Comutação escada

Responder
cmorais
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 08 abr 2008, 22:42

Comutação escada

Mensagem por cmorais »

Boas! Sou novo por aqui e ainda não deu para ver bem todo o fórum, o que me levou a entrar para aqui é que andei a por interruptores novos na casa toda e quando cheguei ao hall principal deparei-me com um problema... tenho 2 comutadores de escada duplos e um simples para ligar a uma lampada e não atino com as ligações! No inicio tem um duplo, em que uma das teclas já está a fazer ligação para a luz de fora de casa, a segunda faz comutação no hall, de seguida aparece o comutador de escada de uma tecla com 4 fios para ligar e acaba com o outro escada duplo em que uma das teclas tb já está a fazer comutação para outro hall. Alguém me pode ajudar a conseguir ligar isto? É que já troquei e baralhei tts fios que eu é q já n vejo nd à frente... e não queria chamar um electricista pa me ir lá ligar so 3 interruptores...!

Agradeço desde já a todos!
Jorginho
Curioso
Curioso
Registado: 08 abr 2008, 03:27

Re: Comutação escada

Mensagem por Jorginho »

Aqui vai o esquema

CED..........................INV.............................CED
L1.......(Liga á fase)_____(Lâmpâda All Princ.).....L1
V1a..........................V1a..............................V1a
V1b..........................V1B..............................V1B
L2.......(Liga á fase)_________________________L2 (Lâmpada All 2)............
V2a.....(Liga Lampada escada)________________V2a.........................................................
V2b______________________________________ V2b........................................................

Espero que deia para perceberes

É assim, o botão de 4 fios é um inversor (2 entradas e saidas) para as voltas do comutador
.................. Significa um cabo
___________ Significa um espaço em branco ( o forum não deixa deirar muitos espaços :( )
cmorais
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por cmorais »

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: Pronto, agora é que dei o tilt de vez!!! :lol: :lol: :lol:

Então é assim, os interruptores duplo que tenho têm +/- este esquema
oo oo oo
2 L1 1

oo oo oo
2 L2 1
No caso do primeiro interruptor já ocupei a parte do 1 para fazer a tal ligação da luz de fora, assim como no ultimo já ocupei a parte do L2 para fazer a comutação de escada que há do segundo hall lá copm outro interruptor, mas do segundo hall ta td a funcionar! Resta-me então a parte do L2 do primeiro, de seguida o tal interruptor de escada simples e depois a parte do L1 do ultimo, já agora deixo também o esquema do interruptor do meio em que tenho de ligar 4 fios em 3 contactos :shock: fica assim:
oo
L

oo oo
Jorginho
Curioso
Curioso

Mensagem por Jorginho »

Ok então vamos por partes

L1 > Alimentação ou saida para a lâmpada
1 e 1 > Voltas do comutador que premitem a comutação

Igual para a segunda linha

Vamos lá ligar esse teu comutador...

No comutador da entrada
L1 (Alimentação)
1 (Luz Escada)
1 (Não usas)
L2 (Alimentação ou saida para a lâmpada)
2 (Volta do comutador 1)
2 (Volta do Comutador 2)

No Inversor
Não sei como tens, mas seram duas entradas e duas saidas
1 >>>>>>> 1
2 >>>>>>> 2

No comutador do final desse All
L1 (Alimentação ou saida para a lâmpada / All 1)
1 (Volta do Comutador 1)
1 (Volta do Comutador 2)
L2 (Alimentação ou saida para a lâmpada / All 2)
2 (Volta do comutador 1)
2 (Volta do Comutador 2)

Se tiveres duvidas indica por que lado do circuito é que sai o fio para a lampada, que eu faço-te um desenho.
Jorginho
Curioso
Curioso

Mensagem por Jorginho »

Aqui tens um mini-esquema

Paint at work 8)
Anexos
CED.JPG
CED.JPG (11.44 KiB) Visto 1635 vezes
cmorais
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por cmorais »

Então está assim, no primeiro interruptor tenho duas alimentações, uma que é a da luz de fora e outra que é para a comutação do hall, no sitio do escada simples saem 4 fios que fazem o seguinte, 2 que vêem de cima que que alteram a alimentação conforme posição do primeiro interruptor, numa posição a alimentação vem num fio, carregando o botão para o outro lado a alimentação passa para o outro fio, e depois seguem 2 para o lado que saem depois para ligar ao terceiro e ultimo, que é onde também se encontra o fio que vai à lâmpada. Já me falaram em fazer chants e tudo! Será preciso? Ah, e o botão do meio so tem 3 contactos, não deveria ter 4?
Jorginho
Curioso
Curioso

Mensagem por Jorginho »

O botão do meio tem de ser um Inversor de Grupo, apenas este trabalha ai (4 contactos)

De resto o esquema do meu desenho bate certo com a tua explicação

No Primeiro Comutador (Junto á porta)
Tens dois fios que vêm de cima
Um é a fase, e o outro é o retorno da lampada

Tens de colocar um chunt entre o L1 e o L2 para ambos terem fase

No do meio (Inversor)
Chegam fios do primeiro e saem dois fios para o segundo (liga como no desenho)

No segundo Comutador (Lado oposto da porta)
Chegam-te os dois fios pretos, como estás a utilizar a linha de comutação 1, ligas em 1 e 1
Em L1 ligas o fio que vai para a lampada

Para testares e como tens alguma dificuldade não coloques ainda o inversor liga cada um dos fios de chagada a um de saida nesse local e faz apenas a comutação, depois é só coloca-lo no meio.
cmorais
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por cmorais »

Então o problema que tenho ali é mesmo a falta do inversor... Só lá tenho o comutador de escada normal, é so trocar por um inversor? Não há maneira de ligar com este ede escada? Quanto ao interruptor a beira da porta não preciso chuntar, já tem 2 fases, uma que vai para a luz de fora de casa e a outra que é a que vai para o l2 fazer a comutação do hall!
Responder

Voltar para “Dúvidas”