CONTADORES
-
- Curioso
- Registado: 06 fev 2014, 10:04
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 1 time
CONTADORES
Bom dia, amigos,
Estou com dificuldade em representar num GRAFCET, os contadores.
Preciso de um contador para contar o nº de m3 de ar da ventilação e de outro contador para medir o nº de m3 de água de uma valvula de rega, ambos em ramos separados. Como eu faço isso?
Em anexo tem uma imagens do grafcet nivel 1 e nivel 2 apenas para cumprir o exigivel imposto pelo meu formador.
Obrigado a todos.
Estou com dificuldade em representar num GRAFCET, os contadores.
Preciso de um contador para contar o nº de m3 de ar da ventilação e de outro contador para medir o nº de m3 de água de uma valvula de rega, ambos em ramos separados. Como eu faço isso?
Em anexo tem uma imagens do grafcet nivel 1 e nivel 2 apenas para cumprir o exigivel imposto pelo meu formador.
Obrigado a todos.
- Anexos
-
- grafcet nivel 2
- GRAFCET2.PNG (23.74 KiB) Visto 1939 vezes
-
- grafcet nivel 1
- GRAFCET.PNG (14.47 KiB) Visto 1939 vezes
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: CONTADORES
Tens que representar uma divergência.
Uma a testar a condição se o contador chegou ao fim e a outra oposta, se não chegou ao fim.
Se chegou ao fim, faz uma coisa, se não chegou ao fim, faz outra, que pode ser regressar aos passos anteriores, para estar executar em loop, até sair quando o contador chegar ao fim.
Uma a testar a condição se o contador chegou ao fim e a outra oposta, se não chegou ao fim.
Se chegou ao fim, faz uma coisa, se não chegou ao fim, faz outra, que pode ser regressar aos passos anteriores, para estar executar em loop, até sair quando o contador chegar ao fim.
-
- Curioso
nelmindo Escreveu:Tens que representar uma divergência.
Na imagem tenho o CNTR que é o contador reversivel que talvez não seja o mais indicado, porque entra em contagem decrecente e crescente, se calhar tenho que mudar para o normal, ou seja o CNT, mas aqui subsiste uma duvida na qual quando se passa para a etapa a seguir, regista uma determinada contagem ou tenho sempre que definir à priori um valor. Se passar para uma etapa a seguir a registar uma contagem, independente do valor, é isso que necessito, se devo ou tenho que definir antes um valor de contagem, penso isso complica a coisa, pois aí tenho tenho como diz de criar condições, mas queria evitar tal situação, mas se não houver outra solução, não há nada a fazer. Não sei se o contador permite contar indefinidamente, como se trata-se de um contador normal, como aqueles que temos em casa, para contar a água ou a electricidade, etc, daí as minhas duvidas.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Um contador permite contar para sempre... Chega a 0, vira para 9999 ou chega a 9999 e vira para 0. Mais do que isso, precisa de fazer associação de contadores. Não esquecer o principio básico que está por detrás dos contadores, shift registers, fli-flop, carry etc. Eles não bloqueiam, usam é princípios matemáticos.Petermo Escreveu:nelmindo Escreveu:Tens que representar uma divergência.
Na imagem tenho o CNTR que é o contador reversivel que talvez não seja o mais indicado, porque entra em contagem decrecente e crescente, se calhar tenho que mudar para o normal, ou seja o CNT, mas aqui subsiste uma duvida na qual quando se passa para a etapa a seguir, regista uma determinada contagem ou tenho sempre que definir à priori um valor. Se passar para uma etapa a seguir a registar uma contagem, independente do valor, é isso que necessito, se devo ou tenho que definir antes um valor de contagem, penso isso complica a coisa, pois aí tenho tenho como diz de criar condições, mas queria evitar tal situação, mas se não houver outra solução, não há nada a fazer. Não sei se o contador permite contar indefinidamente, como se trata-se de um contador normal, como aqueles que temos em casa, para contar a água ou a electricidade, etc, daí as minhas duvidas.
-
- Curioso
nelmindo Escreveu:Um contador permite contar para sempre... Chega a 0, vira para 9999 ou chega a 9999 e vira para 0. Mais do que isso, precisa de fazer associação de contadores. Não esquecer o principio básico que está por detrás dos contadores, shift registers, fli-flop, carry etc. Eles não bloqueiam, usam é princípios matemáticos.Petermo Escreveu:nelmindo Escreveu:Tens que representar uma divergência.
Pois, tenho outro problema, como é que represento no grafcet, os dois contadores de forma que sejam funcionais. No GRAFCET tenho um contador afecto à ventilação, de modo a contar a cubicagem de ar(exemplo) e outro afecto à rega, de modo a contar a cubicagem de água que o sistema gastou. Não queria complicar, só pretendia que quando passa-se para a etapa seguinte, os contadores registassem um determinado valor. Desde já agradeço a sua colaboração e apoio na resolução deste problema.
-
- Velha Guarda
- Registado: 30 jan 2011, 22:15
- Contacto:
vê se algum destes ficheiros ajuda
https://repositorio.utad.pt/bitstream/1 ... matias.pdf
http://dei-s1.dei.uminho.pt/lic/AUT/seb ... elemec.pdf
https://repositorio.utad.pt/bitstream/1 ... matias.pdf
http://dei-s1.dei.uminho.pt/lic/AUT/seb ... elemec.pdf
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
na contagem do volume de ar e de água existe um limite, isto é, os contadores registam só os volumes, ou ao fim de x m3, dão condição a etapa...e passam a reset?
Jaime Reis
-
- Curioso
Sim, quando a condição está satisfeita, passa para a etapa seguinte, fazendo Reset à etapa anterior.jaimereis Escreveu:na contagem do volume de ar e de água existe um limite, isto é, os contadores registam só os volumes, ou ao fim de x m3, dão condição a etapa...e passam a reset?
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
a minha questão não é na etapa, mas sim ao contador, quando a etapa é activada é feito o reset ao contador? ou se é quando a etapa activa dá um incremento ao contador? estando o impulso do contador numa das transições?
Jaime Reis
-
- Curioso
Bem, quando falo em etapa, é no sentido de quando a mesma está activa, está criado as condições para se passar a etapa seguinte, no entanto para que se dê a transposição, é necessário que a condição logica da receptividade seja 1 ou verdadeira. Afecto a esta receptividade está inerente a condição logica do contador, que penso que quando a mesma contabiliza um determinado volume, pré determinado a condição fica como verdadeira, o que permite passar para a etapa seguinte, e julgo que nesta situação faz o Reset ao contador. Como já disse sou novo nestas coisas, pois a minha ideia inicial, era ter um contador afecto a um mecanismo temporizado, que ao fim de um determinado tempo, houvesse a transposição, e o contador regista-se um valor que não fosse pré determinado, e assim que se passa-se para a etapa seguinte, o contador parava de contar, mas não fazia o reset pois isso implicava apagar o que ficou registado, contudo não sei se isto é possivel, mas como me disseram que tinha que pré determinar um valor, tive que mudar a estrutura do trabalho, mas no entanto ficou sempre duvidas.jaimereis Escreveu:a minha questão não é na etapa, mas sim ao contador, quando a etapa é activada é feito o reset ao contador? ou se é quando a etapa activa dá um incremento ao contador? estando o impulso do contador numa das transições?