tomadas

Responder
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Re: tomadas

Mensagem por CF,Lda »

Boas.
Mário,
o meu objectivo não é gerar mais confusão;
É tentar desmistificar um pouco a necessidade do neutro... ou não.
Mas se é assim eu páro... Não quero criar confusões.
Cps
A. Castro

Mário Escreveu:Boas
CF,Lda Escreveu:Vivam.
Rochinha,
um motor trifásico precisa de neutro?
Cps
A. Castro
Oh Castro, não ponhas mais ideias, porque qualquer dia temos metade da cidade às escuras :D

Cump.
Mário
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
[quote="CF,Lda"]Boas.
Mário,
Cps
A. Castro

Ele tem poucos conhecimentos e se vamos misturar os motores, creio que fica mais confuso para ele.

Os motores trifásicos não necessitam de neutro para o seu funcionamento. Não quer dizer que não seja necessário para o comando, ou não, pode ter transformador para o comando. Mas para o motor não é necessário o neutro.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por CF,Lda »

Boas.
Aí é que está!
Se eu substituir o motor por 3 lampadas de incandescencia de igual potência,
ligadas em estrela - tal como o motor -. continuo a não precisar de neutro.
Cps
A. Castro

Mário Escreveu:Boas
CF,Lda Escreveu:Boas.
Mário,
Cps
A. Castro

Ele tem poucos conhecimentos e se vamos misturar os motores, creio que fica mais confuso para ele.

Os motores trifásicos não necessitam de neutro para o seu funcionamento. Não quer dizer que não seja necessário para o comando, ou não, pode ter transformador para o comando. Mas para o motor não é necessário o neutro.

Cump.
Mário
Rochiinha
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 out 2010, 20:03

Mensagem por Rochiinha »

Rochinha,
Cps
A. Castro
Um motor trifásico não precisa de neutro, mas ligar três lâmpadas de incandescência em estrela sem neutro pensei que não funcionava, alias eu li aqui a mais de um ano neste fórum que numa instalação trifásica se falhar o neutro queima tudo, eu penso que apesar de o neutro num sistema de iluminação trifásico não ter consumo como já vimos isso aqui ele tem de estar presente, caso falhe avaria tudo porque fica ligado a 400v
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Encontra aqui neste link, muita matéria sobre este tema e outros importantes, a partir da pagina 130 capitulo 5.
http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=& ... E2AWF7914w

Rochiinha Escreveu:
Rochinha,
Cps
A. Castro
Um motor trifásico não precisa de neutro, mas ligar três lâmpadas de incandescência em estrela sem neutro pensei que não funcionava, alias eu li aqui a mais de um ano neste fórum que numa instalação trifásica se falhar o neutro queima tudo, eu penso que apesar de o neutro num sistema de iluminação trifásico não ter consumo como já vimos isso aqui ele tem de estar presente, caso falhe avaria tudo porque fica ligado a 400v
Cpts.
Energy
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Como sabem, numa instalação trifásica os consumos nunca são iguais nas três fazes, por isso qualquer pinça V/A aplicada à linha de neutro acusa valores diferentes de 0A.
Nestas circunstancias, se a instalação for privada do neutro, alguns receptores irão queimar poque vão apanhar com 400V, dependendo das suas caracteristicas.
Cps
A.Castro
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Penso que a maioria dos utilizadores assiduos aqui do forum, já sabem disso, pois esse tema já aqui foi debatido diversas vezes, mas nunca é demis lembrar, para os menos atentos.

Como sabem, numa instalação trifásica os consumos nunca são iguais nas três fazes, por isso qualquer pinça V/A aplicada à linha de neutro acusa valores diferentes de 0A.
Nestas circunstancias, se a instalação for privada do neutro, alguns receptores irão queimar poque vão apanhar com 400V, dependendo das suas caracteristicas.
Cps
A.Castro
Cpts.
Energy
Rochiinha
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 out 2010, 20:03

Mensagem por Rochiinha »

Mas estamos a falar de receptores que precisam de neutro pra funcionar, gênero uma televisão ou um computador, ou será que se tiver três TVs iguais ligadas em Estrela sem neutro funcionam bem?
Cps
A.Castro
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

penso que o doc anexo pode ajudar a entender a soma algébrica das correntes no neutro.
correntes neutro.pdf
(746.22 KiB) Transferido 62 vezes
ohmico
Responder

Voltar para “Dúvidas”