Secção mínima dos cabos
-
- Curioso
- Registado: 31 mai 2008, 23:52
Secção mínima dos cabos
Bom dia.
Surgiu-me aqui uma duvida quanto à secção mínima dos cabos a utilizar numa instalação.
É uma instalação só de AVAC, onde tenho que alimentar maquinas de climatização interiores, exteriores e ventiladores. Eu estava a usar secção mínima de 2.5 mm2 mesmo para maquinas de 0.04 kW com 0.22 A. Vi agora bá RTIEBT (pág 150 - anexo I) que para potencia se pode usar secção 1.5 mm2 mas depois na pagina 93 aparecem secções superiores para os diferentes tipos de circuitos sendo que 1.5 só está nos circuitos de iluminação e estores eléctricos.
Assim fiquei na duvida se posso usar 1.5mm2 na minha instalação (e com isso meter interruptores de gama menor mais baratos).
Surgiu-me aqui uma duvida quanto à secção mínima dos cabos a utilizar numa instalação.
É uma instalação só de AVAC, onde tenho que alimentar maquinas de climatização interiores, exteriores e ventiladores. Eu estava a usar secção mínima de 2.5 mm2 mesmo para maquinas de 0.04 kW com 0.22 A. Vi agora bá RTIEBT (pág 150 - anexo I) que para potencia se pode usar secção 1.5 mm2 mas depois na pagina 93 aparecem secções superiores para os diferentes tipos de circuitos sendo que 1.5 só está nos circuitos de iluminação e estores eléctricos.
Assim fiquei na duvida se posso usar 1.5mm2 na minha instalação (e com isso meter interruptores de gama menor mais baratos).

-
- Velha Guarda
- Registado: 27 nov 2010, 23:45
- Been thanked: 1 time
Re: Secção mínima dos cabos
Mínimo 2,5 mm^2 numa habitação.
801.5.8 - Secção dos condutores.
As secções dos condutores dos circuitos das instalações de locais de habitação devem
ser determinadas em função das potências previsíveis, com os valores mínimos indicados
no quadro seguinte:
Secções mínimas dos condutores dos circuitos em locais de habitação
Natureza dos circuitos Secção (mm2)
Iluminação 1,5
Tomadas 2,5
Termoacumuladores 2,5
Máquinas de lavar e de secar roupa ou de lavar loiça 2,5
Fogões 4
Climatização ambiente 2,5
Nos locais de habitação, é permitida a utilização de condutores de 1,5 mm2 de secção
para alimentação de tomadas ligadas a circuitos de iluminação, desde que sejam
verificadas, simultaneamente, as condições seguintes:
a) as tomadas sejam comandadas por um dispositivo de comando
independente (ou pelo mesmo aparelho de comando da iluminação fixa do
mesmo compartimento);
b) exista, no compartimento onde essas tomadas forem instaladas, instalação
fixa, distinta, para climatização ambiente.
801.5.8 - Secção dos condutores.
As secções dos condutores dos circuitos das instalações de locais de habitação devem
ser determinadas em função das potências previsíveis, com os valores mínimos indicados
no quadro seguinte:
Secções mínimas dos condutores dos circuitos em locais de habitação
Natureza dos circuitos Secção (mm2)
Iluminação 1,5
Tomadas 2,5
Termoacumuladores 2,5
Fogões 4
Nos locais de habitação, é permitida a utilização de condutores de 1,5 mm2 de secção
para alimentação de tomadas ligadas a circuitos de iluminação, desde que sejam
verificadas, simultaneamente, as condições seguintes:
a) as tomadas sejam comandadas por um dispositivo de comando
independente (ou pelo mesmo aparelho de comando da iluminação fixa do
mesmo compartimento);
b) exista, no compartimento onde essas tomadas forem instaladas, instalação
fixa, distinta, para climatização ambiente.
-
- Curioso
-
- Curioso
Ainda bem que não fiz as alterações para 1.5mm2 então
É chato é ter que meter um disjuntor de 16A para um ventilador de 0.22A, só por causa do cabo ter que ser 2.5mm2

É chato é ter que meter um disjuntor de 16A para um ventilador de 0.22A, só por causa do cabo ter que ser 2.5mm2

- angel_of_diablo
- Velha Guarda
- Registado: 25 jul 2008, 15:13
- Been thanked: 10 times
Pode pôr de 6A, não há mal nenhum.Master_Mind Escreveu:Ainda bem que não fiz as alterações para 1.5mm2 então![]()
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
E o ventilador enquadra-se nestes minimos?:Master_Mind Escreveu:Ainda bem que não fiz as alterações para 1.5mm2 então![]()
Iluminação 1,5
Tomadas 2,5
Termoacumuladores 2,5
Fogões 4
-
- Curioso
-
- Curioso
Fui eu. Mas o ventilador não pertence a nenhum desses equipamentos na lista.

-
- Curioso
Eu acho que estou praqui a fazer uma confusão do cacete!
O cabo de 2.5mm2 aguenta corrente até 32A (método E, Q 52-C11, 3 condutores). Isto apenas me indica a corrente máxima do disjuntor certo? Que no caso será o maximo será de 32A (In=32; I2=46; Iz=32; 1.45xIz=46.4)
I2 < = 1.45 x Iz
In < = Iz
O cabo de 2.5mm2 aguenta corrente até 32A (método E, Q 52-C11, 3 condutores). Isto apenas me indica a corrente máxima do disjuntor certo? Que no caso será o maximo será de 32A (In=32; I2=46; Iz=32; 1.45xIz=46.4)
I2 < = 1.45 x Iz
In < = Iz

- nelmindo
- Team Apoio
Bem, eu não pedi para desmascar quem foi que falou no ventilador, só pedi para me dizer quando é que falou no ventilador.Master_Mind Escreveu:Fui eu. Mas o ventilador não pertence a nenhum desses equipamentos na lista.
É que está a colocar questões, para as quais tentamos responder, mas afinal nas questões coloca tudo embrulhado e mete os pés pelas mãos, pela maneira que expõe os problemas.
QUADRO 52J Secções mínimas dos condutores Instalações fixas - Cabos e condutores isolados - Em cobre - Potência e iluminação - 1,5mm2.
A secção a usar nesse ventilador, se não pertence à tabela de secções minimas, esta é a secção minima a respeitar por ser um circuito de potência.
-
- Curioso
Esqueci-me completamente deste tópico e meti 2.5mm2 em todos os circuitos. Entretanto já comecei a alterar para 1.5.
No entanto surgiu-me outra duvida. As Unidades Interiores de ar condicionado são do tipo VRV (uma máquina exterior alimenta 12 interiores). As UIs têm no máximo 150W e consomem 0.82A.
Será que posso usar cabo 1.5 ou estes circuitos são considerados climatização independentemente da sua potencia?
No entanto surgiu-me outra duvida. As Unidades Interiores de ar condicionado são do tipo VRV (uma máquina exterior alimenta 12 interiores). As UIs têm no máximo 150W e consomem 0.82A.
Será que posso usar cabo 1.5 ou estes circuitos são considerados climatização independentemente da sua potencia?

- nelmindo
- Team Apoio
, é d
A interpretação que faço nesse caso, é que as regras técnicas terminam no ponto de entrega de energia, ou seja no VRV. Nas interligações entre o VRV e unidades interiores, é seguir as recomnedações do fabricante.Master_Mind Escreveu:Esqueci-me completamente deste tópico e meti 2.5mm2 em todos os circuitos. Entretanto já comecei a alterar para 1.5.
-
- Curioso
A energia térmica das UIs vem da Unidade Exterior, mas elas têm na mesma ligação ao quadro eléctrico do AVAC porque o ventilador das maquinas precisam de electricidade.