Bobinagem de alternador de 12KVA

Responder
jodsbrum
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 20 ago 2009, 16:05
Agradecimento recebido: 5 vezes

Bobinagem de alternador de 12KVA

Mensagem por jodsbrum »

A um colega meu foi-lhe entregue o referido alternador de 12KVA 220V, e cujas ligações são as que estão na imagem anexa, em que este estava com uma das bobines queimadas e por isso teve de ir para uma oficina e fazer nova bobinagem.
Ao regressar fez as acopulação do gerador ao motor, deu o arranque ao motor e logo que o alternador excitava o motor este parava por sobrecarga. Suspeitando de que alguma ligação estivesse mal desligamos todas as ligações das bobines, ficando estas com as pontas soltas e ai ao se dar o arranque ao motor este ficava a trabalhar e podíamos medir nas pontas de todas as bobines 115V. Dai concluímos que o problema estava nas ligações das bobines entre si. Após este ensaio, verificamos todas as numerações dos fios e refizemos novamente as ligações como estão no esquema mas o motor novamente entra em sobrecarga e pára. O que eu conclui que as numerações dos fios das bobines é que não estavam correctas.
Contactou-se a oficina e estes pediram para lhes entregarmos o conjunto completo (motor e alternador) para que eles resolvessem o problema.
Mas a minha pergunta é que, será possível numa situação destas nós fazermos alguns testes ou algumas medições e conseguirmos identificar correctamente as bobines ou será que tem de ser, desfazendo todas as amarrações das bobines e aí tentar fazer a identificação?
Anexos
Alternador.jpg
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Re: Bobinagem de alternador de 12KVA

Mensagem por Mário »

Boas

O alternador é monofásico? não creio com o nº de bobines.

Se for trifásico, e tenha só as 6 bobines, penso que se consegue ligar.

Motor térmico a 3.000 rpm (bobinagem de 2 polos)

Na fase R se a entrada é em 1, o 2 liga com o 4, e a 3 é saida.
Na fase S se a entrada é em 5, o 6 liga com o 8, e a 7 é saida.
Na fase T se a entrada é em 9, o 10 liga com o 12, e a 11 é saida.

Pões a funcionar, e tem que trabalhar bem. De seguida páras e chantas as 1,5,e 9.

Pões a funcionar, e tem que trabalhar bem, e terás tensão em 3, 7 e 11. tens que dizer o que tens, porque pode ser ligado em triângulo. (não creio, mas...)

Se depois tiver tudo bem, à que pôr carga (resistencias é do melhor para teste). Se houver falta de potencia ou a tensão de saída não for a que se espera diz, porque pode ser ligado em paralelo em vez de serie.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
jodsbrum
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por jodsbrum »

Mário, o alternador é trifásico e de origem estava a funcionar com as ligações que eu enviei na imagem. As ligações originais são aquelas e funcionava e a 1500RPM, só deichou de funcionar bem após a bobinagem e agora não posso fazer testes, pois já voltou para a odicina que fez a bobinagem.
Mas o que eu queria agora saber é se existe alguma maneira de se testar e identificar correctamente as bobines, quando elas vcem com identificações erradas da oficina.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Para saberes se está bem ligado internamente, terias que verificar as saídas do fio esmaltado de cada bobine, e como está ou onde vai ligar. Depois fazer um diagrama da disposição das bobines da bobinagem, e verificar se estão ligadas para os 4 polos, e se é em serie ou paralelo, também pode ser ligado em triângulo ou em estrela, mas isso já é fácil, só tem haver com a tensão de saída.

Se é 1500 rpm (4 polos) não é como escrevi em cima, passa a:

Na fase R se a entrada é em 1, o 2 liga com o 3, e a 4 é saída.
Na fase S se a entrada é em 5, o 6 liga com o 7, e a 8 é saída.
Na fase T se a entrada é em 9, o 10 liga com o 11, e a 12 é saída.

Pões a funcionar, e tem que trabalhar bem. De seguida páras e chantas as 1,5,e 9.

Pões a funcionar, e tem que trabalhar bem, e terás tensão em 4, 8 e 12. tens que dizer o que tens, porque pode ser ligado em triângulo. (não creio, mas...)

O esquema que apresentas é o que vem com a máquina? é que para mim parece que não é, ou falta alguma ligação.

É trifásico a 400V? ou a 230?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
jodsbrum
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por jodsbrum »

O alternador é trifásico mas cada bobine (ex. R1=115V R2=115V) claro que se eu as ligar em série vou ter 230V e aí é que está eles com um alternador trifásico e ligado tal como está na imagem é que eu tenho 230V e é usado como se fosse monofásico. Quanto às pontas das bobines estão todas cá fora e depois é que as ligamos. Mas se quem bobinou o alternador não as identificar bem, claro que ao se ligar não vai dar certo e a minha pergunta é se é possivel identificar essas bobines apenas com algumas medições e não termos de abrir o alternador e desfazer todas as amarrações.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
Medir não dá sem desmontar. O que se pode fazer é, pôr uma tensão de 6 ou 12V numa bobine e identificar a sua posição no estator, e por ai em diante construir um diagrama do posicionamento das bobines, e fazer o esquema de ligação.

Atenção que os 115 e 230 podem ser ligação em paralelo, ou em serie. Também pode ser pelo meio da bobinagem os 115V.

Cump.
Mário
Responder

Voltar para “Dúvidas”