Boa tarde!
Tenho um edifício bastante grande onde irei colocar um pára-raios, com 2 descidas...
As descidas não ficarão perto do local onde ligará a vareta de terra que está ligada com o ligador amovível.
Em cada uma das descidas será colocado um pé de galo... A minha pergunta é se existe algo que obrigue a interligação destas num anel à volta do edifício? Eu penso que não, mas qual a vossa opinião?
SPDA
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Re: SPDA
Pimenta Escreveu:Boa tarde!
Tenho um edifício bastante grande onde irei colocar um pára-raios, com 2 descidas...
As descidas não ficarão perto do local onde ligará a vareta de terra que está ligada com o ligador amovível.
Em cada uma das descidas será colocado um pé de galo... A minha pergunta é se existe algo que obrigue a interligação destas num anel à volta do edifício? Eu penso que não, mas qual a vossa opinião?
Boas,
isto não pode ser assim, então e o resto da instalação não tem terra?
Vir aqui fazer perguntas de assuntos "sérios" porque perigosos, falando só duma pequena parte do que está em jogo, devia ser proibido.
O assunto tem de ser avaliado no conjunto da instalação.
Ohmico
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 jan 2014, 22:57
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 5 times
Como???ohmico Escreveu:Pimenta Escreveu:Boa tarde!
Boas,
isto não pode ser assim, então e o resto da instalação não tem terra?
Vir aqui fazer perguntas de assuntos "sérios" porque perigosos, falando só duma pequena parte do que está em jogo, devia ser proibido.
O assunto tem de ser avaliado no conjunto da instalação.
Ohmico
Calma lá amigo?
O resto da instalação não tem terra? Onde é que eu disse isso? Apenas disse da não partilha do piquet de terra das terras do edifício e das terras do pára-raios.. Mais nada! Em lugar algum disse que o edifício não tinha terra...
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
- Registado: 25 jul 2008, 15:13
- Been thanked: 10 times
Olá "Pimenta".Pimenta Escreveu:Boa tarde!
Transcrevo o que diz no Guia Técnico de Pára-Raios.
Guia Técnico de Pára-Raios - Secção 2.4.1 - Tipo de eléctrodo a utilizar Escreveu: O eléctrodo de terra preferencial a utilizar num pára-raios é o eléctrodo em anel, constituído por um condutor instalado na base das fundações do edifício ou embebido no maciço de betão das fundações, caso exista.
Alternativamente pode ser utilizado um condutor em anel, enterrado a uma profundidade de aproximadamente 0,80 m e envolvendo a estrutura a proteger.
.....
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)