Contactor não desatraca

Responder
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Contactor não desatraca

Mensagem por dsrsantos »

Bom dia caros colegas,

Deparo-me com o seguinte problema para o qual gostaria de saber a vossa opinião e possíveis soluções:

Tenho um quadro de comando que controla vários motores, entre eles dois de 150cv com arranque estrela triângulo, um com contactores Schneider TeSys F e o outro com uns velhinhos ABB.

Tudo funciona bem excepto o que está com os contactores da Schneider, que não desatracam assim que se pressiona a botoneira vermelha. Para desatracar um contactor tenho de estar uns 3 segundos a pressionar a botoneira e, só desatraca um. O segundo demora depois entre 30 segundos a 1 minuto a desatracar.

- Não há tensão nos terminais da bobine;
- Os contactos estão como novos;

Creio que se trata de alguma corrente induzida.
Uma vez vi uns contactores com uns condensadores pendurados entre o A1 e o A2. Será a solução? Como dimensiona-los?

Obrigado pela vossa ajuda


ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Contactor não desatraca

Mensagem por ohmico »

Boas,

podem se várias coisas, com que tensão de comando trabalham esses contactores?

Ohmico
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: Contactor não desatraca

Mensagem por dsrsantos »

ohmico, trabalham a 220V.
ruka
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 18 ago 2012, 23:37
Localização: Porto

Re: Contactor não desatraca

Mensagem por ruka »

O mais certo é ter de substituir os contactores, mas antes disso desmonte o contactor que demora mais tempo a desligar
e ligue-o numa bancada isoladamente,verifique se a anomalia se mantém,em caso de duvida desmonte o contactor
e verifique se o seu interior não tem indicação visível do que possa provocar o mau funcionamento.
Cps.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Contactor não desatraca

Mensagem por ohmico »

Boas,

não se trata de problema com contactos colados portanto só pode ser no circuito de comando/magnético.
Três hipótese que podem originar um problema desse tipo:

1- Poluição (sujidade no núcleo).
2- Indução nos cabos do circuito de comando (circuito de comando com cabos muito longos?).
2- Histerese.

No caso da indução eu começava por experimentar ligar uma lâmpada de incandescência 100w em paralelo com a bobine do contactor que não cai.

Ohmico
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Contactor não desatraca

Mensagem por Mário »

Boas

Ok. Não há tensão na bobine, mas continua atracado.

1º Tirar os chantes da estrela.
2º Desligar o relé térmico do contactor de linha.
3º Fazes funcionar o estrela-triangulo sem potência (consumo).
4º Se continuarem os contactores a ficarem colados, desliga um dos fios que alimentam a bobine. (se o contactor desarmar, já sabemos a causa).
5º Se o contactor continuar a ser lento a desarmar, desmonta e verifica se existe alguma remanescência magnética.
6º O condensador em paralelo com a bobine, é só para não haver interferências na rede electrica.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: Contactor não desatraca

Mensagem por dsrsantos »

Mário e ohmico, obrigado desde já pelas vossas respostas. Só amanhã irei lá voltar a olhar para aquilo mas estou mais virado para a histerese, isto porque já experimentei noutra ocasião:
1- desligar um dos fios de alimentação da bobina: continua a não desatracar de imediato;
2- curto-circuitar os terminais da bobina: continua a não desatracar de imediato;

Como digo amanhã irei desmontar aquilo tudo a ver se noto algo de anormal.

Nos casos de histerese o que há a fazer? Isto é normal acontecer? A verdade é que não tenho grande experiência prática nestes casos, pelo a ajuda de alguém mais calejado é bem-vida.

Cumps.
David
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: Contactor não desatraca

Mensagem por BLima »

Viva,

Já tive situações em que a mola do contactor é que não conseguia abrir os contactos. Tinha "perdido força".

Por vezes há contactores em que se a corrente que passa por ele for muito próxima do seu limite, poderá ver esse tipo de problema. A corrente que está a passar por lá forma um campo magnético em que a mola não tem força para o vencer.

Se já tirou os fios e continua na mesma, parece-me a mim um problema mecânico.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
ruka
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 18 ago 2012, 23:37
Localização: Porto

Re: Contactor não desatraca

Mensagem por ruka »

dsrsantos Escreveu:Mário e ohmico, obrigado desde já pelas vossas respostas. Só amanhã irei lá voltar a olhar para aquilo mas estou mais virado para a histerese, isto porque já experimentei noutra ocasião:
1- desligar um dos fios de alimentação da bobina: continua a não desatracar de imediato;
2- curto-circuitar os terminais da bobina: continua a não desatracar de imediato;

Como digo amanhã irei desmontar aquilo tudo a ver se noto algo de anormal.

Nos casos de histerese o que há a fazer? Isto é normal acontecer? A verdade é que não tenho grande experiência prática nestes casos, pelo a ajuda de alguém mais calejado é bem-vida.

Cumps.
David
Despiste qualquer magnetismo remanescente, verifique se os contactos dos contactores não têm aspecto de se auto soldarem por excesso de corrente no arranque do motor (ex:Contactos principais com aspecto muito áspero ao toque com o dedo) atenção fazer estes trabalhos com a tensão desligada ,sei que sabe disso mas não pode haver distraçôes.

Procure saber junto do proprietário o histórico desse arrancador estrela-triangulo(ex:quando foram colocados em serviço esses contactores e quando se começou a verificar a avaria, se o arrancador apanhou muita humidade etc).

Meça com uma pinça amperimétrica a corrente do motor e verifique se não ultrapassa a corrente estipulada do contactor conforme as
seguintes características de aplicação.

AC3 para motor de rotor em curto circuito.Corte de motor lançado
ou
AC4 para motores de rotor em curto circuito.Corte de motor nâo lançado

Poderá ver estas informações na etiqueta colada lateralmente nos contactores,

Vá dando retorno ao forum das suas observações , e forneça -nos o máximo de dados tipo características do contactor e do motor
Cps.
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: Contactor não desatraca

Mensagem por dsrsantos »

Obrigado a todos pelas sugestões.

Conclusão: era apenas sujidade no entre-ferro que colava o contactor.

Em conversa com um colega ele sugeriu ser isso. Alguém deve ter colocada algum spray tipo WD40 ou outro. Na altura terá ficado muito bom, mas com o tempo aquilo secou e havia uma espécie de goma preta pegajosa. Limpei e ficou novo ;)
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Contactor não desatraca

Mensagem por ohmico »

dsrsantos Escreveu:Obrigado a todos pelas sugestões.

Conclusão: era apenas sujidade no entre-ferro que colava o contactor.

Em conversa com um colega ele sugeriu ser isso. Alguém deve ter colocada algum spray tipo WD40 ou outro. Na altura terá ficado muito bom, mas com o tempo aquilo secou e havia uma espécie de goma preta pegajosa. Limpei e ficou novo ;)

Boas,

já tinha tido a solução a 20 de Julho.

Ohmico
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”