Plano de Manutenção Preventiva

As mensagens enviadas carecem de aprovação
Responder
silvasporting
Curioso
Curioso
Mensagens: 49
Registado: 28 dez 2010, 15:15
Localização: Viseu/ Aveiro

Plano de Manutenção Preventiva

Mensagem por silvasporting »

Boas pessoal,
após alguma leitura e pesquisa sobre o assunto 'Plano de Manutenção Preventiva' fiquei na duvida de como este deve realmente ser aplicado no caso de a empresa ter vários equipamentos já com alguns anos de vida, não existe manuais desses equipamentos e não existe histórico de avarias e problemas que tenham surgido no equipamento. O histórico existente fui eu que o criei e está a fazer um ano desde do seu inicio.

O objectivo é criar um plano de manutenção preventiva para os equipamentos mas como nunca elaborei nenhum gostaria de saber qual a melhor forma de o criar e como este deve ser aplicado, devo ter um plano global em que contenha todos os equipamentos ou deve existir um plano individual por equipamento/Sistema...

Obrigado


Eng. Electrotécnico Ricardo Silva
EMAIL: [email protected]
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Plano de Manutenção Preventiva

Mensagem por Mário »

Boas

O plano é de equipamento por equipamento, só assim pode ser o mais real.

Tens que criar o manual de manutenção e de operação.

Se tiveres uma bomba de agua de um arrefecedor, que é prioritário (pode parar a produção), deves de ter um cuidado diferente de uma outra em que não pare a produção.

O nº de horas dia e ano tem influencia no tipo de manutenção (periodicidade), assim com o que deve de ser feito e quando.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
silvasporting
Curioso
Curioso
Mensagens: 49
Registado: 28 dez 2010, 15:15
Localização: Viseu/ Aveiro

Re: Plano de Manutenção Preventiva

Mensagem por silvasporting »

Certo, a minha dúvida é o plano de manutenção deve ter apenas a periodicidade e o tipo de intervenção a fazer se tipo I, II, III, IV etc e depois para além disto para cada manutenção a realizar devemos ter uma checklist do que deve ser feito com os critérios para o qual o técnico deve ter atenção certo?

Obrigado
Eng. Electrotécnico Ricardo Silva
EMAIL: [email protected]
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Plano de Manutenção Preventiva

Mensagem por Mário »

Boas
silvasporting Escreveu:Certo, a minha dúvida é o plano de manutenção deve ter apenas a periodicidade e o tipo de intervenção a fazer se tipo I, II, III, IV etc e depois para além disto para cada manutenção a realizar devemos ter uma checklist do que deve ser feito com os critérios para o qual o técnico deve ter atenção certo?
Obrigado
Ok. Vamos pensar em um motoredutor.

Manutenção de motoredutor transmissão por correias.
Qual a importancia do equipamento? Prioritário.
O que se deve fazer;
Parte electrica
Medir isolamento (PI, DD, DAR)
Resistencia ohmica
Amperagem
Voltagem
Potencia
Medir vibrações
Análise de espectro se necessário
Lubrificar rolamentos
Termografia

Parte mecânica
Medir vibrações
Medir a tensão das correias com tensiometro (Hz ou N/m)
Verificar nivel de lubrificante (análise se necessário)
Análise de espectro se necessário
Termografia
Verificar polis alinhamentos e estado dos gornes e das correias

Criar um plano com valores de minima e máxima, para todos os parametros.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
silvasporting
Curioso
Curioso
Mensagens: 49
Registado: 28 dez 2010, 15:15
Localização: Viseu/ Aveiro

Re: Plano de Manutenção Preventiva

Mensagem por silvasporting »

Ok, obrigado pela ajuda.
Eng. Electrotécnico Ricardo Silva
EMAIL: [email protected]
Pipo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 04 mai 2011, 17:17

Re: Plano de Manutenção Preventiva

Mensagem por Pipo »

silvasporting Escreveu:Boas pessoal,
após alguma leitura e pesquisa sobre o assunto 'Plano de Manutenção Preventiva' fiquei na duvida de como este deve realmente ser aplicado no caso de a empresa ter vários equipamentos já com alguns anos de vida, não existe manuais desses equipamentos e não existe histórico de avarias e problemas que tenham surgido no equipamento. O histórico existente fui eu que o criei e está a fazer um ano desde do seu inicio.

O objectivo é criar um plano de manutenção preventiva para os equipamentos mas como nunca elaborei nenhum gostaria de saber qual a melhor forma de o criar e como este deve ser aplicado, devo ter um plano global em que contenha todos os equipamentos ou deve existir um plano individual por equipamento/Sistema...

Obrigado
Boas,

Como já foi dito, em primeiro lugar deve ser analisada a criticidade do equipamento, consoante o sistema em que está inserido, de forma a definir a periodicidade das ações de manutenção preventiva.

No que diz respeito ao histórico, apesar de não existir registo de avarias e problemas, deve ter conhecimento do tempo de vida dos equipamentos, certo? Neste caso o aconselhado será contactar o fabricante dos equipamentos e solicitar informações sobre a lista de tarefas a executar no PM e sua periodicidade.

Cumprimentos,

Filipe
Avatar do Utilizador
Adam
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 21 dez 2014, 18:15
Localização: Porto
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Plano de Manutenção Preventiva

Mensagem por Adam »

A manutenção industrial (onde trabalho) é todos os dias um desafio, é uma profissão incrível, a manutenção preventiva/preditiva/correctiva é fascinante, poder por em prática a gestão desta actividade, no entanto devemos ser realistas e ter noção que na maior parte das empresas e PT a mais usada é a correctiva, deve-se essencialmente à falta de pessoal, na manutenção somos sempre poucos e a manutenção de prevenção muitas vezes fica esquecida infelizmente.

Não quero parecer negativo é apenas uma constatação, embora a preventiva seja aplicada todos os dias em equipamentos que assim o exigem.

Abraço e bom natal para todos.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Plano de Manutenção Preventiva

Mensagem por edeluz »

Olá a todos,

No que toca a software que tipos e programas é que utilizam?
Em empresas grandes (>200 colaboradores) é comum encontrarmos um ERP a gerir o parque de máquinas. Mas em empresa pequenas, por exemplo uma com 15 técnicos, e umas 30 máquinas internas a coisa é outra, pois o orçamento anual não estica.
Como a gestão da "coisa" é feita neste âmbito?

Partilho um livro para os interessados no assunto: https://www.bertrand.pt/ficha/manutenca ... d=14907892
Responder

Voltar para “Geral manut. indust.”