contacto actuado mecanicamente na posiçao de reposo

rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Re: contacto actuado mecanicamente na posiçao de reposo

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Antes de dizer alguma coisa, refiro mais uma vez que é a minha opinião e vale o que vale.
Eu penso que o colega jaimereis está a dar um exemplo diferente do que se verifica na situação de origem do tópico.
Nesse exemplo que o colega jaimereis dá, estamos a falar de um elemento de segurança (neste caso, a abertura da porta), e refira-se que está correctamente representado com um contacto NA, pois o funcionamento eléctrico da máquina, em segurança, implica o fecho da porta. No próprio esquema eléctrico, existe a necessidade de representar esse contacto, pois ele determina o funcionamento da máquina.
Existe outros exemplos, como sensores em máquinas de corte rotativas, que ao "detectarem" a presença de uma pessoa, desabilitam o funcionamento dessa mesma máquina.
Mas são situações diferentes no meu entender.
Última edição por rainbow em 17 jul 2014, 16:17, editado 1 vez no total.
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva!

Penso que devia representar os contactos como uma arvore de cames com fins de cursos repesentados entre os 0º e 360º.

Normalmente quando uma máquina tem um "castelo" de fins de curso há uma folha separada do esquema eléctrico com os contactos representados.

Em anexo, remeto um exemplo.
Anexos
Novo Documento 4.pdf
(435.46 KiB) Transferido 106 vezes
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

BLima Escreveu:Viva!

Penso que devia representar os contactos como uma arvore de cames com fins de cursos repesentados entre os 0º e 360º.

Normalmente quando uma máquina tem um "castelo" de fins de curso há uma folha separada do esquema eléctrico com os contactos representados.

Em anexo, remeto um exemplo.
Boas,

completamente de acordo!

Como representariam se necessitassem de utilizar um comutador com pos. 0;1;2...etc. e dotado de n. contactos? Tinham de fazer uma tabela e juntar ao esquema.

Ohmico
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

mas se repararem no desenho fornecido pelo autor do topico, está tudo lá, a representação gráfica dos símbolos, que na minha opinião, não deveria ser invertida a posição, isto é, um contacto normalmente aberto forçado a fechado não deveria ser desenhado como fechado, e vise versa...mas sim complementado com o esquema de funcionamento...que é o que está por baixo dos símbolos de contactos...

....eu humildemente, penso assim...
Jaime Reis
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Os colegas Blima e ohmico estão a falar de situações em que efectivamente há uma "influência eléctrica" no esquema. Como é os casos dos exemplos que deram. Não é a mesma situação que se verifica no post inicial.
Até posso concordar que se acrescente uma nota ao esquema, seja escrita ou em forma de diagrama, referindo que existe uma comutação dos contactos de origem mecânica aquando do encaixe no equipamento.
No entanto, não faz de todo parte do esquema eléctrico.

Colega jaimereis, o que acha que vai acontecer quando se representar um contacto aberto (que mecanicamente, por encaixe, vai passar a fechado), e que na realidade está fechado, e que após ser actuado electricamente vai passar a aberto? Não vai haver confusão?
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Been thanked: 14 times
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva!

Reflectindo um pouco no esquema inicial, penso que de facto não devia aparecer nenhuma nota suplementar. O esquema eléctrico deve, como já referido e concordo, aparecer com o contacto aberto. Se pensarmos um pouco, o técnico que quiser confirmar se o fim-de-curso está bom, vai ver primeiro se está mecanicamente actuado, para então medir as voltagens nos contactos. Mediante a posição mecânica que a peça estiver, os contactos estarão comutados de acordo.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

rainbow Escreveu:Boa tarde.

Os colegas Blima e ohmico estão a falar de situações em que efectivamente há uma "influência eléctrica" no esquema. Como é os casos dos exemplos que deram. Não é a mesma situação que se verifica no post inicial.
Até posso concordar que se acrescente uma nota ao esquema, seja escrita ou em forma de diagrama, referindo que existe uma comutação dos contactos de origem mecânica aquando do encaixe no equipamento.
No entanto, não faz de todo parte do esquema eléctrico.

Colega jaimereis, o que acha que vai acontecer quando se representar um contacto aberto (que mecanicamente, por encaixe, vai passar a fechado), e que na realidade está fechado, e que após ser actuado electricamente vai passar a aberto? Não vai haver confusão?
eu acho que não, por isso existe o diagrama de funcionamento, se existir uma avaria em que comprometa a instalação, se a representação estiver trocada em relação à situação em que ele é normalmente aberto ou fechado...eu na correcção estarei á procura, por exemplo, de um contacto aberto quando ele é normalmente fechado, e por engano ligarei num contacto normalmente aberto

eu penso assim, se desmontar o dito switch do acoplamento mecânico....eles estará na situação de repouso, é nesse estado que se deverá representar num esquema eléctrico....
Jaime Reis
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

BLima Escreveu:Viva!

Reflectindo um pouco no esquema inicial, penso que de facto não devia aparecer nenhuma nota suplementar. O esquema eléctrico deve, como já referido e concordo, aparecer com o contacto aberto. Se pensarmos um pouco, o técnico que quiser confirmar se o fim-de-curso está bom, vai ver primeiro se está mecanicamente actuado, para então medir as voltagens nos contactos. Mediante a posição mecânica que a peça estiver, os contactos estarão comutados de acordo.
exactamente, se num esquema forem trocados, ou representado invertidos, só vai dar problemas de interpretação a um técnico que proceda a uma reparação....penso eu de que....
Jaime Reis
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

eu peço desculpa, mas não consigo entender onde foram buscar essa de representar um contacto normalmente aberto (NA) com um símbolo NF.

Todos os contactos quer NA quer NF, em algum momento do funcionamento de uma máquina, estão na realidade na função inversa e não é por isso que se hão-de representar de outra maneira.

Aliás, nem percebo porque nasce esta confusão, uma vez que isso não se faz em parte nenhuma do mundo (só se for na China), o desenho esquemático tem regras que consistem na representação dos componentes reais.

Já agora, se estivesse a programar um autómato o que é que introduzia, era NA ou NF?

Ohmico
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

ohmico Escreveu:Boas,

eu peço desculpa, mas não consigo entender onde foram buscar essa de representar um contacto normalmente aberto (NA) com um símbolo NF.

Todos os contactos quer NA quer NF, em algum momento do funcionamento de uma máquina, estão na realidade na função inversa e não é por isso que se hão-de representar de outra maneira.

Aliás, nem percebo porque nasce esta confusão, uma vez que isso não se faz em parte nenhuma do mundo (só se for na China), o desenho esquemático tem regras que consistem na representação dos componentes reais.

Já agora, se estivesse a programar um autómato o que é que introduzia, era NA ou NF?

Ohmico
caro ohmico, mas é isso que eu tenho estado a dizer este tempo todo, realmente parece uma novela, de que eu nada gosto...

não se representam em desenho contactos forçados, mas sim, sempre no seu estado, NA(NO) ou NF(NC), independentemente de acção mecânica externa.....

num autómato é diferente, apesar devermos respeitar o mesmo principio, em certas condições podemos negar o input de uma condição...depende do objectivo, alias, é uma das virtudes do autómato....mas isso é outra guerra...
Jaime Reis
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Eu acho que aqui o problema tem a ver com a interpretação do que é o estado de repouso. E para mim é simples. Se não há uma actuação eléctrica, ou por exemplo num relé, se a bobine não for energizada, os contactos vão estar no estado de repouso. E só vão deixar de estar em repouso, quando a bobine receber energia, e ai sim, vão estar actuados.
lastik
Curioso
Curioso
Registado: 17 set 2007, 09:13

Mensagem por lastik »

rainbow Escreveu:Boa tarde.

Eu acho que aqui o problema tem a ver com a interpretação do que é o estado de repouso. E para mim é simples. Se não há uma actuação eléctrica, ou por exemplo num relé, se a bobine não for energizada, os contactos vão estar no estado de repouso. E só vão deixar de estar em repouso, quando a bobine receber energia, e ai sim, vão estar actuados.

Totalmente de acordo!
Mas é minha opinião, é bom ler mais e diversas opiniões.
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”