Dúvida entre alimentação tri-fásica monofásica

Responder
carlosmaleal
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 01 ago 2014, 17:25

Dúvida entre alimentação tri-fásica monofásica

Mensagem por carlosmaleal »

Olá boa tarde,

Gostaria de colocar uma questão, à apreciação de quem puder ajudar, no caso acerca do tipo de alimentação que é realizada pela EDP na minha casa.

Nos elementos do contrato consta alimentação trifásica 6,90KVa, no entanto no contador refere voltagem de 230V (portanto monofásica suponho), e o disjuntor diferencial limitador só sinaliza o corte monofásico no esquema desenhado, com limite a 30A, por isso a minha dúvida.

Curioso é que dentro da habitação, o contador está instalado no hall comum do patamar, existe a entrada de 5 condutores e entre o diferencial limitador e o diferencial já do quadro elétrico também passam 5 condutores, mas dá-me a impressão, porque não consigo ter a certeza, que apenas 2 condutores são interrompidos no diferencial limitador.

Porventura alguém terá visto situações semelhantes, ou encontre explicação? A instalação é de 2006.

Obrigado
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Dúvida entre alimentação tri-fásica monofásica

Mensagem por ENERGY »

Boas
A derivação pode estar feita em trifásico, se a instalação esta certificada para 6.9Kvas, em trifásico seria 400/10A, o que na verdade não daria para nada.
Assim tem na mesma os 6.9Kvas instalados mas em monofásico, o que significa que tem instalado 230/30A.
Quanto à questão dos condutores não ligue ao assunto, pois eles escolheram os que lhes interessava ligar, os restantes 2 condutores estarão sem tensão.

carlosmaleal Escreveu:Olá boa tarde,

Gostaria de colocar uma questão, à apreciação de quem puder ajudar, no caso acerca do tipo de alimentação que é realizada pela EDP na minha casa.

Nos elementos do contrato consta alimentação trifásica 6,90KVa, no entanto no contador refere voltagem de 230V (portanto monofásica suponho), e o disjuntor diferencial limitador só sinaliza o corte monofásico no esquema desenhado, com limite a 30A, por isso a minha dúvida.

Curioso é que dentro da habitação, o contador está instalado no hall comum do patamar, existe a entrada de 5 condutores e entre o diferencial limitador e o diferencial já do quadro elétrico também passam 5 condutores, mas dá-me a impressão, porque não consigo ter a certeza, que apenas 2 condutores são interrompidos no diferencial limitador.

Porventura alguém terá visto situações semelhantes, ou encontre explicação? A instalação é de 2006.

Obrigado
Cpts.
Energy
carlosmaleal
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Olá e obrigado Energy pela sua atenção,
Voltei a verificar e o que referi é efetivamente correcto, contador monofásico, diferencial limitador monofásico, entram na habitação 5 condutores(4 ou 6 mm, terra, neutro, castanho e 2 preto), e no limitador passam apenas o azul e o castanho.
Do que referiu verifiquei com um busca-polos e, todos os 3 condutores (castanho e 2 pretos) têm tensão, medi no caso na entrada do disjuntor diferencial do quadro (após o diferencial limitador). Só imagino que estejam todos chantados à saída do contador? E desta forma, apenas o condutor castanho está limitado a 30A, e os restantes? não terão limitação, sendo apenas protegidos pelo meu disjuntor diferencial?
Pelo que li neste forum, para saber se as três fases são independentes, e assim ser abastecido a corrente trifásica, tenho que o verificar com uma pinça amperimétrica, mas dando-se o caso queria dizer que 2 condutores não são contabilizados pois não passariam no contador, o que seria estranho e presumo que não é a forma de a EDP ou subcontratadas realizarem as instalações.
Irei então verificar com uma pinça amperimétrica, e se imaginar outra forma como a instalação pode estar realizada, agradeço esclarecimentos.
Atentamente
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
O que acontecia à uns anos atrás, é que quando o cliente tinha contratado energia em trifásico, e depois mais tarde passava a monofásico, a EDP chantava na saida do limitador os 3 condutores de fases, isto para que no corte geral do cliente, que era trifásico, passe a haver energia no local das 3 fases, e assim em toda a casa, caso contrário se assim não fosse, ou trocaria o geral do quadro eletrico por monofásico, ou só teria energia em alguns pontos da casa/escritório, etc.
Mas hoje em dia a EDP nessas condições, obriga a trocar o geral por monofásico, nada de condutores chantados nna saida do limitador.

carlosmaleal Escreveu:Olá e obrigado Energy pela sua atenção,
Voltei a verificar e o que referi é efetivamente correcto, contador monofásico, diferencial limitador monofásico, entram na habitação 5 condutores(4 ou 6 mm, terra, neutro, castanho e 2 preto), e no limitador passam apenas o azul e o castanho.
Do que referiu verifiquei com um busca-polos e, todos os 3 condutores (castanho e 2 pretos) têm tensão, medi no caso na entrada do disjuntor diferencial do quadro (após o diferencial limitador). Só imagino que estejam todos chantados à saída do contador? E desta forma, apenas o condutor castanho está limitado a 30A, e os restantes? não terão limitação, sendo apenas protegidos pelo meu disjuntor diferencial?
Pelo que li neste forum, para saber se as três fases são independentes, e assim ser abastecido a corrente trifásica, tenho que o verificar com uma pinça amperimétrica, mas dando-se o caso queria dizer que 2 condutores não são contabilizados pois não passariam no contador, o que seria estranho e presumo que não é a forma de a EDP ou subcontratadas realizarem as instalações.
Irei então verificar com uma pinça amperimétrica, e se imaginar outra forma como a instalação pode estar realizada, agradeço esclarecimentos.
Atentamente
Cpts.
Energy
carlosmaleal
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Obrigado novamente Energy,
vou medir as tres fases e verificar entao se sao provenientes de um mesmo polo ou se sao independentes.
Cumprimentos
Responder

Voltar para “Dúvidas”