tomadas e interruptores
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 01 ago 2014, 13:49
tomadas e interruptores
boa tarde, poderiam me dizer que tipo de cablagem se deve utilizar em interruptores e tomadas? 3/1.5 ou 3/2.5 ou 3/3.5 com 220v.
outra questao, as tomadas que cada divisao podem estar todas ligadas ao mesmo disjuntor certo?
em relaçao a iluminaçao vou colocar led's 3 por cada divisao, para os ligar em paralelo como devo ligar os fios ?
outra questao, as tomadas que cada divisao podem estar todas ligadas ao mesmo disjuntor certo?
em relaçao a iluminaçao vou colocar led's 3 por cada divisao, para os ligar em paralelo como devo ligar os fios ?
-
Re: tomadas e interruptores
outra questao, posso ligar os interruptores e as tomadas de cada divisao na mesma caixa de derivaçao? ou é melhor colocar em caixas diferentes?
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 6 vezes
Para habitação , iluminação deve usar condutor de 1,5mmmaverickpt Escreveu:boa tarde, poderiam me dizer que tipo de cablagem se deve utilizar em interruptores e tomadas? 3/1.5 ou 3/2.5 ou 3/3.5 com 220v.
Para tomadas , deve usar condutores de 2,5mm
Disjuntores para iluminação deve usar de 10A
Disjuntores para tomadas deve usar 16A
Os disjuntores de 16A tomadas , é boa pratica NÃO ligar mais de 8 tomadas a este disjuntor ...
em relação aos projetores da caixa de derivação tira uma linha para o primeiro projetor e depois repica de projetor para projetor , é mais fácil e sai mais barato e fica melhor ...
-
peço desculpa nao referi que é uma clinica veterinaria.
e poderia me dizer se posso ligar as tomadas e interruptores de cada divisao na mesma caixa ou nao é aconselhavel?
e poderia me dizer se posso ligar as tomadas e interruptores de cada divisao na mesma caixa ou nao é aconselhavel?
-
- Velha Guarda
Não amigo , do disjuntor das tomadas sai uma linha para a primeira tomada e dessa tomada repica para a próxima ate fazer a ligação de 8 tomadas...maverickpt Escreveu:outra questao, posso ligar os interruptores e as tomadas de cada divisao na mesma caixa de derivaçao? ou é melhor colocar em caixas diferentes?
Ou do disjuntor das tomadas sai uma linha para a primeira tomada da divisão e repica para a próxima dentro da mesma divisão não ultrapassando a ligação de 8 tomadas...
NÃO deve misturar tomadas com iluminação , mesmo que seja dentro da mesma divisão ....
Alias já não se usa caixas de derivação em habitação para tomadas ...
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas "maverickpt"
E já agora, como está a terra?
Cump.
Mário
E já agora, como está a terra?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
mas é um biscate que vai fazer ?maverickpt Escreveu:peço desculpa nao referi que é uma clinica veterinaria.
é que estamos a falar de espaço publico , o amigo está à vontade para fazer o que está a questionar ?
desculpe-me por favor a pergunta , mas faço-o por si e pelas pessoas dessa mesma clinica ...
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boas
Como diz o velho ditado, "cada macaco no seu galho" ainda mais tratando-se de instalações com espaços de acesso publico.
Como diz o velho ditado, "cada macaco no seu galho" ainda mais tratando-se de instalações com espaços de acesso publico.
maverickpt Escreveu:peço desculpa nao referi que é uma clinica veterinaria.
Cpts.
Energy
Energy
Li aqui que já não se utilizam caixas de derivação para tomadas. Só para ficar esclarecido então como se faz agora? Vai um cabo directo do diferencial para cada tomada? Ou se for utilizado o repicar entre tomadas qual a vantagem? Se existir um problema com a tomada X a tomada Y que vem depois fica tb com problemas para além que se aumenta o número de condutores presentes na caixa da tomada.... Alguém me consegue explicar as vantagens da abolição das caixas de derivação? Outra pergunta é que se existirem consumos muito próximos dos limites 16A ou devido a um descuido 20A ou mais nessa instalação com repicagens não estamos a tornar mais vulnerável e propiciar toda a instalação a que aconteçam "acidentes" pensando assim se a ultima tomada estiver com consumos de 20A esse consumo exagerado está a passar por todas as outras tomadas e se uma tiver um problema um cabo desapertado poderá originar um problema não? Se o circuito passasse por uma caixa de derivação as outras tomadas não estariam mais protegidas?
Um abraço.
Um abraço.
L.Sousa
-
- Team Apoio
Boas
No Norte já há muitos anos que não utilizam caixas de derivação nas tomadas e na iluminação, fazem tudo nas caixas fundas.
Não sou muito a favor dessa situação, mas há por todo o país, muita gente a fazer esse trabalho.
No Norte já há muitos anos que não utilizam caixas de derivação nas tomadas e na iluminação, fazem tudo nas caixas fundas.
Não sou muito a favor dessa situação, mas há por todo o país, muita gente a fazer esse trabalho.
L.Sousa Escreveu:Li aqui que já não se utilizam caixas de derivação para tomadas. Só para ficar esclarecido então como se faz agora? Vai um cabo directo do diferencial para cada tomada? Ou se for utilizado o repicar entre tomadas qual a vantagem? Se existir um problema com a tomada X a tomada Y que vem depois fica tb com problemas para além que se aumenta o número de condutores presentes na caixa da tomada.... Alguém me consegue explicar as vantagens da abolição das caixas de derivação? Outra pergunta é que se existirem consumos muito próximos dos limites 16A ou devido a um descuido 20A ou mais nessa instalação com repicagens não estamos a tornar mais vulnerável e propiciar toda a instalação a que aconteçam "acidentes" pensando assim se a ultima tomada estiver com consumos de 20A esse consumo exagerado está a passar por todas as outras tomadas e se uma tiver um problema um cabo desapertado poderá originar um problema não? Se o circuito passasse por uma caixa de derivação as outras tomadas não estariam mais protegidas?
Um abraço.
Cpts.
Energy
Energy
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Muitas perguntas, para responder num só tópico.
L.Sousa Escreveu:Li aqui que já não se utilizam caixas de derivação para tomadas. Só para ficar esclarecido então como se faz agora? Na maioria das habitações, sem recuso a caixa derivação, repicagem de caixa em caixa (com recurso a caixas de aparelhagem fundas), perfazendo um máximo de 8 tomadas. Em escritórios com recurso a calha técnica do tipo DLP ainda mais sentido faz.
Vai um cabo directo do diferencial para cada tomada? Não, embora fosse a instalação ideal... Ao usar um cabo desde o "diferencial" obriga a um disjuntor. Se tiver 22 tomadas, seria 22 cabos, 22 disjuntores.
Ou se for utilizado o repicar entre tomadas qual a vantagem? Uma construção rápida da instalação (e mais económica) e esteticamente fica mais bonito uma parede sem tampas. Mais tarde numa manutenção, as tampas estarão perdidas atrás de móveis, espelhos, roupeiros ou ou pior como não é funcional, escondidas por tinta ou argamassa por alguém que não gosta de tampas à vista.
Se existir um problema com a tomada X a tomada Y que vem depois fica tb com problemas para além que se aumenta o número de condutores presentes na caixa da tomada.... Num circuito em estrela, um problema na tomada X, origina também falta de energia na tomada Y do mesmo circuito. Quando existe problema, costuma deitar o disjuntor a baixo, logo fica sem energia nas tomadas todas desse circuito (lembre-se que não é um cabo/disjuntor para cada tomada, mas sim um cabo/disjuntor para cada grupo de tomadas...)
Alguém me consegue explicar as vantagens da abolição das caixas de derivação? Explicado anteriomente
Outra pergunta é que se existirem consumos muito próximos dos limites 16A ou devido a um descuido 20A ou mais nessa instalação com repicagens não estamos a tornar mais vulnerável e propiciar toda a instalação a que aconteçam "acidentes" pensando assim se a ultima tomada estiver com consumos de 20A esse consumo exagerado está a passar por todas as outras tomadas e se uma tiver um problema um cabo desapertado poderá originar um problema não? a instalação nesse troço estará certificada para aguentar os 16A. O disjuntor actuará em conformidade, a apartir do momento que será ultrapassado o valor de 16A, mesmo que cada tomada indique uma corrente de 16A, que erradamentre leva a pensar que as correntes se somam, 2 tomadas 32A, 3 tomadas 48A, etc...
Actualmente as instalações costumam ser feitas em "anel aberto" (repicagem entre tomadas) e não em estrela, com recurso a caixa de derivação.
Agora depende muito como é feita a repicagem. Há quem a faça na tomada, há quem a faça no fundo da caixa "funda" com ligadores apropriados. Se o trabalho for bem feito, não há problemas, mas a estatistica dos grandes números diz que vai haver sempre uma mal ligada...
Pessoalmente não vejo problemas nas repicagens, mas feitas com ligadores nas caixas fundas. Nas tomadas embora dê para ligar dois condutores, como são de 2,5mm2, facilmente torcem e costumam desapertar o parafuso, devido a rigidez dos condutores, que ainda por cima dificulta a instalação da tomada. Uma coisa é fixar e ajustar uma tomada com 3 condutores, outra é fazer isso com 6.
Se o circuito passasse por uma caixa de derivação as outras tomadas não estariam mais protegidas? protegidas em que aspeto? Em lado algum a corrente ultrapassará o valor nominal da tomada. haverá sempre um disjuntor para proteger esse valor. Como disse, a corrente não irá somar e o disjuntor ficará cego. Pode é alegar probabilidade, mas isso é o dia a dia da eletricidade.
Um abraço.
Nelmindo obrigado por me ter respondido.nelmindo Escreveu:Muitas perguntas, para responder num só tópico.L.Sousa Escreveu:Li aqui que já não se utilizam caixas de derivação para tomadas. Só para ficar esclarecido então como se faz agora? Na maioria das habitações, sem recuso a caixa derivação, repicagem de caixa em caixa (com recurso a caixas de aparelhagem fundas), perfazendo um máximo de 8 tomadas. Em escritórios com recurso a calha técnica do tipo DLP ainda mais sentido faz.
Vai um cabo directo do diferencial para cada tomada? Não, embora fosse a instalação ideal... Ao usar um cabo desde o "diferencial" obriga a um disjuntor. Se tiver 22 tomadas, seria 22 cabos, 22 disjuntores.
Ou se for utilizado o repicar entre tomadas qual a vantagem? Uma construção rápida da instalação (e mais económica) e esteticamente fica mais bonito uma parede sem tampas. Mais tarde numa manutenção, as tampas estarão perdidas atrás de móveis, espelhos, roupeiros ou ou pior como não é funcional, escondidas por tinta ou argamassa por alguém que não gosta de tampas à vista.
Se existir um problema com a tomada X a tomada Y que vem depois fica tb com problemas para além que se aumenta o número de condutores presentes na caixa da tomada.... Num circuito em estrela, um problema na tomada X, origina também falta de energia na tomada Y do mesmo circuito. Quando existe problema, costuma deitar o disjuntor a baixo, logo fica sem energia nas tomadas todas desse circuito (lembre-se que não é um cabo/disjuntor para cada tomada, mas sim um cabo/disjuntor para cada grupo de tomadas...)
Alguém me consegue explicar as vantagens da abolição das caixas de derivação? Explicado anteriomente
Outra pergunta é que se existirem consumos muito próximos dos limites 16A ou devido a um descuido 20A ou mais nessa instalação com repicagens não estamos a tornar mais vulnerável e propiciar toda a instalação a que aconteçam "acidentes" pensando assim se a ultima tomada estiver com consumos de 20A esse consumo exagerado está a passar por todas as outras tomadas e se uma tiver um problema um cabo desapertado poderá originar um problema não? a instalação nesse troço estará certificada para aguentar os 16A. O disjuntor actuará em conformidade, a apartir do momento que será ultrapassado o valor de 16A, mesmo que cada tomada indique uma corrente de 16A, que erradamentre leva a pensar que as correntes se somam, 2 tomadas 32A, 3 tomadas 48A, etc...
Actualmente as instalações costumam ser feitas em "anel aberto" (repicagem entre tomadas) e não em estrela, com recurso a caixa de derivação.
Agora depende muito como é feita a repicagem. Há quem a faça na tomada, há quem a faça no fundo da caixa "funda" com ligadores apropriados. Se o trabalho for bem feito, não há problemas, mas a estatistica dos grandes números diz que vai haver sempre uma mal ligada...
Pessoalmente não vejo problemas nas repicagens, mas feitas com ligadores nas caixas fundas. Nas tomadas embora dê para ligar dois condutores, como são de 2,5mm2, facilmente torcem e costumam desapertar o parafuso, devido a rigidez dos condutores, que ainda por cima dificulta a instalação da tomada. Uma coisa é fixar e ajustar uma tomada com 3 condutores, outra é fazer isso com 6.
Se o circuito passasse por uma caixa de derivação as outras tomadas não estariam mais protegidas? protegidas em que aspeto? Em lado algum a corrente ultrapassará o valor nominal da tomada. haverá sempre um disjuntor para proteger esse valor. Como disse, a corrente não irá somar e o disjuntor ficará cego. Pode é alegar probabilidade, mas isso é o dia a dia da eletricidade.
Um abraço.
Como saberão eu sou um mero curioso que gosta imenso de saber o porquê das coisas e quando não percebo tento informar-me com quem sabe.
Concluo assim pelas suas explicações que na realidade não existem grandes vantagens dessas novas modernices. Eu muito sinceramente iria evitar fazer num apartamento meu que construísse de raiz. Vejamos que no meu apartamento quer na minha moradia as caixas de derivação estão todas situadas acima das ombreiras das portas logo SEMPRE acessíveis!
Tal como afirmou as repicagens levam a mais fios nas caixas e nas tomadas originando a que possivelmente surjam mais fios desapertados bem como uma maior volume de fios dentro das caixas.
Imaginemos se a instalação for feita com repicagens e a tomada nº1 no inicio da repicagem tiver os condutores mal apertados e existir um consumo perto dos 16A na tomada nº8 irá muito provavelmente originar um sobreaquecimento da tomada 1 pois toda a corrente tem que passar nessa ligação defeituosa para alimentar o aparelho existente na tomada nº8 consequência a tomada aquece ao ponto de derreter o seu plástico bem como a ficha nele inserida de outro equipamento que lhe estava ligado... (isto aconteceu na casa de um familiar meu).
Conclusão até ser reparada essa tomada e que implicou a substituição de um dos condutores toda essa linha ficou inutilizada (corredor e sala) se tivesse uma caixa de derivação era só desligar os condutores que alimentavam essa tomada e aliás essa tomada não iria derreter pelo consumo existente noutra tomada, provavelmente iria dar problemas ou se calhar até não pois apenas tinha que alimentar um candeeiro de pé com uma lâmpada de 60W, muito diferente dos 3000 e tal que o aquecedor estava a consumir na tomada 8....
E pronto este é o meu ponto de vista do não encontrar nenhuma vantagem para a ausência das caixas de derivação (nem estética, sempre as vi como algo pertencentes à estética de uma parede/divisão).... Pontos de vista....
Um abraço.
L.Sousa
-
- Team Apoio
Boas
Numa instalação bem feita, os equipamentos de aquecimento, devem ter circuitos próprios, e não devem estar ligados nas tomadas de usos gerais.
Até porque um conjunto de tomadas agrupadas, conta como sendo apenas 1 tomada, logo um circuito em vez de ter 8 tomadas, pode ter 20/30 tomadas.
Alguns Arquitetos e Decoradores de interiores, passaram a querer sempre conjuntos de 2 tomads de energia, em tudo quanto é sitio, logo aqui um circuito pode ter 16 tomas em repicagem, o que é propicio a maus apertos dos condutores, e a futuros problemas nas instalações originados por maus apertos de condutores, etc, depois são as fichas de 6A ligadas em tomadas de 16A, que causam problemas nas tomadas e na instalação.
Numa instalação bem feita, os equipamentos de aquecimento, devem ter circuitos próprios, e não devem estar ligados nas tomadas de usos gerais.
Até porque um conjunto de tomadas agrupadas, conta como sendo apenas 1 tomada, logo um circuito em vez de ter 8 tomadas, pode ter 20/30 tomadas.
Alguns Arquitetos e Decoradores de interiores, passaram a querer sempre conjuntos de 2 tomads de energia, em tudo quanto é sitio, logo aqui um circuito pode ter 16 tomas em repicagem, o que é propicio a maus apertos dos condutores, e a futuros problemas nas instalações originados por maus apertos de condutores, etc, depois são as fichas de 6A ligadas em tomadas de 16A, que causam problemas nas tomadas e na instalação.
L.Sousa Escreveu:Nelmindo obrigado por me ter respondido.nelmindo Escreveu:Muitas perguntas, para responder num só tópico.L.Sousa Escreveu:Li aqui que já não se utilizam caixas de derivação para tomadas. Só para ficar esclarecido então como se faz agora? Na maioria das habitações, sem recuso a caixa derivação, repicagem de caixa em caixa (com recurso a caixas de aparelhagem fundas), perfazendo um máximo de 8 tomadas. Em escritórios com recurso a calha técnica do tipo DLP ainda mais sentido faz.
Um abraço.
Como saberão eu sou um mero curioso que gosta imenso de saber o porquê das coisas e quando não percebo tento informar-me com quem sabe.
Concluo assim pelas suas explicações que na realidade não existem grandes vantagens dessas novas modernices. Eu muito sinceramente iria evitar fazer num apartamento meu que construísse de raiz. Vejamos que no meu apartamento quer na minha moradia as caixas de derivação estão todas situadas acima das ombreiras das portas logo SEMPRE acessíveis!
Tal como afirmou as repicagens levam a mais fios nas caixas e nas tomadas originando a que possivelmente surjam mais fios desapertados bem como uma maior volume de fios dentro das caixas.
Imaginemos se a instalação for feita com repicagens e a tomada nº1 no inicio da repicagem tiver os condutores mal apertados e existir um consumo perto dos 16A na tomada nº8 irá muito provavelmente originar um sobreaquecimento da tomada 1 pois toda a corrente tem que passar nessa ligação defeituosa para alimentar o aparelho existente na tomada nº8 consequência a tomada aquece ao ponto de derreter o seu plástico bem como a ficha nele inserida de outro equipamento que lhe estava ligado... (isto aconteceu na casa de um familiar meu).
Conclusão até ser reparada essa tomada e que implicou a substituição de um dos condutores toda essa linha ficou inutilizada (corredor e sala) se tivesse uma caixa de derivação era só desligar os condutores que alimentavam essa tomada e aliás essa tomada não iria derreter pelo consumo existente noutra tomada, provavelmente iria dar problemas ou se calhar até não pois apenas tinha que alimentar um candeeiro de pé com uma lâmpada de 60W, muito diferente dos 3000 e tal que o aquecedor estava a consumir na tomada 8....
E pronto este é o meu ponto de vista do não encontrar nenhuma vantagem para a ausência das caixas de derivação (nem estética, sempre as vi como algo pertencentes à estética de uma parede/divisão).... Pontos de vista....
Um abraço.
Cpts.
Energy
Energy
Pois Energy acredito que os elementos de aquecimento devam necessitar de circuitos próprios agora acham que quem se mete num apartamento e compra um ou dois radiadores a óleo numa loja de electrodomésticos vai pedir ou confirmar se as tomadas estão em condições? Claro que não liga à tomada e pronto, dai estas novas modernices das repicagens poderem originar mais problemas...
L.Sousa