Boa noite!
No outro dia fui a uma casa que ainda não tinha contador de eletricidade e que por isso estava a ser alimentada pelo quadro da cave do prédio. Acontece que a alimentação entrava em casa via tomada de parede. O diferencial no quadro de casa estava desligado. Se se ligasse o diferencial o quadro da cave disparava e ficavasse sem energia.
Como é que a casa é alimentada através da tomada?
Alimentação de eletricidade na tomada
-
- Curioso
- Registado: 31 mai 2008, 23:52
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 nov 2010, 23:45
- Been thanked: 1 time
Re: Alimentação de eletricidade na tomada
Distribui ao longo desse circuito de tomadas e ao chegar à entrada do disjuntor, que neste caso funciona como saída, distribui para os circuitos que estejam ligados no mesmo barramento ou pente do ID do circuito da dita tomada.
Neste caso, como parece que tem apenas um diferencial, alimenta a casa toda.
E mesmo que tivesse mais, bastava algumas alterações provisórias para o fazer.
Neste caso, como parece que tem apenas um diferencial, alimenta a casa toda.
E mesmo que tivesse mais, bastava algumas alterações provisórias para o fazer.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
É o trabalho do desenrasca, o disjuntor desse circuito de tomadas tem de estar sempre ligado para que a energia passe para os outros circuitos.
Se desligar esse disjuntor no Q.E só tem energia apenas nesse circuito de tomadas, isto se a fase estiver a entrar na posição correta, se não estiver pode estar apenas a cortar o neutro e não a fase dos outros circuitos da casa, a não ser que o disjuntor desse circuito seja de corte de fase e neutro.
É o trabalho do desenrasca, o disjuntor desse circuito de tomadas tem de estar sempre ligado para que a energia passe para os outros circuitos.
Se desligar esse disjuntor no Q.E só tem energia apenas nesse circuito de tomadas, isto se a fase estiver a entrar na posição correta, se não estiver pode estar apenas a cortar o neutro e não a fase dos outros circuitos da casa, a não ser que o disjuntor desse circuito seja de corte de fase e neutro.
Master_Mind Escreveu:Boa noite!
No outro dia fui a uma casa que ainda não tinha contador de eletricidade e que por isso estava a ser alimentada pelo quadro da cave do prédio. Acontece que a alimentação entrava em casa via tomada de parede. O diferencial no quadro de casa estava desligado. Se se ligasse o diferencial o quadro da cave disparava e ficavasse sem energia.
Como é que a casa é alimentada através da tomada?
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 6 times
fácil , por vezes o cliente quer as coisas de borla ... e anda aí muito galifão que se está a cagar para o profissionalismo ...Master_Mind Escreveu:Como é que a casa é alimentada através da tomada?
quer é que o cliente lhe dê o trabalho ...
agora dizer :
como técnico de instalações electricas com a carteira nr X e com o termo de responsabilidade para que tenho com a DGGE e para com a sua vida eu não posso executar o trabalho da forma que me pede ...
eu que sou Vosso aprendiz , já fiz isto ...
-
- Curioso
Nunca tinha visto tal coisa, daí a minha perplexão que assisti a isto ao vivo
Agora já consigo explicar como é que eles têm energia em todos os circuitos, obrigado
Edit: Outra coisa, o diferencial do quadro está desligado, mas continua a haver protecção diferencial vinda do quadro da cave certo? Mas em vez de terem diferencial de 30mA, têm de 300mA (que é o da cave).

Agora já consigo explicar como é que eles têm energia em todos os circuitos, obrigado

Edit: Outra coisa, o diferencial do quadro está desligado, mas continua a haver protecção diferencial vinda do quadro da cave certo? Mas em vez de terem diferencial de 30mA, têm de 300mA (que é o da cave).

-
- Team Apoio
Boas
Sim a proteção diferencial é a do Q.E da cave, que é de onde vem a alimentação.
Agora atenção que ao ligar o geral do Q.E do piso que recebe alimentação, pode estar a meter energia na caixa de coluna do edificio, e isso é grave, pois pode causar danos pessoais a alguém.
Sim a proteção diferencial é a do Q.E da cave, que é de onde vem a alimentação.
Agora atenção que ao ligar o geral do Q.E do piso que recebe alimentação, pode estar a meter energia na caixa de coluna do edificio, e isso é grave, pois pode causar danos pessoais a alguém.
Master_Mind Escreveu:Nunca tinha visto tal coisa, daí a minha perplexão que assisti a isto ao vivo![]()
Cpts.
Energy
Energy
-
- Curioso
O QE do piso está ligado. Estão só 2 apartamentos com esta alimentação provisória. O resto já tem contadores EDP

-
- Team Apoio
Boas
Volto a lembrar sobre o que falei anteriormente, se tem o geral desse Q.E ligado, a energia está a passar pela derivação da caixa de coluna ao Q.E, para os fusíveis da caixa de coluna, o que é gravíssimo, claro tudo isto se os condutores ou cabos na derivação não estiverem cortados no local do contador e DCP.
Volto a lembrar sobre o que falei anteriormente, se tem o geral desse Q.E ligado, a energia está a passar pela derivação da caixa de coluna ao Q.E, para os fusíveis da caixa de coluna, o que é gravíssimo, claro tudo isto se os condutores ou cabos na derivação não estiverem cortados no local do contador e DCP.
Master_Mind Escreveu:O QE do piso está ligado. Estão só 2 apartamentos com esta alimentação provisória. O resto já tem contadores EDP
Cpts.
Energy
Energy