Rosca eletrodo de terra

Responder
J.P.
Curioso
Curioso
Registado: 30 ago 2007, 04:32

Rosca eletrodo de terra

Mensagem por J.P. »

Boas profs alguem me pode dizer para que serve a rosca no topo do eletrodo de terra?

Vou aplicar dois eletrodos de terra qual a melhor forma de os aplicar?

Dos eletrodos de terra a caixa de mediçao de terro vou colocar condutor de 25mm preciso de o proteger por tubo?

Para quem nao tem terrometro qual a maneira para ver se tem uma terra razoavel?

Junto com o eletrodo venderam-me duas abraçadeiras qual a maneira mais correcta de apertar o cabo nos dois eletrodos?

cumps
Joel Pereira
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Rosca eletrodo de terra

Mensagem por nelmindo »

J.P. Escreveu:Boas profs alguem me pode dizer para que serve a rosca no topo do eletrodo de terra? Para colocar uma luva e enroscar outro eléctrodo, para ficar mais profundo

Vou aplicar dois eletrodos de terra qual a melhor forma de os aplicar? Com uma maceta ou martelo grande, se estive a referir-se às distâncias entre eles... isso é outra coisa...

Dos eletrodos de terra a caixa de mediçao de terro vou colocar condutor de 25mm preciso de o proteger por tubo? Convém sempre, não vá o diabo tece-las...

Para quem nao tem terrometro qual a maneira para ver se tem uma terra razoavel? Sem uma fita métrica, como é que sei que uma pessoa alta?

Junto com o eletrodo venderam-me duas abraçadeiras qual a maneira mais correcta de apertar o cabo nos dois eletrodos? Esta pergunta está confusa. Não sei o que quer que fique esclarecido com a pergunta que fez.

cumps
Joel Pereira
J.P.
Curioso
Curioso

Mensagem por J.P. »

nelmindo Escreveu:
J.P. Escreveu:Boas profs alguem me pode dizer para que serve a rosca no topo do eletrodo de terra? Para colocar uma luva e enroscar outro eléctrodo, para ficar mais profundo

Vou aplicar dois eletrodos de terra qual a melhor forma de os aplicar? Com uma maceta ou martelo grande, se estive a referir-se às distâncias entre eles... isso é outra coisa...

Dos eletrodos de terra a caixa de mediçao de terro vou colocar condutor de 25mm preciso de o proteger por tubo? Convém sempre, não vá o diabo tece-las...

Para quem nao tem terrometro qual a maneira para ver se tem uma terra razoavel? Sem uma fita métrica, como é que sei que uma pessoa alta?

Junto com o eletrodo venderam-me duas abraçadeiras qual a maneira mais correcta de apertar o cabo nos dois eletrodos? Esta pergunta está confusa. Não sei o que quer que fique esclarecido com a pergunta que fez.

cumps
Joel Pereira

Na melhor forma de os colocar (eletrodos) gostaria de saber as distancias a que devo colocar uma da outra..ou e melhor ligar uma a outra atravez da dita luva
A ligaçao do condutor de terra a caixa de mediçao e feita atravez de um terminal?
Medi com um multimetro a diferença de potencial entre o condutor de terra e a fase e deu-me um valor de 224v e razoavel?

cumps
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Na verdade se não sabe como apertar o cabo nas braçadeira dos eléctrodos, não sabe para que servem a roscas numa das extremidades dos eléctrodos, não tem equipamento para medir a terra.
Parece-me que os seus conhecimentos na área das instalações eléctricas, são muito poucos, como tal deixo-lhe um conselho, deixe esse trabalho para alguém entendido no assunto, cada macaco no seu galho.
Tudo isto para que no final da obra não venha a ter problemas graves.

J.P. Escreveu:
nelmindo Escreveu:

cumps
Joel Pereira

Na melhor forma de os colocar (eletrodos) gostaria de saber as distancias a que devo colocar uma da outra..ou e melhor ligar uma a outra atravez da dita luva
A ligaçao do condutor de terra a caixa de mediçao e feita atravez de um terminal?
Medi com um multimetro a diferença de potencial entre o condutor de terra e a fase e deu-me um valor de 224v e razoavel?

cumps
Cpts.
Energy
J.P.
Curioso
Curioso

Mensagem por J.P. »

Caro Amigo Energi nao sei se leu o meu profile mas tirei um curso em eletricidade mas foi em 2009 desde essa altura ate agora tenho vindo a trabalhar em refrigeraçao e por vezes alguns serviços de eletricidade neste momento estou a fazer a instalaçao eletrica em minha casa e como anda ai a troika e tenho alguns conhecimentos faço eu :) nao sou nenhum profissional como o Sr por isso e que pergunto as coisas e agradeço que me ajudem. Voçe tem respondido a todos os meus tópicos e sempre com profissionalismo o que ja deu para perceber que percebe muito da poda. Agradeço se for possivel que me continue a ajudar.

Obrigado
cumps
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
O seu perfil está por preencher, daí não sabermos por vezes a quem estamos a responder e respetivos conhecimentos de cada um, pois aparece por aqui pessoal que nunca fez nada a nivél de eletricidade e pensa que é só pedir, nós damos a informação, e já estão feitos eletricistas.
Se tirou um curso, mesmo sendo à 5 anos atrás, deveria saber como se faz uma terra, mas pronto nem todos os cursos são cursos, nem todos os formadores têm vocação para o ensino, e isto refere-se tambem aos formandos.
Então no que diz respeito à sua terra: procura o local mis adequado para espetar os 2 eletrodos ou mais, de preferência numa zona ajardinada, para que no verão a terra mantenha valores adequados, e deixa ficar a ponta do eletrodo a 80 cm do solo, entre eletrodos passa o tal cabo que refere de 25mm e aperta com as braçadeiras que lhe forneceram.
Do eléctrodo mais proximo da caixa de chantes amovíveis (caixa medidora de terra) passa o cabo de 25mm e liga na caixa medidora de terra.
Agora se não tem aparelho para medir a terra, convém pedir um a alguem conhecido ou amigo para medir os valores da terra, pois até pode conseguir um bom valor com 1 eletrodo, como pode ter de espetar mais do que um, ou até ter de colocar uma chapa cobreada com 0.50cm2/1m2, etc, envolvida em areia e carvão para obter os valores aceitaveis, e tambem para defenir o ID, ou IDs que vai instalar no seu Q.E.
Aqui vai um link com toda a informação:
http://www.certiel.pt/c/document_librar ... upId=10100

J.P. Escreveu:Caro Amigo Energi nao sei se leu o meu profile mas tirei um curso em eletricidade mas foi em 2009 desde essa altura ate agora tenho vindo a trabalhar em refrigeraçao e por vezes alguns serviços de eletricidade neste momento estou a fazer a instalaçao eletrica em minha casa e como anda ai a troika e tenho alguns conhecimentos faço eu :) nao sou nenhum profissional como o Sr por isso e que pergunto as coisas e agradeço que me ajudem. Voçe tem respondido a todos os meus tópicos e sempre com profissionalismo o que ja deu para perceber que percebe muito da poda. Agradeço se for possivel que me continue a ajudar.

Obrigado
cumps
Cpts.
Energy
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas "J.P."

Preenche o perfil "profile".

Se tens equipamento para soldar a prata, solda o condutor à vareta em vez de usares a braçadeira (fica melhor).

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Dúvidas”