Disparo Térmico-Bomba
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 30 jun 2014, 19:51
Disparo Térmico-Bomba
Boa noite!
Tenho uma bomba monofásica responsável pela filtração da piscina. Há dias deixou de funcionar, sendo que no quadro eléctrico dá um sinal de disparo térmico. Já procedi à substituição do condensador pois este tinha queimado, mas mesmo assim o sinal continua quando ligo o quadro e a bomba não trabalha. Agradecia que me ajudassem nos procedimentos a seguir.
Abraço
Tenho uma bomba monofásica responsável pela filtração da piscina. Há dias deixou de funcionar, sendo que no quadro eléctrico dá um sinal de disparo térmico. Já procedi à substituição do condensador pois este tinha queimado, mas mesmo assim o sinal continua quando ligo o quadro e a bomba não trabalha. Agradecia que me ajudassem nos procedimentos a seguir.
Abraço
-
Re: Disparo Térmico-Bomba
O quadro elétrico só dispõe de um diferencial com um botão de test. Quando ligo o diferencial e carrego no botão de teste este desarma. Não sei se respondi à sua pergunta.
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
hummm.....não...não....
é no quadro da bomba....deve ter, penso eu...um contactor com um termico associado...
onde liga a bomba....
é no quadro da bomba....deve ter, penso eu...um contactor com um termico associado...
onde liga a bomba....
Jaime Reis
-
O quadro da bomba é constituido por: 1 interruptor diferencial, 1 relógio, 1 contactor e dois disjuntores bipolares. O cotactor (penso eu) deve estar associado ao interruptor diferencial, não?
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
ok...ok...
então tem um relogio....que segundo a programação , liga e desliga a uma determinada hora, dando ordem para o contactor atracar, mas deve ter um termico algures a intercalar a linha de comando, será no motor??
( alguns tem na caixa de ligação o dito cujo...)
então tem um relogio....que segundo a programação , liga e desliga a uma determinada hora, dando ordem para o contactor atracar, mas deve ter um termico algures a intercalar a linha de comando, será no motor??
( alguns tem na caixa de ligação o dito cujo...)
Jaime Reis
-
Exatamente! Na caixa de ligação não me parece, que eu tenha reparado só estava mesmo o condensador. Esse térmico pode ser um género de fusível?
-
Neste momento onde estou não tenho fotos. Como nunca vi nenhum, estava a perguntar se normalmente são fusíveis ou algo do género.
-
Mas se fosse só do térmico a bomba não deveria funcionar, nem que fosse em modo manual?
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Pois é, quando estiver junto do equipamento, tire uma foto e coloque aqui, para poder-mos ajudar com respostas mais concretas.
Pois é, quando estiver junto do equipamento, tire uma foto e coloque aqui, para poder-mos ajudar com respostas mais concretas.
jpgmartins Escreveu:Mas se fosse só do térmico a bomba não deveria funcionar, nem que fosse em modo manual?
Cpts.
Energy
Energy
No caso da avaria descrita verificar :
1-Se o valor do condensador corresponde á capacidade e tensão original.
2-Aceder ao veio do motor da electrobomba e verificar se roda livremente sem prisão mecânica.
3-Verificar se as ligações eléctricas no motor estão correctas, para descartar eventual erro na ligação do novo condensador.
O relé térmico geralmente está associado ao contactor de potência.
1-Se o valor do condensador corresponde á capacidade e tensão original.
2-Aceder ao veio do motor da electrobomba e verificar se roda livremente sem prisão mecânica.
3-Verificar se as ligações eléctricas no motor estão correctas, para descartar eventual erro na ligação do novo condensador.
O relé térmico geralmente está associado ao contactor de potência.
Cps.
-
- Velha Guarda
- Registado: 06 mai 2008, 14:44
- Has thanked: 1 time
Só uma ajuda "visual" com conjunto-tipo contactor+térmico

o "reset" do térmico é o botão vermelho

o "reset" do térmico é o botão vermelho
- ezer
- Velha Guarda
- Registado: 04 jan 2008, 22:56
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 10 times
Pode ter no quadro um disjuntor motor do tipo da foto e que tem o térmico já no seu interior. Se o termico disparou por algum motivo, tem que ser rearmado.
- Anexos
-
- Disj_Motor__76524_zoom.jpg (30.13 KiB) Visto 6378 vezes