projecto com 150 KVA
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Re: projecto com 150 KVA
Tenha mas é paciência!!! Já que diz que não pode então como faz para que os serviços de segurança de um edifício recebendo público não dispare na situação de primeiro defeito (exigido pelas RTIEBT)???Duzia12 Escreveu:No sistema IT neutro impedante
Sistema TT neutro á terra Neutro à terra, a definição do TT é: ligação directa do neutro ao eléctrodo de terra da alimentação, massas ligadas directamente ao eléctrodo de terra das massas (se for terra única são comuns as duas terras).
Para além da solução apresentada, outra das hipóteses é fazer a instalação toda a IT mas economicamente não é nada viável mas é possível!!!
Já agora convém fundamentar o porquê de na mesma instalação não poderem existir dois sistemas de ligação à terra diferentes!!!
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Pense você!!! O esquema de forma simplificada é o seguinte:Duzia12 Escreveu:OK, muito bem, pense!!
P.S.: Se não se pode utilizar os dois sistemas distintos (TN+IT ou TT+IT) então andam aí muitas obras mal executadas incluindo hospitais

- Anexos
-
- Esquemas TTouTN + IT.jpg (30.11 KiB) Visto 908 vezes
Última edição por joaoosvaldo em 18 ago 2010, 18:06, editado 1 vez no total.
Viva,
o sistema IT é compatível com o TT ou o TN, até ai sem qualquer dúvida. Mas já no que diz respeito a ter TT e TN na mesma instalação é sem dúvida perigoso.
Cumprimentos.
o sistema IT é compatível com o TT ou o TN, até ai sem qualquer dúvida. Mas já no que diz respeito a ter TT e TN na mesma instalação é sem dúvida perigoso.
Cumprimentos.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Mas também porquê que se haveria de ter TT+TN na mesma instalação!!!??? Não faz muito sentido. Agora em relação às soluções: TN+IT e TT+IT são perfeitamente possíveis e necessárias no caso dos circuitos de segurança dos edifícios recebendo público a não ser que se queria fazer tudo a IT mas além de tornar a instalação muito mais complicada é mais caro!!!EE_Rafael Escreveu:Viva,
Cumprimentos.
Última edição por joaoosvaldo em 19 ago 2010, 11:00, editado 2 vezes no total.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Não percebo este comentário!!! Alguém tinha dito que era para colocar TT+TN!!!??? Eu nãoDuzia12 Escreveu:Aleluia!!

- joaoosvaldo
- Team Apoio
Não esquecer ainda que se for utilizado o esquema de ligação à terra TN as instalação são normalmente TN-C-S em que nos circuitos de distribuição, entre quadros eléctricos, a instalação é TN-C (condutor de neutro e protecção é o mesmo - PEN) e nos circuitos finais é TN-S (condutor de neutro e de protecção separados) e neste último caso já são utilizados dispositivos diferenciais (sistema de protecção idêntico ao TT nos circuitos finais).
Já estou a fugir ao tópico mas no TN atenção também aos comprimentos máximos!!!
Já estou a fugir ao tópico mas no TN atenção também aos comprimentos máximos!!!
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Pelo que percebi a sua dúvida era a seguinte:joaoosvaldo Escreveu:Não percebo este comentário!!! Alguém tinha dito que era para colocar TT+TN!!!??? Eu nãoDuzia12 Escreveu:Aleluia!!.
Por isso não desviar da real questãoDuzia12 Escreveu:Desde quando um regime IT, possa "o resto ser regime TT"

-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
joaoosvaldo Escreveu:Pense você!!! O esquema de forma simplificada é o seguinte:Duzia12 Escreveu:OK, muito bem, pense!!
P.S.: Se não se pode utilizar os dois sistemas distintos (TN+IT ou TT+IT) então andam aí muitas obras mal executadas incluindo hospitais!!! Mas você é que sabe!!!
Transformador de isolamento até quantos KVA??? Assim, sim!!
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Não tenho aqui catálogo à mão mas existem transformadores de isolamento para todas as potências desde grandes potências a pequenas!!!Duzia12 Escreveu:joaoosvaldo Escreveu:Pense você!!! O esquema de forma simplificada é o seguinte:Duzia12 Escreveu:OK, muito bem, pense!!
P.S.: Se não se pode utilizar os dois sistemas distintos (TN+IT ou TT+IT) então andam aí muitas obras mal executadas incluindo hospitais!!! Mas você é que sabe!!!
Transformador de isolamento até quantos KVA??? Assim, sim!!
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Máximo 10 a 20 KVA acho eu nos transformadores de isolamento.
Ligado ao mesmo transformador só pode haver um e só um sistema único de protevção, quer seja TT---TN--ou IT

Ligado ao mesmo transformador só pode haver um e só um sistema único de protevção, quer seja TT---TN--ou IT