mudar os cabos da caixa de coluna até contador interior

damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Has thanked: 6 times
Been thanked: 17 times

mudar os cabos da caixa de coluna até contador interior

Mensagem por damon »

Bom dia,

Tenho uma duvida em relação a um trabalho que estou a fazer:
É uma casa velha em lisboa, tem a caixa de coluna na rua e o contador no interior da habitação. Reparei que a seccão dos cabos mono são de 2,5mm2 :shock: Pois é incrivel, mas antigamente não havia tantas coisas para ligar.

Então claro mudei a secção para 6mm2.
Agora tive que decelar os selos da EDP tanto no contador como no diferencial.
A minha pergunta é: quero chamar a EDP, para selar novamente, mas vão me chatear a cabeça? ou não? já mudei os cabos!! ligo para o 808505505, e peço para selar novamente? é isso?
Não há inspecção da certiel pois não??
Não fiz nada de mal, só resolvi um problema que podia ser grave!!

obrigado, fico a aguardar respostas
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: mudar os cabos da caixa de coluna até contador interior

Mensagem por ENERGY »

Boas
Deveria ter feito o pedido de descelagem/selagem, antes de ter executado o serviço, preenchendo num balcão da EDP o respetivo termo de responsabilidade.
Pois se fosse apanhado por um Técnico da EDP, a executar o serviço sem esse termo de responsabilidade já entregue na EDP sujeitava-se a uma coima.
Como não o fez, e tudo correu bem para si, e para a instalação do cliente e do edificio, deve-se deslocar agora a um balcão da EDP e pedir a selagem, pois nada lhe vai acontecer.

damon Escreveu:Bom dia,

Tenho uma duvida em relação a um trabalho que estou a fazer:
É uma casa velha em lisboa, tem a caixa de coluna na rua e o contador no interior da habitação. Reparei que a seccão dos cabos mono são de 2,5mm2 :shock: Pois é incrivel, mas antigamente não havia tantas coisas para ligar.

Então claro mudei a secção para 6mm2.
Agora tive que decelar os selos da EDP tanto no contador como no diferencial.
A minha pergunta é: quero chamar a EDP, para selar novamente, mas vão me chatear a cabeça? ou não? já mudei os cabos!! ligo para o 808505505, e peço para selar novamente? é isso?
Não há inspecção da certiel pois não??
Não fiz nada de mal, só resolvi um problema que podia ser grave!!

obrigado, fico a aguardar respostas
Cpts.
Energy
damon
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por damon »

Obrigado ENERGY, irei ligar para a EDP para selarem, estava com medo que me dissessem alguma coisa de errado.
abraço
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Não é ligar para a EDP, mas sim deslocar-se a um balcão e fazer opedido, assinando lá o respetivo termo de responsabilidade do trabalho executado.
damon Escreveu:Obrigado ENERGY, irei ligar para a EDP para selarem, estava com medo que me dissessem alguma coisa de errado.
abraço
Cpts.
Energy
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

Mensagem por projclvm »

Também ainda pode fazer o pedido de decelagem/selagem, em vez de selagem, assim ninguém lhe irá apresentar qualquer problema.
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Been thanked: 1 time

Mensagem por DEUS AMIGO »

Amigo em Lisboa é assim vai-se EDP preenche um termo de responsabilidade mostra-se o cartão de técnico e C.C. ou B.I. a minuta é deles e pede desselagem do contador e informa qual o trabalho a executar! pode dizer P/EXP alterar condutores queimados! e dão oito dias para executar o trabalho ficando logo marcado o dia e hora da selagem, (não precisa de dizer que o trabalho está feito)
Noutras zonas do Pais não sei se será assim! cada zona tem modo diferente de atuar por isso!
damon
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por damon »

ok. em lisboa quais sao os balcoes de edp?
vou pedir entao deselagem e selagem, assim nao havera problemas. qd falam do cartao de tecnico e aquele da dre com o numero do tecnico (aquele documento q apresentamos qd ha vistoria da certiel)
obrigado
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Pode ser em qualquer loja da EDP, em Lisboa por exemplo na loja do Marquês de Pombal.
O cartão de Técnico é o que apresenta nas vistorias da Certiel.
damon Escreveu:ok. em lisboa quais sao os balcoes de edp?
vou pedir entao deselagem e selagem, assim nao havera problemas. qd falam do cartao de tecnico e aquele da dre com o numero do tecnico (aquele documento q apresentamos qd ha vistoria da certiel)
obrigado
Cpts.
Energy
travassos
Curioso
Curioso
Registado: 01 ago 2010, 18:50
Has thanked: 3 times
Been thanked: 5 times

Mensagem por travassos »

Este post já tem uns meses e muito provavelmente a situação aqui relatada já está resolvida mas surgiu-me uma situação e gostaria das vossas opiniões para perceber, eu e todos os interessados, se existem novos procedimentos nesta situação da desselagem e selagem ou se eu estava enganado uma vez que pensava que o técnico eletricista podia ele mesmo proceder à desselagem após a entrega do termo de responsabilidade e do pedido junto de um balcão EDP sendo que a EDP só viria passado uns dias fazer a dita selagem.

DEUS AMIGO Escreveu:Amigo em Lisboa é assim vai-se EDP preenche um termo de responsabilidade mostra-se o cartão de técnico e C.C. ou B.I. a minuta é deles e pede desselagem do contador e informa qual o trabalho a executar! pode dizer P/EXP alterar condutores queimados! e dão oito dias para executar o trabalho ficando logo marcado o dia e hora da selagem, (não precisa de dizer que o trabalho está feito)
Noutras zonas do Pais não sei se será assim! cada zona tem modo diferente de atuar por isso!

Amigo DEUS, vou questionar esta sua sugestão por uma simples razão, não é o técnico da EDP que vem depois fazer a dita desselagem e só após a desselagem o técnico eletricista ainda que assinando o termo de responsabilidade poderá então executar o trabalho e no fim marcar data para selagem?
Se for assim nesta ou noutra situação nada pode ser feito antes da desselagem sob pena do técnico EDP verificar a "óbvia" violação dos selos?

Não sei se isto era assim ou se são novos procedimentos da EDP(comercial) mas a verdade é que liguei para o 808100100 falei com alguém do apoio técnico e o que me informaram é que para a desselagem do contador o técnico eletricista tem que se deslocar a um balcão da EDP entregar um termo de responsabilidade onde informa que trabalho vai fazer e marcar a data para a desselagem que será feita por um funcionário da EDP. Eu realmente pensava que após a entrega do dito termo de responsabilidade o eletricista podia proceder de imediato à desselagem de forma legal e a EDP só vinha no fim selar. Pensei que fosse assim e já fiz assim mas no tal contacto telefónico foi-me dito que corri o risco de me ser aplicada uma multa uma vez que o procedimento referente à desselagem sempre foi feito por técnico da EDP e nunca pode ser feito pelo eletricista. Pessoal experimentado comentem e digam de vossa justiça como isto se fazia e se este "pormaior" da desselagem só poder ser feita por técnico da EDP é novo ou se estou a ser mal informado.

Obrigado,
Última edição por travassos em 18 jul 2014, 16:03, editado 1 vez no total.
Travassos
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

a desselagem por técnico da EDP tem toda a lógica, porque senão não havia como provar que estava selado o que permitia o que toda a gente sabe...

Ohmico
travassos
Curioso
Curioso
Registado: 01 ago 2010, 18:50
Has thanked: 3 times
Been thanked: 5 times

Mensagem por travassos »

Sim amigo, eu analisando a situação percebo que tem toda a lógica, só estou a colocar a questão para perceber se isto sempre foi o procedimento ou se esta situação da desselagem ter que ser feita unicamente por técnico EDP é nova?

É que a ser assim desde sempre(técnico EDP a proceder à desselagem), as sugestões que foram deixadas neste post sobre a questão inicial e apesar das boas intenções do amigo "damon" não "o" isentam dos riscos inerentes à violação dos selos EDP uma vez que terá ido ao local um técnico EDP para a dita desselagem. Penso, aliás, que nem existirá procedimento que permita unicamente a selagem sem antes um pedido de desselagem sem que isso levante questões ou desconfianças à própria EDP.
Travassos
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Em Lisboa, o Técnico pede a descelagem/selagem num balcão da EDP, e de seguida corta os selo e faz o trabalho, que na data acordada o pessoal do empreiteiro ao serviço da EDP aparece para fazer a selagem.
A EDP não manda ninguém por aqui para fazer a descelagem, té porque se houver roubo de energia, a EDP descobre de imediato, através dos consumos médios, se de repente um consumidor começa a ter consumos muito menores, a EDP mada um Técnico ao local para ver o que se está a passar, e eventualmente fazer a troca do contador.

travassos Escreveu:Este post já tem uns meses e muito provavelmente a situação aqui relatada já está resolvida mas surgiu-me uma situação e gostaria das vossas opiniões para perceber, eu e todos os interessados, se existem novos procedimentos nesta situação da desselagem e selagem ou se eu estava enganado uma vez que pensava que o técnico eletricista podia ele mesmo proceder à desselagem após a entrega do termo de responsabilidade e do pedido junto de um balcão EDP sendo que a EDP só viria passado uns dias fazer a dita selagem.

DEUS AMIGO Escreveu:Amigo em Lisboa é assim vai-se EDP preenche um termo de responsabilidade mostra-se o cartão de técnico e C.C. ou B.I. a minuta é deles e pede desselagem do contador e informa qual o trabalho a executar! pode dizer P/EXP alterar condutores queimados! e dão oito dias para executar o trabalho ficando logo marcado o dia e hora da selagem, (não precisa de dizer que o trabalho está feito)

Amigo DEUS, vou questionar esta sua sugestão por uma simples razão, não é o técnico da EDP que vem depois fazer a dita desselagem e só após a desselagem o técnico eletricista ainda que assinando o termo de responsabilidade poderá então executar o trabalho e no fim marcar data para selagem?
Se for assim nesta ou noutra situação nada pode ser feito antes da desselagem sob pena do técnico EDP verificar a "óbvia" violação dos selos?

Não sei se isto era assim ou se são novos procedimentos da EDP(comercial) mas a verdade é que liguei para o 808100100 falei com alguém do apoio técnico e o que me informaram é que para a desselagem do contador o técnico eletricista tem que se deslocar a um balcão da EDP entregar um termo de responsabilidade onde informa que trabalho vai fazer e marcar a data para a desselagem que será feita por um funcionário da EDP. Eu realmente pensava que após a entrega do dito termo de responsabilidade o eletricista podia proceder de imediato à desselagem de forma legal e a EDP só vinha no fim selar. Pensei que fosse assim e já fiz assim mas no tal contacto telefónico foi-me dito que corri o risco de me ser aplicada uma multa uma vez que o procedimento referente à desselagem sempre foi feito por técnico da EDP e nunca pode ser feito pelo eletricista. Pessoal experimentado comentem e digam de vossa justiça como isto se fazia e se este "pormaior" da desselagem só poder ser feita por técnico da EDP é novo ou se estou a ser mal informado.

Obrigado,
Cpts.
Energy
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Been thanked: 1 time

Mensagem por DEUS AMIGO »

Amigo Travassos falo do que se passa em Lisboa noutros pontos do País não sei? até agora tenho procedido assim se alteram a medida de desselagem ou a selagem não tenho conhecimento, quando descolamos á EDP é por qualquer razão de que algo não se encontra bem ou alterações! e como fica escrito os trabalhos a realizar deduzo não haja alterações das medidas de desselagem.
Também teem de confiar um pouco cá do pessoal e não tinha lógica ir uma carrinha um técnico só para desselar o ditos ! eles tem mais que fazer andam sempre a correr de um lado para outro com demasiado trabalho!
Cump:
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jun 2009, 20:49

Mensagem por _faisca »

Boas colegas,
Aqui no Porto, temos que nos deslocar a uma loja ou agente oficial da EDP, pedir o desselamento/selamento dos equipamentos em questão. Vai ser agendado o serviço para um técnico da EDP, que costuma ser do departamento de fraudes que vai ao local para efetuar o serviço. Posteriormente será necessário ir à loja outra vez para agendar o selamento dos equipamentos. Enfim, só o tempo perdido em lojas da EDP é demais. Já efetuei diversos pedidos e funciona assim na zona do Porto e arredores. Obrigado colegas.
_Faisca
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Como diz o velho ditado, "cada terra com seu uso, cada roca com seu fuso".
Isto das descelagens/selagens, é uma vergonha, tal como das fechaduras das portinholas, das Caixas de Coluna, dos Q. Colunas, em cada terra tem o seu tipo de fechadura.
Os procedimentos deviam ser universais, tal como as RTIEBT e DMAS, etc, etc.
_faisca Escreveu:Boas colegas,
Aqui no Porto, temos que nos deslocar a uma loja ou agente oficial da EDP, pedir o desselamento/selamento dos equipamentos em questão. Vai ser agendado o serviço para um técnico da EDP, que costuma ser do departamento de fraudes que vai ao local para efetuar o serviço. Posteriormente será necessário ir à loja outra vez para agendar o selamento dos equipamentos. Enfim, só o tempo perdido em lojas da EDP é demais. Já efetuei diversos pedidos e funciona assim na zona do Porto e arredores. Obrigado colegas.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”