instalação em casa velha
-
- Curioso
- Registado: 12 mar 2007, 21:04
nao sei se são funcionarios da edp mas é uma entidade enviada para fazer tal trabalho, imagina que tens um quadro a funcionar com contador e armaste em electricista e fazes uma nova instalação na tua casa e não cumpres as regras basicas de segurança e mais tarde a tua residencia incendeia e feita uma avaliação é comcluido que a isntalação foi alterada e que não cumpria as normas de segurança a culpa é tua e tens que pagar os estragos dos bens de 3º´s .Blackangel Escreveu:Boas
Agora fiquei confusomas que parte da instalação é vistoriada pelos funcionários da EDP e em que zonas?
Na área de distribuição onde trabalho nunca vi disso![]()
Cumpz
O que acontece é que se quiseres energia na tua casa e não a tiveres a edp não te coloca lá a mesma sem uma vistoria , mas se ja tiveres o contador a funcional a edp não adivinha o que fazes na tua casa , por lei es obrigado a cumprir regras basicas de segurança e deves estar credenciado para fazer alterações na instalação e deves pedir uma vistoria caso alteres a instalação ( ou não das conhecimento das alterações e ficas por tua conta e risco )
Amigo badtrip aki esta o que eu queria dizer talvez não me tenha explicado da melhor maneira mas era isto que eu pretendia dizer.ejom Escreveu:Bem ppl vamos lá ver se nos entendemos, em primeiro lugar é sempre necessário uma vistoria por parte da entidade inspectora ( CERTIEL ) sempre que a instalação eléctrica seja nova ( e edifício novo ) e não exista local de consumo associado ao local, quero dizer com isto que não exista o dito NIP do local. Em segundo lugar, caso já exista o dito contador na dita "casa", que dizer com isto que a casa já foi vistoriada pela CERTIEL ou pela EDP em tempos remotos, e então pode-se efectuar qualquer tipo de remodelação na instalação eléctrica sem ter que se pedias a vistoria. Neste último caso só é obrigatória a vistoria caso se efectue um aumento de potência, ou seja se a instalação existente está certificada para uma potencia de 6,9kVA, e pedirmos à EDP 10,35kVA então temos obrigatoriamente que pedir uma inspecção à instalação e terá que ser emitido um documento por parte da CERTIEL para ser apresentado na EDP para se proceder à ligação da nova potencia ou mesmo à alteração da baixada caso se justifique.
Espero ter ajudado.
Não tenhas duvidas nenhumas que e assim que funciona.
Cumps
boas,
Já tinha respondido mas volto a responder todas as instalações alteradas feitas de novo ou modificadas devem ser feitas por um tecnico responsavel e requerem uma vistoria da entidade reguladora
não existe uma lei ao acaso: http://www.dre-norte.min-economia.pt/Pr ... nsável.pdf
secalhar tambem me expliquei mal mas era o que queria dizer
( mas tudo se pode fazer as escondidas sem necessidades de leis )
Já tinha respondido mas volto a responder todas as instalações alteradas feitas de novo ou modificadas devem ser feitas por um tecnico responsavel e requerem uma vistoria da entidade reguladora
não existe uma lei ao acaso: http://www.dre-norte.min-economia.pt/Pr ... nsável.pdf
Peço desculpa mas não concordo com tigo, se existe a lei, esta é para se cumprir " aqui ou na Xina ", e enquanto pensarmos assim não vamos a lado nenhum.Badtrip Escreveu:boas,

ejom Escreveu:Peço desculpa mas não concordo com tigo, se existe a lei, esta é para se cumprir " aqui ou na Xina ", e enquanto pensarmos assim não vamos a lado nenhum.Badtrip Escreveu:boas,
tá complicado ou me explico mal ou o meu portugues ja teve melhores dias...

O que eu digo é que existem leis para este tipo de trabalhos mas á quem os faça as escondidas da lei como em tudo é complicado a lei estar em cima de tudo.... isso não quer dizer que eu concorde , discordo plenamente porque instalações mal feitas podem estar ao lado na casa do meu vizinho e eu sou uma das vitimas.
-
- Curioso
Boas
Em instalações novas a Certiel aprova, a EDP monta a aparelhagem mas depois disso se eu quiser fazer pequenas alterações à instalação e para isso chamo uma pessoa responsável a EDP não tem nada a ver com isso.
Aliás na zona do Grande Porto se chamares o Piquete de avarias a casa e o problema for no quadro eléctrico do cliente ou para dentro o funcionário tem ordens para te passar uma multa.
Cumpz
Em instalações novas a Certiel aprova, a EDP monta a aparelhagem mas depois disso se eu quiser fazer pequenas alterações à instalação e para isso chamo uma pessoa responsável a EDP não tem nada a ver com isso.
Aliás na zona do Grande Porto se chamares o Piquete de avarias a casa e o problema for no quadro eléctrico do cliente ou para dentro o funcionário tem ordens para te passar uma multa.
Cumpz

Com que direito, tens que me dizer que é o gestor da área de rede Porto, para eu lhe fazer umas perguntas.Blackangel Escreveu:Boas
Cumpz
Mais a EDP só anda da Portinhola para fora, mais concretamente da extremo de saída dos fusíveis instalados na portinhola, e o piquete não tem nada que entrar sequer dentro da casa do cliente, já viste se este telefona para o numero mágico que vem na factura da EDP, no dia seguinte o gesrto de rede Porto está a chamar o responsável pela equipes de montagem e piquetes para lhe dar uma descasca.
-
- Curioso
Boas
Estás a partir de pressupostos pois ainda há muitas habitações com os contadores e diferenciais dentro de casa ou seja não seguem os padrões mais actuais.
Esta foi uma "lei" implementada na àrea de rede do Grande Porto que visava acabar com a chamada do piquete a casa por tudo e por nada.
Cumpz
Estás a partir de pressupostos pois ainda há muitas habitações com os contadores e diferenciais dentro de casa ou seja não seguem os padrões mais actuais.
Esta foi uma "lei" implementada na àrea de rede do Grande Porto que visava acabar com a chamada do piquete a casa por tudo e por nada.
Cumpz

OK, mas tens de concordar comigo, pois a EDP não tem qualquer autoridade para passar coimas aos clientes. E, sim eu sei que ainda existem muitas habitações em que os DCP´s e contadores estão dentro das casas dos clientes e os piquetes têm que entrar dentro das habitações mas isso não invalida o facto de os elementos do piquete saber obrigatoriamente a regulamentação vigente CTE'S e das DMA da própria EDP.
-
- Curioso
Amigo ejom
A coima é um impresso em triplicado que o funcionário preenche a partir do momento que verifica que a anomalia é da responsabilidade do cliente.
A referida coima virá para pagamento junto com a factura energética do cliente. Este modelo foi implementado por gestores da empresa portanto terão toda a legalidade, pelo menos ainda não vi ninguém recusar-se a pagar. Pelo que vi é de Guimarães, não sei a que área de rede pertence mas se conhecer alguém da EDP da sua zona pode ver se o procedimento é igual pois estes procedimentos diferem de área para área.
Cumpz
A coima é um impresso em triplicado que o funcionário preenche a partir do momento que verifica que a anomalia é da responsabilidade do cliente.
A referida coima virá para pagamento junto com a factura energética do cliente. Este modelo foi implementado por gestores da empresa portanto terão toda a legalidade, pelo menos ainda não vi ninguém recusar-se a pagar. Pelo que vi é de Guimarães, não sei a que área de rede pertence mas se conhecer alguém da EDP da sua zona pode ver se o procedimento é igual pois estes procedimentos diferem de área para área.
Cumpz

Caro colega Blackangel, a área de rede é a de AveSousa, a que tutela a minha zona, e dentro dos possíveis vou-me informar se aqui se pratica este tipo de situação, pois para mim é desconhecida, a a gente sabe perfeitamente que em cada área de rede é administrada de uma maneira própria seguindo os preceitos de cada administrador não existindo uma uniformidade em toda a empresa EDP.
Bom 25 Abril.

Bom 25 Abril.

-
- Curioso