Ajuda com esquema eléctrico de quadro inversor

MPChambel
Curioso
Curioso
Registado: 09 dez 2008, 07:42

Re: Ajuda com esquema eléctrico de quadro inversor

Mensagem por MPChambel »

Estou também a pensar fazer um quadro deste pois necessito para um trabalho.Mas seria para utilizar com um gerador e um sistema solar fotovoltaico.
No local já existe um gerador que é ligado a partir de casa e que tem um quadro muito porreiro,em casa basta ligar um disjuntor e depois o quadro tem um sistema que da ao motor de arranque 2 ou 3 segundos ( não sei ao certo ) e se o gerador não arrancar para 4 ou 5 segundos e assim sucessivamente até o gerador pegar.Existe alguém que já tenha feito isso ? Obrigado
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

MPChambel Escreveu:Estou também a pensar fazer um quadro deste pois necessito para um trabalho.Mas seria para utilizar com um gerador e um sistema solar fotovoltaico.
No local já existe um gerador que é ligado a partir de casa e que tem um quadro muito porreiro,em casa basta ligar um disjuntor e depois o quadro tem um sistema que da ao motor de arranque 2 ou 3 segundos ( não sei ao certo ) e se o gerador não arrancar para 4 ou 5 segundos e assim sucessivamente até o gerador pegar.Existe alguém que já tenha feito isso ? Obrigado
Já existem no mercado geradores com arranque eletrico automático. Não é recomendável fazer "bricolagem" a esse tipo de equipamentos.
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Mensagem por justme »

Boas MPChambel,

explique melhor a sua ideia:

qual a função do painel fotovoltaico e qual a função do gerador nesse seu projeto. Enfim explique o que quer fazer!

Um abraço
MPChambel
Curioso
Curioso

Mensagem por MPChambel »

Vou montar um gerador num local onde existe um fotovoltaico,Acho que não terei dificuldade em montar o inversor a questão é que o gerador não trás quadro mas tem chave de partida.
Queria que quando fosse requisitado o arranque do gerador caso este não arranque á primeira tentativa não fique constantemente a dar ao arranque quero que faça uma pausa,tentar arrancar e se num intervalo de tempo ele não arrancar voltar a tentar novamente.
Será que me expliquei bem ?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

MPChambel Escreveu:Vou montar um gerador num local onde existe um fotovoltaico,Acho que não terei dificuldade em montar o inversor a questão é que o gerador não trás quadro mas tem chave de partida.
Queria que quando fosse requisitado o arranque do gerador caso este não arranque á primeira tentativa não fique constantemente a dar ao arranque quero que faça uma pausa,tentar arrancar e se num intervalo de tempo ele não arrancar voltar a tentar novamente.
Será que me expliquei bem ?
Mas quem dá à chave, não devia ter essa preocupação? No meu carro eu sei que não posso ter o motor de arranque por largos períodos e se não pega à primeira, devo esperar antes de passar à 2ª tentativa!

Passar para automático uma coisa que não o é de origem, é arriscado. Mais uma vez, bricolagem num equipamento destes é arriscar de mais!!!
MPChambel
Curioso
Curioso

Mensagem por MPChambel »

O gerador que está lá instalado utiliza um quadro que faz isso,mas tem um problema mecânico que não compensa.
Mas para o utilizar com o novo gerador teria que estudar tudo para saber se existia compatibilidade.
O cliente tem alguma pressa e eu não tenho tempo para o estudar nem posso cobrar ao cliente as horas que o estou a fazer.
A única coisa que é inconveniente no gerador é que ele continua a tentar até não existir bateria.
O quadro detecta a tensão e sempre que chega perto dos 205V pois é mono o gerador pára e volta a tentar novamente,caso supere mantém-se ligado.
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Mensagem por justme »

Boas MPChambel,

o que quer fazer adapta-se na perfeição a uma aplicação com um pequeno automato programavel (do tipo Logo ou Zelio) no entanto teria que saber programa-lo (o que não é dificil).

Caso decida por esta solução terá que obrigatóriamente incluir no sistema de controlo o estado de sensores do motor do gerador que garantam o seu funcionamento seguro, como por exemplo a pressostato do oleo, termostato do motor ou outros que desliguem o gerador quando alguma anomalia for detetada.

Um abraço
nunogaspar
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 08 jul 2015, 23:32

Mensagem por nunogaspar »

Boa noite,

Estou com um projecto em mãos em que necessito instalar um gerador garantir a alimentação de uma instalação quando falhar a energia da rede.
Alguem me consegue enviar um esquema do quadro inversor e confirmar a necessidade de levar disjuntor a montante deste?

Obrigado,
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

nunogaspar Escreveu:Boa noite,

Estou com um projecto em mãos em que necessito instalar um gerador garantir a alimentação de uma instalação quando falhar a energia da rede.
Alguem me consegue enviar um esquema do quadro inversor e confirmar a necessidade de levar disjuntor a montante deste?

Obrigado,

Boas,

desculpe a sinceridade, mas se o seu cliente viesse aqui directamente ao forum, ficava-lhe mais barato.

Ohmico
nunogaspar
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Boas,

desculpe a sinceridade, mas se o seu cliente viesse aqui directamente ao forum, ficava-lhe mais barato.

Ohmico[/quote]

ok, obrigado pela ajuda...

Se entretanto alguem quiser colaborar a sério...a situação é a seguinte:

Trata-se de uma instalação tipo A. Está a ser alimentada por um PT 160 kVA e pretende-se instalar um gerador de igual potência para efeito de socorro/emergência.

Já possui licenciamento, sendo agora necessário solicitar licenciamento apenas para o gerador e ligações do mesmo.

Há necessidade de instalar um inversor e na DGEG, após visita presencial, indicaram-me que seria prudente colocar um disjuntor a montante do inversor. Ou seja, o cabo do PT iria ao referido disjuntor, o qual seguia posteriormente para o inversor, tendo este ultimo um by-pass para o quadro geral e recebe também o cabo do gerador.

Alguém me pode confirmar acerca da necessidade da instalação deste disjuntor?

Obrigado,
nunogaspar
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Boas,

Ohmico[/quote]

ok, obrigado pela ajuda...

Se entretanto alguem quiser colaborar a sério...a situação é a seguinte:

Trata-se de uma instalação tipo A. Está a ser alimentada por um PT 160 kVA e pretende-se instalar um gerador de igual potência para efeito de socorro/emergência.

Já possui licenciamento, sendo agora necessário solicitar licenciamento apenas para o gerador e ligações do mesmo.

Há necessidade de instalar um inversor e na DGEG, após visita presencial, indicaram-me que seria prudente colocar um disjuntor a montante do inversor. Ou seja, o cabo do PT iria ao referido disjuntor, o qual seguia posteriormente para o inversor, tendo este ultimo um by-pass para o quadro geral e recebe também o cabo do gerador.

Alguém me pode confirmar acerca da necessidade da instalação deste disjuntor?

Obrigado,
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”