Terras de uma moradia

Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Enviou: 5 vezes

Terras de uma moradia

Mensagem por Nelson Pinho »

boas :!: :!:
estou com uma dúvida de principiante... numa moradia, temos sempre de ter o L.A. das ITED ou basta ter o do edifício :?: :?:
a outra dúvida que coloco, é onde costumam colocar a barra de repartição da habitação :?: :?:
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: Terras de uma moradia

Mensagem por angel_of_diablo »

Nelson Pinho Escreveu:boas :!: :!:
estou com uma dúvida de principiante... numa moradia, temos sempre de ter o L.A. das ITED ou basta ter o do edifício :?: :?:
a outra dúvida que coloco, é onde costumam colocar a barra de repartição da habitação :?: :?:
Olá Nelson.

O ITED não necessita de ligador amovível (LA) próprio.
O condutor de protecção (normalmente H07V-R 1G16 mm2) liga no Terminal Principal de Terra (TPT) da instalação eléctrica na parte que fica aberta quando se abre a barra amovível.
Já o condutor de protecção do mastro das antenas (cobre nú 16 mm2) liga ao Para-Raios se existir ou então liga no Terminal Principal de Terra (TPT) da instalação eléctrica na parte que fica ligada ao electrodo quando se abre a barra amovível.

Deixo um esquema em anexo.
As medidas indicadas são são uma obrigação.

Quanto à "barra de repartição da habitação" não sei ao que te referes, mas penso que só pode ser 1 de 2 coisas.
1) Ou estás a falar do TPT e este fica ou por baixo do quadro ou na fachada do edifício (do lado de fora);
2) Barramento de terra que fica dentro do quadro eléctrico.
Anexos
TPT.pdf
(225.22 KiB) Transferido 222 vezes
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda

angel_of_diablo Escreveu:
Olá Nelson.

O condutor de protecção (normalmente H07V-R 1G16 mm2) liga no Terminal Principal de Terra (TPT) da instalação eléctrica na parte que fica aberta quando se abre a barra amovível.
Já o condutor de protecção do mastro das antenas (cobre nú 16 mm2) liga ao Para-Raios se existir ou então liga no Terminal Principal de Terra (TPT) da instalação eléctrica na parte que fica ligada ao electrodo quando se abre a barra amovível.

Quanto à "barra de repartição da habitação" não sei ao que te referes, mas penso que só pode ser 1 de 2 coisas.
1) Ou estás a falar do TPT e este fica ou por baixo do quadro ou na fachada do edifício (do lado de fora);
excelente explicação, fico agradecido :!:
respondendo à pergunta, estava-me a referir ao TPT. Mas então onde costuma colocar o L.A da instalação :?: :?: é que eu por baixo dos quadros costumo ver o L.A., não o TPT, ou estarei errado :?: :?:
Já agora, as terras dos contadores de água e gás podem ficar ligados ao TPT :?: :?:
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Agradecimento recebido: 10 vezes

Mensagem por angel_of_diablo »

Nelson Pinho Escreveu:
angel_of_diablo Escreveu:
Resposta a Azul.
Olá Nelson.

excelente explicação, fico agradecido :!:
respondendo à pergunta, estava-me a referir ao TPT. Mas então onde costuma colocar o L.A da instalação :?: :?: é que eu por baixo dos quadros costumo ver o L.A., não o TPT, ou estarei errado :?: :?:
É a mesma coisa. Antes das RTIEBT designava-se por ligador amovível (LA).

Já agora, as terras dos contadores de água e gás podem ficar ligados ao TPT :?: :?:
Devem. Ligo-as nas reservas que estam na parte de cima da caixa. Ligo também lá a terra de protecção do grupo gerador (quando está perto), elementos metálicos acessíveis da fachada do edifício, etc.

Já ouviste falar do livro do Constantino Soares vendido pela CERTIEL? Tens lá muita informação que pode ajudar. É uma boa compra.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda

Ah :!: a minha confusão vem porque no esquema eléctrico e de terras que está no manual ITED, se vires no fundo tem um TPT e um ligador amovível, daí ter feito confusão... Então, TPT e LA é a mesma coisa certo :?: :?:
outra pergunta, a secção amovível que está no esquema que enviaste faz o mesmo que o disruptor bipolar :?: :?:
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
Talvez neste tópico do forum, encontre respostas para as suas dúvidas.
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=20&t=1396

Nelson Pinho Escreveu:Ah :!: a minha confusão vem porque no esquema eléctrico e de terras que está no manual ITED, se vires no fundo tem um TPT e um ligador amovível, daí ter feito confusão... Então, TPT e LA é a mesma coisa certo :?: :?:
outra pergunta, a secção amovível que está no esquema que enviaste faz o mesmo que o disruptor bipolar :?: :?:
Cpts.
Energy
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda

vou desenterrar isto. vi num projecto, um esquema em que tenho o ligador amovível após o terminal principal de terra. isto tem lógica ou é utilizado :?: :?: :?:
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

Nelson Pinho Escreveu:vou desenterrar isto. vi num projecto, um esquema em que tenho o ligador amovível após o terminal principal de terra. isto tem lógica ou é utilizado :?: :?: :?:
Após em direcção a onde? Ao eléctrodo ou ao quadro?
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda

nelmindo Escreveu:
Nelson Pinho Escreveu:vou desenterrar isto. vi num projecto, um esquema em que tenho o ligador amovível após o terminal principal de terra. isto tem lógica ou é utilizado :?: :?: :?:
Após em direcção a onde? Ao eléctrodo ou ao quadro?
ao eléctrodo....
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

O ligador amovível costuma ficar entre o eléctrodo e o terminal principal.
Tenho receio que esta pergunta causa algum mal estar, mas já agora sabe qual é a função do ligador amovível?
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda

nelmindo Escreveu:O ligador amovível costuma ficar entre o eléctrodo e o terminal principal.
Tenho receio que esta pergunta causa algum mal estar, mas já agora sabe qual é a função do ligador amovível?
é para fazer a medição dos valores de terra. mas o terminal principal de terra pode fazer isso não :?: :?:
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Nelson Pinho Escreveu:
nelmindo Escreveu:O ligador amovível costuma ficar entre o eléctrodo e o terminal principal.
é para fazer a medição dos valores de terra. mas o terminal principal de terra pode fazer isso não :?: :?:
Como? Está mecânicamente dotado para ser desligado, periodicamente? Eu acredito que no ligador amovível, o principio seja o mesmo, um simples parafuso. Mas em caso de desgaste, é mais fácil trocar o ligador amovível, do que o terminal principal...
Além disso para medir a resistência, não é preciso abrir o quadro, porque o terminal principal está dentro de um quadro e não identificado (quem são os cabos que entram e os cabos que saem, e qual devemos desligar.
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda

nelmindo Escreveu:
Nelson Pinho Escreveu:
Como? Está mecânicamente dotado para ser desligado, periodicamente? Eu acredito que no ligador amovível, o principio seja o mesmo, um simples parafuso. Mas em caso de desgaste, é mais fácil trocar o ligador amovível, do que o terminal principal...
Além disso para medir a resistência, não é preciso abrir o quadro, porque o terminal principal está dentro de um quadro e não identificado (quem são os cabos que entram e os cabos que saem, e qual devemos desligar.
mas o terminal principal de terra está dentro do quadro eléctrico :?: :?: ou está num quadro próprio dele :?: :?:
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Nelson Pinho Escreveu:
nelmindo Escreveu:
Nelson Pinho Escreveu:
mas o terminal principal de terra está dentro do quadro eléctrico :?: :?: ou está num quadro próprio dele :?: :?:
O ligador amovível e o terminal principal de terra são coisas diferentes, mas a legislação permite que as duas sejam fundidas:

Terminal principal de terra (TPT)
Terminal ou barra previstos para ligação do condutor de terra ao barramento de terra do quadro de entrada (QE) e a condutores de proteção de outras especialidades (ex: gás, telecomunicações, etc).
Permite a medição da resistência do elétrodo de terra.
Alguns aspetos técnicos a considerar
1. Em instalações mais complexas (ex.: em edifícios coletivos em que as frações não comunicam com zonas comuns, nem existe instalação coletiva) poderão haver mais do que um TPT, todos ligados ao mesmo elétrodo de terra.
in CERTIEL

É neste último ponto que obriga que os dois sejam em separados. A terra é única, como é que vamos descobrir em qual dos ligadores vamos "desligar" para medir...

Por isso, é normal encontrar TPT em vez de ligador amovível, apenas tem que garantir que tem a barra desmontável, usando ferramentas.
Quando os dois são em separado, existe uma caixa para cada um. Posso ter induzido em erro dizendo que o TPT estava em quadro, o problema é a falta de identificação do mesmo...
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda

nelmindo Escreveu:
Nelson Pinho Escreveu:
nelmindo Escreveu:
Nelson Pinho Escreveu:
O ligador amovível e o terminal principal de terra são coisas diferentes, mas a legislação permite que as duas sejam fundidas:

Terminal principal de terra (TPT)
Terminal ou barra previstos para ligação do condutor de terra ao barramento de terra do quadro de entrada (QE) e a condutores de proteção de outras especialidades (ex: gás, telecomunicações, etc).
Permite a medição da resistência do elétrodo de terra.
Alguns aspetos técnicos a considerar
1. Em instalações mais complexas (ex.: em edifícios coletivos em que as frações não comunicam com zonas comuns, nem existe instalação coletiva) poderão haver mais do que um TPT, todos ligados ao mesmo elétrodo de terra.
in CERTIEL

É neste último ponto que obriga que os dois sejam em separados. A terra é única, como é que vamos descobrir em qual dos ligadores vamos "desligar" para medir...

Por isso, é normal encontrar TPT em vez de ligador amovível, apenas tem que garantir que tem a barra desmontável, usando ferramentas.
Quando os dois são em separado, existe uma caixa para cada um. Posso ter induzido em erro dizendo que o TPT estava em quadro, o problema é a falta de identificação do mesmo...
ok, assim estou esclarecido...
mas estava a pensar utilizar isto em edifício tipo habitações unifamiliares ou em fábricas, em que necessita apenas de ter um TPT :!: :!:
neste caso, não pode por exemplo pedir na memória descritiva para indicar de onde vem o condutor (p.e. ATI, QE, gás, etc...) :?: :?:
Responder

Voltar para “Dúvidas”