o que deve saber fazer um oficial electricista?

damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Has thanked: 6 times
Been thanked: 17 times

o que deve saber fazer um oficial electricista?

Mensagem por damon »

Olá boa noite,

Não sabia onde colocar estetopico, por isso ficou neste campo das discussões de electricidade.

Muitas pessoas dizem que um electricista deve saber fazer um PT, quadros electricos domesticos, terciario e industrial...

Tenho uma duvida porque afinal o que sou eu??? :?
Já trabalho na electricidade há 10 anos com um curso de electrotecnia tirado há 20 anos.
começei a trabalhar nas instalações e manutenções de automatismos domesticos (tipo portões automaticos), alarmes de segurança, domotica, CCTV (a antiga geração com as cassettes VHS).
depois começei a me dedicar nas instalações electricas domesticas, desde a leitura de plantas até certificado da certiel, conforme as normas electricas, mas por exemplo nunca fiz um PT, alias nunca calhou entrar la dentro :lol:
também nunca trabalhei na industria ou para fazer trabalhos de electricidade na industria, apesar de gostaria de aprender a parte de automação e robotica.
tb nunca fiz daqueles quadros complexos, tipo de centro comercial ou grande escritorios...penso que saberia

pronto!! vou abrir um debate...para vocés o que deve saber fazer um electricista???
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Re: o que deve saber fazer um oficial electricista?

Mensagem por jaimereis »

damon Escreveu: o que deve saber fazer um electricista???

acima de tudo , saber que a electricidade ...MATA!!!! se não assumir este pequeno pormenor...então não é electricista, é um curioso...

agora, se amigo pergunta a nível de especialidade...isso é outra historia...

depende do ramo em que trabalha...por exemplo, eu em telecomunicações...parei no RITA, aliás nunca fiz nada disso...faz de mim menos electricista do que outro que tem ITED 1, 2, 3, 4,...e por ai fora? acho que não!

cada um especializa-se numa área especifica...o electricista de automóveis, é menos electricista do que um do ramo civil??

agora aqueles que dizem, "faço tudo!!", esse, para mim, está apresentado!

a lei de Ohm e de Joule é valida em todos os ramos, tem é que sabe-la!
Jaime Reis
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas

Na área das electricidades, existem várias especializações, e referiu várias, agora uns optam por uma área especifica da electricidade e são electricistas, e outros optam por outras áreas especificas da electricidade e também são electricistas.
Lá porque um electricista de construção civil, não saber fazer um PT, não quer dizer que não seja um bom profissional, mas que eventualmente a sua área de trabalho seja só a partir do QGBT, agora haverá muitos electricistas de PTs, e que são bons nessa área, depois a trabalhar nas instalações de construção civil ou outras, podem ter a teoria mas a prática não existe, e aí um bom ajudante/pré. oficial passa-lhes a perna no tempo de execução.
Em tempos trabalhei em algumas obras, aonde havia serventes a meter tubo nos roços, que davam baile à maioria dos oficiais, e no entanto eram serventes e pagos como tal, não sabiam era fazer mais nada, pois especializaram-se a meter tubo, e ligações não pescavam nada.
Se falar com alguns electricistas, vai ver que não percebem nada de CCTV ou de Alarmes, ou Q.E industriais, e no entanto também são electricistas.
Claro que é sempre bom um electricista, ter uma noção de como se faz de tudo um pouco nas instalações eléctricas, até para não correr riscos desnecessários.

damon Escreveu:Olá boa noite,

Não sabia onde colocar estetopico, por isso ficou neste campo das discussões de electricidade.

Muitas pessoas dizem que um electricista deve saber fazer um PT, quadros electricos domesticos, terciario e industrial...

Já trabalho na electricidade há 10 anos com um curso de electrotecnia tirado há 20 anos.
começei a trabalhar nas instalações e manutenções de automatismos domesticos (tipo portões automaticos), alarmes de segurança, domotica, CCTV (a antiga geração com as cassettes VHS).
depois começei a me dedicar nas instalações electricas domesticas, desde a leitura de plantas até certificado da certiel, conforme as normas electricas, mas por exemplo nunca fiz um PT, alias nunca calhou entrar la dentro :lol:
também nunca trabalhei na industria ou para fazer trabalhos de electricidade na industria, apesar de gostaria de aprender a parte de automação e robotica.
tb nunca fiz daqueles quadros complexos, tipo de centro comercial ou grande escritorios...penso que saberia

pronto!! vou abrir um debate...para vocés o que deve saber fazer um electricista???
Cpts.
Energy
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

E ninguém falou nos eletromecânicos industriais e eletromecânicos de frio...
E os electricistas navais?

É como os colegas disseram e bem, existem especialidades.

O electricista não é aquele que sabe trocar uma tomadas e mudar umas lâmpadas. Para o comum dos mortais é...
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Been thanked: 6 times

Mensagem por quero aprender »

ENERGY Escreveu:Boas

Na área das electricidades, existem várias especializações, e referiu várias, agora uns optam por uma área especifica da electricidade e são electricistas, e outros optam por outras áreas especificas da electricidade e também são electricistas.
Lá porque um electricista de construção civil, não saber fazer um PT, não quer dizer que não seja um bom profissional, mas que eventualmente a sua área de trabalho seja só a partir do QGBT, agora haverá muitos electricistas de PTs, e que são bons nessa área, depois a trabalhar nas instalações de construção civil ou outras, podem ter a teoria mas a prática não existe, e aí um bom ajudante/pré. oficial passa-lhes a perna no tempo de execução.
Em tempos trabalhei em algumas obras, aonde havia serventes a meter tubo nos roços, que davam baile à maioria dos oficiais, e no entanto eram serventes e pagos como tal, não sabiam era fazer mais nada, pois especializaram-se a meter tubo, e ligações não pescavam nada.
Se falar com alguns electricistas, vai ver que não percebem nada de CCTV ou de Alarmes, ou Q.E industriais, e no entanto também são electricistas.
Claro que é sempre bom um electricista, ter uma noção de como se faz de tudo um pouco nas instalações eléctricas, até para não correr riscos desnecessários.

damon Escreveu:Olá boa noite,

está tudo dito :!: :!: :!: :!:
andremdlopes
Curioso
Curioso
Registado: 31 jul 2012, 15:27
Has thanked: 1 time
Been thanked: 1 time

Mensagem por andremdlopes »

Um bom debate é isso mesmo o electricista está num âmbito muito alargado , o meu é manutenção industrial e aí abrange uma enorme área de especialidades dentro da electricidade e até electrónica hoje em dia temos de ser um pouco flexíveis mas sempre electricista e nunca montei um PT . :)
damon
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por damon »

Pois exactamente!!! especializamos numa determinada area, o meu foi mais construção civil!!

falei disso, pq uma vez falei com um electricista, daqueles da velha guarda, que dizia que já montou muitos PT's, e já tinha trabalhado na alta e media tensão, e que os electricistas de construção civil eram electricista de montar tomadas e passar tubos e enfiar fios, e que não percebiam nada de electricidade...
mas era daquele que não fazia instalações prediais, e não sabia das normas de RTIEBT (eu tb sou sei mais ou menos, as + importantes, mas as vezes tenho que ir la ver).
Como agora quase já não faço instalações novas (tipo edificios inteiros), somente pequenas remodelações, já não dá tanta pica!! é um pouco de "biscateria", mas estou seriamente em especializar-me na electricidade industrial, que agora é o q está a dar!!!
Apesar de eu achar que o must é trabalhar na industria, por aplicar mais os calculo de electrotecnia e regras electricas, não deixamos de ser electricista na mesma :D
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

damon Escreveu:Pois exactamente!!! especializamos numa determinada area, o meu foi mais construção civil!!

falei disso, pq uma vez falei com um electricista, daqueles da velha guarda, que dizia que já montou muitos PT's, e já tinha trabalhado na alta e media tensão, e que os electricistas de construção civil eram electricista de montar tomadas e passar tubos e enfiar fios, e que não percebiam nada de electricidade...
mas era daquele que não fazia instalações prediais, e não sabia das normas de RTIEBT (eu tb sou sei mais ou menos, as + importantes, mas as vezes tenho que ir la ver).
Como agora quase já não faço instalações novas (tipo edificios inteiros), somente pequenas remodelações, já não dá tanta pica!! é um pouco de "biscateria", mas estou seriamente em especializar-me na electricidade industrial, que agora é o q está a dar!!!
Apesar de eu achar que o must é trabalhar na industria, por aplicar mais os calculo de electrotecnia e regras electricas, não deixamos de ser electricista na mesma :D
para mim electricidade industrial é um outro mundo à parte ...
é mais desafiador ... puxa mais pelo conhecimento e leva-nos em busca do conhecimento ...
damon
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por damon »

pois, ja concorri a empregos para electricista industrial e ja me dizeram que nunca vou conseguir porque sendo electricista civil, na industria nao querem!
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

este assunto é muito pertinente, porque tem que ver com as formações que andam para aí a impingir ao pessoal e que só servem para criar rivalidades sem qualquer sentido.

Na minha modesta opinião, um electricista devia obrigatoriamente ter uma formação, no mínimo tão abrangente como era a das antigas escolas industriais,
de modo a permitir que o indivíduo saísse a saber electricidade.

Depois então, poderia frequentar cursos rápidos de especialização das áreas para onde fosse trabalhar, chegados aqui, haviam condições para se falar de igualdade em termos profissionais.

Claro que o que vemos hoje é que tiram cursos onde não ensinam electricidade, não ensinam a ler esquemas, etc. e dizem-lhes que são electricistas, andam a enganar as pessoas.

Ohmico
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

ohmico Escreveu:Boas,

este assunto é muito pertinente, porque tem que ver com as formações que andam para aí a impingir ao pessoal e que só servem para criar rivalidades sem qualquer sentido.

Na minha modesta opinião, um electricista devia obrigatoriamente ter uma formação, no mínimo tão abrangente como era a das antigas escolas industriais,

Depois então, poderia frequentar cursos rápidos de especialização das áreas para onde fosse trabalhar, chegados aqui, haviam condições para se falar de igualdade em termos profissionais.

Claro que o que vemos hoje é que tiram cursos onde não ensinam electricidade, não ensinam a ler esquemas, etc. e dizem-lhes que são electricistas, andam a enganar as pessoas.

Ohmico
Rule nº 1: aprender o mais que se puder nas escolas, independentemente da sua qualidade.
Rule nº 2: complementar com a característica "autodidacta".
Rule nº 3: especializar. Andar a saltitar de área em área, passado alguns anos não serve para nada... As áreas como já foi referido são muito dispersas e em grande número. São precisos anos para as dominar. Se saltitar, não chega as dominar. Depois o pessoal admira-se de ter avarias de uma vez na vida, com muita frequência e vê-se às aranhas para as resolver...
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

ohmico Escreveu: Na minha modesta opinião, um electricista devia obrigatoriamente ter uma formação, no mínimo tão abrangente como era a das antigas escolas industriais,
Ohmico
palavras sabias as suas ... que o pessoal que cria os cursos e quem manda na formação lê-se estas suas palavras ...
talvez não houvesse tanta desformação :!: :!: :!:
JCarreira
Curioso
Curioso
Registado: 16 fev 2009, 13:50
Contacto:

Mensagem por JCarreira »

ora ai esta uma boa questão, no meu caso trabalho em industria manutenção correctiva e preventiva e algumas modificações/actualizações de sistemas controlo maquinas industriais tenho de saber um pouco de automação potencia controlo velocidade pneumática hidráulica etc mas vamos ao mais interessante! quando me perguntam a profissão quase sempre empanco ou seja, electricista, técnico manutenção industrial, técnico electrónica, electromecânico etc de qualquer forma no banco pediram me para actualizar os dados e não é que na minha folha de vencimento diz "Profissional altamente qualificado de primeiro nível" seja lá o que isto quer dizer...
resumindo já foi tempo de me preocupar com o nome da minha profissão ou do nível de conhecimentos que ela exige agora ando mais preocupado com os €€€
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

JCarreira Escreveu:ora ai esta uma boa questão, no meu caso trabalho em industria manutenção correctiva e preventiva e algumas modificações/actualizações de sistemas controlo maquinas industriais tenho de saber um pouco de automação potencia controlo velocidade pneumática hidráulica etc mas vamos ao mais interessante! quando me perguntam a profissão quase sempre empanco ou seja, electricista, técnico manutenção industrial, técnico electrónica, electromecânico etc de qualquer forma no banco pediram me para actualizar os dados e não é que na minha folha de vencimento diz "Profissional altamente qualificado de primeiro nível" seja lá o que isto quer dizer...
resumindo já foi tempo de me preocupar com o nome da minha profissão ou do nível de conhecimentos que ela exige agora ando mais preocupado com os €€€
Só faltou como os brasileiros dizem: "mecatrônico"...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Essa categoria profissional, vai lá vai, dá para muita coisa, pois podem chamar a um eletricista, Engenheiro, etc, de "Profissional altamente qualificado de primeiro nivél" logo supõe-se que se enquadra na categoria máxima de vencimento, da respetiva area de trabalho.

JCarreira Escreveu:ora ai esta uma boa questão, no meu caso trabalho em industria manutenção correctiva e preventiva e algumas modificações/actualizações de sistemas controlo maquinas industriais tenho de saber um pouco de automação potencia controlo velocidade pneumática hidráulica etc mas vamos ao mais interessante! quando me perguntam a profissão quase sempre empanco ou seja, electricista, técnico manutenção industrial, técnico electrónica, electromecânico etc de qualquer forma no banco pediram me para actualizar os dados e não é que na minha folha de vencimento diz "Profissional altamente qualificado de primeiro nível" seja lá o que isto quer dizer...
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”