shunt do DC+ para o NO
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Re: shunt do DC+ para o NO
Boas
Para medires com o multimetro na saida, e teres 12V tens de ter uma pinça no NO ou no COM e a outra pinça no DC-
Já experimentas-te a desligar tudo e ver continuidades entre o COM e o NO e entre o COM e o NF, com e sem alimentação na bobine do relé, e assim ficas a saber o que faz cada contato e como faz.
E assim ficas a saber o funcionamento do relê, se injetas corrente no ponto A ela vai sair no ponto B ou no ponto C, etc.
Para medires com o multimetro na saida, e teres 12V tens de ter uma pinça no NO ou no COM e a outra pinça no DC-
Já experimentas-te a desligar tudo e ver continuidades entre o COM e o NO e entre o COM e o NF, com e sem alimentação na bobine do relé, e assim ficas a saber o que faz cada contato e como faz.
E assim ficas a saber o funcionamento do relê, se injetas corrente no ponto A ela vai sair no ponto B ou no ponto C, etc.
quero aprender Escreveu:a ligação está assim ...
DC + 12V positivos
Do DC+ tiro uma linha shunt para NO...
em DC- 12v negativos
ainda em DC- tenho o negativo da lâmpada
a outra ponta da lâmpada ligo em COM ...
a razão pela qual eu ligo assim ? o shunt ?
e o mais giro disto é que entre NO e COM não me dá 12v no multímetro mas a lâmpada acende assim que o sensor nota que é escuro ...
já na entrada entre DC+ e DC- dá-me 12v ....
e se calhar expliquei-me mal , o aparelho está a bombar sem qualquer problemas ...
eu não entendo como fiz as ligações ... eu só coloquei isto a funcionar porque respeitei e respeito sempre o negativo , já o positivo fui tentando ...
mas atenção : ESTÁ A BOMBAR
Cpts.
Energy
Energy
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Enviou: 10 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Vivam.
Tenho tanta certeza como 2+2=4,
E você tem a certeza do que leu?
Entre as duas condições existe um e que é obrigatório levar em conta:
Volto a dizer se a lâmpada não funciona com o shunt entre o positivo e o COM do relé
e
a linha de lâmpada no NO quando o relé actua... bye bye relé
Cps
A. Castro
Volto a dizer se a lâmpada não funciona com o shunt entre o positivo e o COM do relé
e
Mário, bem-vindo ao clube dos " Camões" da electricidade ( repare que escrevi em maiúsculas por respeito ao Homem e ao Poeta que foi...)quero aprender Escreveu:Volto a dizer se a lâmpada não funciona com o shunt entre o positivo e o COM ?CF,Lda Escreveu:Vivam.
Porque o comando do relé é interno, você não tem acesso a ele.
E os contactos utiliza-os de acordo com a tensão da lâmpada; esta é de 12V, mas podia ser 230V.
Volto a dizer se a lâmpada não funciona com o shunt entre o positivo e o COM do relé e a linha de lâmpada no NO
quando o relé actua... bye-bye relé!...
Cps
A. Castro
shunt entre positivo e COM ?
Tem a certeza daquilo que escreveu ?
É que ligar o positivo ao COM , a meu ver , e pegando em palavras suas , aí sim posso dizer adeus ao aparelho ....

Cps
A. Castro
Mário Escreveu:Está correcto.quero aprender Escreveu:a ligação está assim ...
DC + 12V positivos
Do DC+ tiro uma linha shunt para NO...
em DC- 12v negativos
ainda em DC- tenho o negativo da lâmpada
a outra ponta da lâmpada ligo em COM ...
a razão pela qual eu ligo assim ? o shunt ?
e o mais giro disto é que entre NO e COM não me dá 12v no multímetro mas a lâmpada acende assim que o sensor nota que é escuro ...
já na entrada entre DC+ e DC- dá-me 12v ....
e se calhar expliquei-me mal , o aparelho está a bombar sem qualquer problemas ...
eu não entendo como fiz as ligações ... eu só coloquei isto a funcionar porque respeitei e respeito sempre o negativo , já o positivo fui tentando ...
mas atenção : ESTÁ A BOMBAR
Ligaste o "micro-switch" em série com a lampada, é assim que deve estar ligado
Não encontras os 12V, dado que numa posição tens o contacto em aberto, na outra tens o contacto fechado, não tens "tensão", mas sim corrente quando está fechado.
Cump.
Mário
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 6 vezes
Antes de mais obrigado pela Sua ajuda e pela ajuda de todos Vós... pois só assim tem sido possível a minha aprendizagem ...CF,Lda Escreveu:Vivam.
e
a prova disso é que antes de colocar a minha duvida aqui no fórum , o equipamento já funcionava ...
hoje vim de lisboa por volta das 15:30 e desde então que o LDR está tapado para que a luz de teste esteja acesa e está acesa até agora e vai continuar noite dentro ...
não aquece , não cheira a queimado ... não falha , posso destapar o LDR as vezes que quiser que a luz apaga de imediato e quando tapado também acende de imediato...
quanto ás ligações e foi aqui que eu me espetei ... foi julgar que o COM era negativo ... por isso eu não ter os 12V ...
podia medir as vezes que quisesse com LDR e sem LDR que os 12v nunca lá estariam ...
tanto faz fazer o shunt ao NO como ao COM , trabalha das duas formas e sem problemas ( não aquece , não cheira a queimado , não falha )
gostava de saber se o correcto é meter o shunt no NO ou no COM ... porque ele funciona das duas formas ...
mas o que dizem as regras ...???
isso para mim é que é importante , respeitar a ordem de ligação ...
quanto aos 12v que necessito o negativo vou busca-lo ao DC- e o mais ao NO ...
julgo ter percebido o funcionamento desta merda ... o detector de movimentos da efapel também deu uma ajudinha ...
eu até acho que isto funcionaria também com negativos ...
o shnut seria negativo e a lâmpada ia buscar o positivo a um outro equipamento ... porque o LDR está alimentado ... e a lâmpada só acenderia quando tivesse negativo ...
não faço a experiencia porque este aparelhinho custou muito arranjar ... e numa loja em PT custa bem caro ...
obrigados
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Enviou: 10 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Vivam.
Ainda bem que esse dispositivo funciona em condições.
esses contactos COM, NO e NC, CONTACTOS DO RELÉ, funcionam como o
comutador de escada; só que actuado por bobine .
Em repouso, tem continuidade entre COM e NO. Quando activado tem continuidade entre COM e NC..
No seu caso não é importante a ordem das ligações; mas há ligações em que isso é importante.
Cps
A. Castro
Ainda bem que esse dispositivo funciona em condições.
esses contactos COM, NO e NC, CONTACTOS DO RELÉ, funcionam como o
comutador de escada; só que actuado por bobine .
Em repouso, tem continuidade entre COM e NO. Quando activado tem continuidade entre COM e NC..
No seu caso não é importante a ordem das ligações; mas há ligações em que isso é importante.
Cps
A. Castro
quero aprender Escreveu:Antes de mais obrigado pela Sua ajuda e pela ajuda de todos Vós... pois só assim tem sido possível a minha aprendizagem ...CF,Lda Escreveu:Vivam.
e
a prova disso é que antes de colocar a minha duvida aqui no fórum , o equipamento já funcionava ...
hoje vim de lisboa por volta das 15:30 e desde então que o LDR está tapado para que a luz de teste esteja acesa e está acesa até agora e vai continuar noite dentro ...
não aquece , não cheira a queimado ... não falha , posso destapar o LDR as vezes que quiser que a luz apaga de imediato e quando tapado também acende de imediato...
quanto ás ligações e foi aqui que eu me espetei ... foi julgar que o COM era negativo ... por isso eu não ter os 12V ...
podia medir as vezes que quisesse com LDR e sem LDR que os 12v nunca lá estariam ...
tanto faz fazer o shunt ao NO como ao COM , trabalha das duas formas e sem problemas ( não aquece , não cheira a queimado , não falha )
gostava de saber se o correcto é meter o shunt no NO ou no COM ... porque ele funciona das duas formas ...
mas o que dizem as regras ...???
isso para mim é que é importante , respeitar a ordem de ligação ...
quanto aos 12v que necessito o negativo vou busca-lo ao DC- e o mais ao NO ...
julgo ter percebido o funcionamento desta m**** ... o detector de movimentos da efapel também deu uma ajudinha ...
eu até acho que isto funcionaria também com negativos ...
o shnut seria negativo e a lâmpada ia buscar o positivo a um outro equipamento ... porque o LDR está alimentado ... e a lâmpada só acenderia quando tivesse negativo ...
não faço a experiencia porque este aparelhinho custou muito arranjar ... e numa loja em PT custa bem caro ...
obrigados
-
- Velha Guarda
após ter desligado isto ... estive a olhar para isto e saltam-me algumas duvidas ...
1º o COM é sempre negativo ou positivo mediante o que nós quisermos trabalhar certo ?
no meu caso eu trabalhei com positivo e quando o LDR detecta falta de luz o COM atua e deixa passar corrente para o NO ...
Poderia também ter escolhido o negativo ... em suma o COM é sempre o que dá de " papar " ao NO , certo ?
1º o COM é sempre negativo ou positivo mediante o que nós quisermos trabalhar certo ?
no meu caso eu trabalhei com positivo e quando o LDR detecta falta de luz o COM atua e deixa passar corrente para o NO ...
Poderia também ter escolhido o negativo ... em suma o COM é sempre o que dá de " papar " ao NO , certo ?
-
- Team Apoio
Boas
Acho que por vezes estás tão focado na tua ideia, que nem lês com atenção o que o pessoal te descreve.
Eu proprio já anteriormente te disse para pegares num multimetro e veres continuidades ente COM e NO e entre COM e NF, isto para veres quando a bobine do relê esta ligada sai em A e quando a bobine do relê está desligada sai em B, e assim ficas a saber o funcionamento desse relê.
Pois se ligares +/- em COM este vai sair em NO ou em NF, conforme a bobine do relé esteja ligada ou desligada.
Acho que por vezes estás tão focado na tua ideia, que nem lês com atenção o que o pessoal te descreve.
Eu proprio já anteriormente te disse para pegares num multimetro e veres continuidades ente COM e NO e entre COM e NF, isto para veres quando a bobine do relê esta ligada sai em A e quando a bobine do relê está desligada sai em B, e assim ficas a saber o funcionamento desse relê.
Pois se ligares +/- em COM este vai sair em NO ou em NF, conforme a bobine do relé esteja ligada ou desligada.
quero aprender Escreveu:após ter desligado isto ... estive a olhar para isto e saltam-me algumas duvidas ...
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
quem não sabe , é como quem não vê ...
uma coisa é nós sabermos , e por isso muitas vezes , quando sabemos ficamos muito admirados , porque é que os outros não fazem assim ou assado ou mesmo não percebem ...
mas quando outros não seguem as nossas dicas é porque simplesmente não souberam seguir as vossas dicas ...
e não é por estarem focados em ideias próprias ... não pensem assim ... pensem antes que quem pede ajuda não está a conseguir ver como vocês vêm ...
podem estar tranquilos que toda a vossa informação aqui postada quer em esquema , mesmo que seja em paint à criança , pegando na frisiologia aqui usada , quer seja em resposta , toda essa informação é considerada com muita atenção , mas mesmo com muita atenção ...
no entanto podem revirar este fórum de pernas para o ar , e não vão encontrar uma única resposta minha , a questionar se a pessoa leu ou viu ...
tenham um excelente fim de semana ,
aceitem os meus agradecimentos por toda a vossa ajuda...
uma coisa é nós sabermos , e por isso muitas vezes , quando sabemos ficamos muito admirados , porque é que os outros não fazem assim ou assado ou mesmo não percebem ...
mas quando outros não seguem as nossas dicas é porque simplesmente não souberam seguir as vossas dicas ...
e não é por estarem focados em ideias próprias ... não pensem assim ... pensem antes que quem pede ajuda não está a conseguir ver como vocês vêm ...
podem estar tranquilos que toda a vossa informação aqui postada quer em esquema , mesmo que seja em paint à criança , pegando na frisiologia aqui usada , quer seja em resposta , toda essa informação é considerada com muita atenção , mas mesmo com muita atenção ...
no entanto podem revirar este fórum de pernas para o ar , e não vão encontrar uma única resposta minha , a questionar se a pessoa leu ou viu ...
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Agradecimento recebido: 13 vezes
voçê tem um detector de luz, constituído por um LDR(light diode receiver), alimentado a 12V contínuos...internamente tem um contacto inversor seco, isto é, livre de potencial, neste contacto pode usar 12V, 24V e ate provavelmente tensões de 230V...como se fosse um comutador de escada....
Jaime Reis
-
- Team Apoio
Boas
O que acontece é que por vezes estamos tão focados nos nosso pensamentos em determinado assunto (reparação, instalação etc,) que nem vimos que por vezes existem formas mais simples de resolver os problemas, isto já me aconteceu, portanto não leves a mal a minha ideia, pois por vezes a solução é tão simples, e está tão à nossa frente que nem a vimos.
Agora se vais associar um LDR para comandar um Relê, qual a razão?
Será que é porque o contato de saida do LDR, é fraco para a potência da lampâda que vais querer comandar, se não for, não vejo a razão de estares a utilizar tambem o relê, visto que vais trabalhar sempre com as mesmas tensões.
O que acontece é que por vezes estamos tão focados nos nosso pensamentos em determinado assunto (reparação, instalação etc,) que nem vimos que por vezes existem formas mais simples de resolver os problemas, isto já me aconteceu, portanto não leves a mal a minha ideia, pois por vezes a solução é tão simples, e está tão à nossa frente que nem a vimos.
Agora se vais associar um LDR para comandar um Relê, qual a razão?
Será que é porque o contato de saida do LDR, é fraco para a potência da lampâda que vais querer comandar, se não for, não vejo a razão de estares a utilizar tambem o relê, visto que vais trabalhar sempre com as mesmas tensões.
quero aprender Escreveu:quem não sabe , é como quem não vê ...
Cpts.
Energy
Energy