abraço e bom fim de semana.
deepshoot
Curioso
Curioso

Mensagem por deepshoot »

Ora Viva,

ontem tive a efetuar medições e na casa tenho na volta de 243V, o que não percebo é porque o eletricista na altura colocou, na maior parte, disjuntores de 10A, os de 16A, um deles é para a placa elétrica e outro para máquina de lavar roupa, agora termoacumulador e restantes tomadas foram todas corridas a 10A.

Anexo imagem do quadro:

Imagem

Imagem com mais qualidade -> http://s9.postimg.org/kz25o1izz/IMG_20140803_162446.jpg

Obrigado mais uma vez!
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
deepshoot Escreveu:Ora Viva,
ontem tive a efetuar medições e na casa tenho na volta de 243V, o que não percebo é porque o eletricista na altura colocou, na maior parte, disjuntores de 10A, os de 16A, um deles é para a placa elétrica e outro para máquina de lavar roupa, agora termoacumulador e restantes tomadas foram todas corridas a 10A.
Anexo imagem do quadro:
Imagem com mais qualidade -> http://s9.postimg.org/kz25o1izz/IMG_20140803_162446.jpg
Obrigado mais uma vez!
O que é que esta imagem tem haver com a anterior, não é o mesmo quadro, é um quadro parcial? tens que dar a informação toda de uma única vez para não andarmos a ser adivinhos.

O electricista que lá foi o que disse? Tens trifásico e estás com o disjuntor limitador a 10Amp., se o teu contrato é para 15Amp., tens que ir ao teu fornecedor de energia e explicar o que se passa, para seres rececido dos valores pagos e não utilizados.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
A questão do eletricista ter colocado tudo a 10A, e só colocou 2 a 16A, é porque nos de 10A deve ter enfiado fio de 1.5mm e nos de 16A enfiou fio de 2.5mm.
Agora os circuitos de tomadas deveriam estar todos enfiados a 2.5mm e ter disjuntor de 16A, e os dxe iluminação enfiados a condutor de 1.5mm e disjuntor de 10A.
Esse quadro elétrico deveria ter instalada proteção diferencial e não tem, tudo isto porque o quadro é pequeno para os circuitos que foram criados, etc.

Anexo imagem do quadro:

Imagem

Obrigado mais uma vez!
Cpts.
Energy
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se tem instalado energia em trifásico no quadro elértico, logo pode ter nesse quadro elétrico circuitos trifásicos e circuitos monofásicos.
deepshoot Escreveu:Olá,

É que o motor é trifásico, mas já vi esquemas em que é possível de monofásico colocar os motores trifásicos a trabalhar, como posso verificar isso?

Imagem

Obrigado.

Cpts.
Energy
deepshoot
Curioso
Curioso

Mensagem por deepshoot »

Mário Escreveu:Boas
Anexo imagem do quadro:
Obrigado mais uma vez!
O que é que esta imagem tem haver com a anterior, não é o mesmo quadro, é um quadro parcial? tens que dar a informação toda de uma única vez para não andarmos a ser adivinhos.

O electricista que lá foi o que disse? Tens trifásico e estás com o disjuntor limitador a 10Amp., se o teu contrato é para 15Amp., tens que ir ao teu fornecedor de energia e explicar o que se passa, para seres rececido dos valores pagos e não utilizados.

Cump.
Mário
Viva,

as primeiras imagens eram junto ao limitador da edp e para ligação do respetivo motor trifásico, como informei, só este domingo iria tirar foto ao quadro que se encontra na habitação, que é esta última foto.

O eletricista que lá foi não falou diretamente comigo, mas a mensagem que me chegou é que na altura tinha um conhecido da edp que lá foi e colocou em monofásico mas que se manteve nos 10A (não sei o porquê).

Agora como não acredito muito na palavra deste eletricista estou a tentar ver se está tudo bem e principalmente, tudo legal.

Isto foi de uma herança e não sei o que para aqui vai, aproveito e tento aprender algo mais ;)
deepshoot
Curioso
Curioso

Mensagem por deepshoot »

Se tem instalado energia em trifásico no quadro elértico, logo pode ter nesse quadro elétrico circuitos trifásicos e circuitos monofásicos.

Imagem

Obrigado.

Olá,

tenho de verificar se os fios são ou não de 1,5mm, obrigado.

Mas tendo trifásico não deveria vir na fatura isso mencionado? É que na linha de apoio da edp, quando falei com o assistente disseram-me que atualmente tinha monofásico....

Qual seria o valor entre fases (caso seja trifásico)?

Vou ter de verificar com mais calma e ver as respetivas ligações.

Obrigado e boa semana.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas~
Entre fase e neutro 230V
Entre 2 fases 400V
Poderá ter diferenças de +- 10% dos valores indicados.

deepshoot Escreveu:

Imagem

Obrigado.

Olá,

tenho de verificar se os fios são ou não de 1,5mm, obrigado.

Mas tendo trifásico não deveria vir na fatura isso mencionado? É que na linha de apoio da edp, quando falei com o assistente disseram-me que atualmente tinha monofásico....

Qual seria o valor entre fases (caso seja trifásico)?

Vou ter de verificar com mais calma e ver as respetivas ligações.

Obrigado e boa semana.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Dúvidas”