tomadas
tomadas
Olá a todos, tenho de fazer uma pequena instalação aqui em casa, consiste em colocar meia dúzia de tomadas, e como vai ter um certo consumo em cada uma delas estou a pensar ligar duas a cada circuito(disjuntor de 16A), fazendo um total de três circuitos, a minha duvida é se posso usar um cabo de 5G2.5, em que o neutro é o mesmo condutor em todas as tomadas ou se tenho de usar cabo 3G2.5 para cada circuito de duas tomadas. Gostava de perceber melhor esta situação de subcarregar neutros, já vi eletricistas dizer que o neutro não tem amperagem e já vi dizer o contrario, qual a vossa opinião?
Re: tomadas
Não percebiDuzia12 Escreveu:Não
Tem de ser circuitos monofásicos. Senão no neutro soma 30 A se o contrato for monofásico 1x30A-
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Este tema já aqui foi muito debatido, por isso se fizer uma pesquisa, vai encontrar muita informação sobre este assunto, é só ter um pouco de paciência e logo vai encontrar.
Este tema já aqui foi muito debatido, por isso se fizer uma pesquisa, vai encontrar muita informação sobre este assunto, é só ter um pouco de paciência e logo vai encontrar.
Rochiinha Escreveu:Não percebiDuzia12 Escreveu:Não
Tem de ser circuitos monofásicos. Senão no neutro soma 30 A se o contrato for monofásico 1x30A-
Cpts.
Energy
Energy
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas "Rochiinha"
Se a tua alimentação é mono, e vais ter grupos de duas tomadas com consumo até 16A, podes ter um disjuntor de 16A no quadro, e assim sucessivamente.
Se a tua alimentação é trifásica, podes utilizar cada fase com 16A. O neutro tem que ser individual, dado que podes ter cargas desequilibradas.
Cump.
Mário
Se a tua alimentação é mono, e vais ter grupos de duas tomadas com consumo até 16A, podes ter um disjuntor de 16A no quadro, e assim sucessivamente.
Se a tua alimentação é trifásica, podes utilizar cada fase com 16A. O neutro tem que ser individual, dado que podes ter cargas desequilibradas.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Quando temos cargas desequilibradas e o que isso provoca?? Obrigado.Mário Escreveu:Boas "Rochiinha"
Cump.
Mário
- Mário
- Team Apoio
Boas
É claro que o neutro e a fase têm os mesmos amperes (em mono).
Sobre os desequilíbrios, procura aqui no forum que há muito sobre o assunto, mas creio que não vai ser fácil entenderes.
Cump.
Mário
Olha lá ou cá, então em mono se tiveres um só condutor tens amperes?. Se tiveres uma lampada e só ligares a fase ela vai acender?Rochiinha Escreveu:A alimentação é mono, então o neutro sempre tem consumo ou não?
Sobre os desequilíbrios, procura aqui no forum que há muito sobre o assunto, mas creio que não vai ser fácil entenderes.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Mário Escreveu:BoasOlha lá ou cá, então em mono se tiveres um só condutor tens amperes?. Se tiveres uma lampada e só ligares a fase ela vai acender? Eu penso que não porque sem o neutro nao vai funcionar, logo o consumo é zeroRochiinha Escreveu:A alimentação é mono, então o neutro sempre tem consumo ou não?
Cump.
Mário
Então porque razão não se pode ligar circuitos de tomadas monofásicas com um cabo 5g2.5 em que o neutro é comum as três fases e pode-se ligar um circuito de iluminação??
- Mário
- Team Apoio
Boas
Ex.
Se tiveres numa tomada (onde tens um calorifico de 3680W ligado) com fio de 2.5 e disjuntor de 16Amp, tens lá ligado dois fios (fase e neutro) "não se fala na terra agora". O consumo é 16Amp.
Se tiveres um cabo de 3 linhas para a fase a 2.5 e mais um "fio" de 2.5 para neutro, onde vais ligar a cada linha um calorifico de 3680W. Vais ter em cada linha 16amp e no neutro a soma dos 3 calorificos, (dado que estamos em monofásico).
Cump.
Mário
O problema não é ser tomadas ou iluminação, é sim os amperes em jogo.Rochiinha Escreveu:Então porque razão não se pode ligar circuitos de tomadas monofásicas com um cabo 5g2.5 em que o neutro é comum as três fases e pode-se ligar um circuito de iluminação??
Ex.
Se tiveres numa tomada (onde tens um calorifico de 3680W ligado) com fio de 2.5 e disjuntor de 16Amp, tens lá ligado dois fios (fase e neutro) "não se fala na terra agora". O consumo é 16Amp.
Se tiveres um cabo de 3 linhas para a fase a 2.5 e mais um "fio" de 2.5 para neutro, onde vais ligar a cada linha um calorifico de 3680W. Vais ter em cada linha 16amp e no neutro a soma dos 3 calorificos, (dado que estamos em monofásico).
Cump.
Mário
-
- Team Apoio
Boas
Se quer ligar os 3 grupos de tomadas monofásicas com cabo de 5x2.5mm, tem de instalar no Q.E um disjuntor trifásico 4x16A
Se quer ligar os 3 grupos de tomadas monofásicas com cabo de 5x2.5mm, tem de instalar no Q.E um disjuntor trifásico 4x16A
Rochiinha Escreveu:Olá a todos, tenho de fazer uma pequena instalação aqui em casa, consiste em colocar meia dúzia de tomadas, e como vai ter um certo consumo em cada uma delas estou a pensar ligar duas a cada circuito(disjuntor de 16A), fazendo um total de três circuitos, a minha duvida é se posso usar um cabo de 5G2.5, em que o neutro é o mesmo condutor em todas as tomadas ou se tenho de usar cabo 3G2.5 para cada circuito de duas tomadas. Gostava de perceber melhor esta situação de subcarregar neutros, já vi eletricistas dizer que o neutro não tem amperagem e já vi dizer o contrario, qual a vossa opinião?
Cpts.
Energy
Energy
-
- Team Apoio
Boas
Se viesse de outra pessoa, diria que seria uma boa pergunta, agora vinda de quem vem.
Uma imagem vale mais do que mil palavras
Se viesse de outra pessoa, diria que seria uma boa pergunta, agora vinda de quem vem.
Uma imagem vale mais do que mil palavras

Duzia12 Escreveu:E o neutro nesse 4x16A tem proteção?
- Anexos
-
- Disjuntor-tetra-polar-25A-Merlin-Gerin.jpg (45.55 KiB) Visto 880 vezes
Cpts.
Energy
Energy