Técnico Responsável pela Exploração das Instalações

Responder
jomanudi
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 12 jan 2012, 19:49

Técnico Responsável pela Exploração das Instalações

Mensagem por jomanudi »

Boa tarde a todos,

Um conjunto de unidades de alojamento tipo Hotel, espalhadas a nivel nacional, são alimentadas em BTE.

Preciso de ajuda relativamente à necessidade ou não de Técnico Responsável pela Exploração das Instalações Electricas.

Se fossem alimentados através de um PT de cliente, não haveria duvida que tinhas que ter Técnico Responsável pela Exploração das Instalações Electricas.

Desde já agradeço a vossa ajuda
José
adaoeva
Curioso
Curioso
Registado: 06 jun 2008, 18:53

Re: Técnico Responsável pela Exploração das Instalações

Mensagem por adaoeva »

jomanudi Escreveu:Boa tarde a todos,

Um conjunto de unidades de alojamento tipo Hotel, espalhadas a nivel nacional, são alimentadas em BTE.

Preciso de ajuda relativamente à necessidade ou não de Técnico Responsável pela Exploração das Instalações Electricas.

Se fossem alimentados através de um PT de cliente, não haveria duvida que tinhas que ter Técnico Responsável pela Exploração das Instalações Electricas.

José
Uma grande questão...http://www.oern.pt/noticia.php?id=941 e http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=4&t=17376
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Talvez este anexo ajude-

José
Anexos
Certiel - Inst. que carecm de tecnicos exploração.pdf
(465.05 KiB) Transferido 215 vezes
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Has thanked: 2 times
Been thanked: 6 times

Mensagem por quero aprender »

ENERGY Escreveu:Boas
Talvez este anexo ajude-

José
o anexo faz referencia a varias situações ... tenho as seguintes duvidas ....
carteira profissional só de execução não dá para ser responsável pelas situações do ficheiro em anexo , certo ?

e um técnico com carteira profissional , carteira essa de execução e exploração nível 2 já poderá ser responsável pelas situações do ficheiro em anexo ?

um enorme obrigado se poderem-me esclarecer ...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se a carteira de Técnico é só de execução, pode ser responsavél pela execução daquelas instalações, desde que os valores estejam abaixo dos da tabela, em termos de m2, ocupação de pessoas, potências, etc, excepto parques de campismo e marinas em que tem de ser sempre Técnico Responsavél de Exploração.
Para valores superiores aos da tabela tem de ser Técnico Responsavél por Exploração.

quero aprender Escreveu:
ENERGY Escreveu:Boas
Talvez este anexo ajude-

José
carteira profissional só de execução não dá para ser responsável pelas situações do ficheiro em anexo , certo ?

e um técnico com carteira profissional , carteira essa de execução e exploração nível 2 já poderá ser responsável pelas situações do ficheiro em anexo ?

Cpts.
Energy
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 nov 2010, 23:45
Been thanked: 1 time

Mensagem por LOTAN »

quero aprender Escreveu:

Artigo 6.º
(Técnicos responsáveis pela exploração)
1- Podem ser técnicos responsáveis pela exploração de instalações eléctricas:
a) Engenheiros electrotécnicos;
b) Engenheiros técnicos da especialidade de electrotecnia.
2- Para instalações de potência nominal até 250 kVA e tensão até 30 kV, a responsabilidade pode ser assumida por electricistas que possuam habilitação considerada apropriada e tenham, pelo menos, 4 anos de experiência comprovada neste âmbito.
3- Quando a dimensão ou complexidade das instalações eléctricas o justificar, pode haver mais um técnico responsável pela exploração, devendo um deles exercer as funções de coordenador e considerando-se todos eles solidários na sua responsabilidade.
4- Relativamente às competências referidas nos n.os 1 e 2, serão atribuídos os seguintes níveis:
a) Nível I. - Aos técnicos que possam assumir a responsabilidade pela exploração de qualquer instalação eléctrica;
b) Nível II. - Aos técnicos que possam assumir a responsabilidade pela exploração das instalações eléctricas de potência nominal até 250 kVA e tensão até 30 kV.

Neste momento não sei, mas há alguns anos, informação dada na altura pela DGEG assim por alto, uma das condições para um electricista se poder inscrever como Técnico Responsável pela Exploração era ter a inscrição como Técnico Responsável pela Execução definitiva e, se não me engano, há pelo menos 4 anos.
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

desde o muito obrigado pelas Vossas respostas ...

tenho só duas duvidas ...

1º como é que um responsável de execução e exploração nível 2 pode adquirir o nível 1 ?

2º para instalações de potência nominal até 250 kVA e tensão até 30 kV, a responsabilidade pode ser assumida por eletricistas que possuam habilitação considerada apropriada e tenham, pelo menos, 4 anos de experiência comprovada neste âmbito....
como se faz essa comprovação e a quem ?

obrigados
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

quero aprender Escreveu:desde o muito obrigado pelas Vossas respostas ...

tenho só duas duvidas ...

1º como é que um responsável de execução e exploração nível 2 pode adquirir o nível 1 ?com formação universitária da especialidade

2º para instalações de potência nominal até 250 kVA e tensão até 30 kV, a responsabilidade pode ser assumida por eletricistas que possuam habilitação considerada apropriada e tenham, pelo menos, 4 anos de experiência comprovada neste âmbito....
como se faz essa comprovação e a quem ? este ponto é para o nível 2 com exploração...

obrigados
a azul
Jaime Reis
LOTAN
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 nov 2010, 23:45
Been thanked: 1 time

Mensagem por LOTAN »

quero aprender Escreveu: como se faz essa comprovação e a quem ?
À DGEG.
O mais provável é que deverá ser através da DRE.

No outro post enganei-me. A informação foi-me dada na DRE e não na DGEG.
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

obrigados
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”